1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Universidade de Pernambuco comemora 30 anos de fundação investindo em interiorização e internacionalização - Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco comemora 30 anos de fundação investindo em interiorização e internacionalização

Com origem na Fundação de Ensino Superior da Pernambuco (FESP), que era mantenedora, desde 1965, de um grupo de unidades de ensino superior pré-existentes no estado, a Universidade de Pernambuco (UPE) nasceu oficialmente no dia 12 de junho de 1991, com a publicação nesta data da Portaria Ministerial nº 964.

A Lei Estadual nº 10.518, de 29 de novembro de 1990, já havia criado a Fundação Universidade de Pernambuco, instituição de direito público que viria a ser mantenedora da UPE.

Vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Secti), a UPE tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado através do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.

A UPE é uma instituição pública de ensino superior presente em todas as regiões do estado. Seu complexo multicampi é formado por 15 unidades de ensino e três grandes hospitais, distribuídos no Recife e Região Metropolitana, em Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina.

Integram ainda o complexo universitário da UPE a Reitoria e quatro escolas de ensino fundamental e médio (Escolas de Aplicação do Recife, de Nazaré da Mata, de Garanhuns e de Petrolina.

O uso de tecnologias da informação propiciou a criação de uma unidade de inclusão social através do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), que oferece cinco cursos de graduação.

Inaugurado em 2018, o Instituto de Inovação Tecnológica (IIT) permite a professores e alunos desenvolverem produtos e serviços com grandes empresas nacionais e internacionais de setores estratégicos da economia do século 21.

A Universidade de Pernambuco avança no seu processo de internacionalização através a realização de parcerias como as do Instituto Confúcio (China) e Instituto Pernambuco-Porto (Portugal).

"Completamos 30 anos. Uma universidade multicampi, desde sua criação, que já nasceu interiorizada e atualmente está presente em todas as regiões do estado, oferecendo cursos na modalidade presencial e a distância. Sabemos que muito ainda precisa ser feito e estamos juntos, professores, servidores e alunos, nesta jornada", afirmou o reitor Pedro Falcão.