Ao colocar as pessoas velhas e suas necessidades na pauta das discussões, a pandemia da Covid-19, evidenciou as inúmeras violências que os idosos vivenciam no dia a dia. Atenta a essa situação, a Fundação Terra, dando continuidade ao encontro ocorrido em 2018, promoverá nos dias 10 e 11 de dezembro, no Sítio Malhada, em Arcoverde-PE, a II Jornada de Gerontologia - Enfrentamento à Violação dos Direitos da Pessoa Idosa e os 73 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O evento acontece em parceria com o Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania da/o Idosa/o (Naisci), do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), da Universidade de Pernambuco (UPE). Colaboram ainda com essa ação o Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) e o Instituto Pesquisa Estudos Terceira Idade (IPETI).
Trata-se de um encontro cuja principal proposta consiste em descentralizar a discussão e promover a troca de conhecimentos sobre aspectos relacionados ao envelhecimento humano, envolvendo grupos de pessoas velhas apoiadas e atendidas pela instituição e profissionais, pesquisadores, estudiosos e curiosos sobre o tema.
‘Sexualidade’, ‘violência contra a pessoa idosa’ e ‘velhice não é doença’, é o temário a ser debatido durante a Jornada, conteúdos indicados e solicitados pelas pessoas idosas componentes dos grupos de convivências apoiados pela Fundação Terra, bem como por pessoas idosas residentes na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Domus Christi. Além das mesas temáticas, a programação técnico-científica também contará com minicursos versando sobre: (i) Laudos e pareceres sociais; (ii) Sexualidade: uma perspectiva biopsicossocial; (iii) Como envelhecer com qualidade e Recusa terapêutica, Capacidade Civil e os Institutos da Tomada da Decisão Apoiada e da Curatela, dentre outras atividades, a exemplo da Oficina ‘Árvore dos Sonhos’, um verdadeiro convite para que as pessoas velhas olhem para o futuro. Ao final dessa oficina, as vítimas da Covid-19 serão lembradas com o plantio de 14 mudas de flamboyants no Sítio Malhada.
Para a segurança de todas as pessoas envolvidas na realização da II Jornada de Gerontologia da Fundação Terra, serão observadas todas as orientações e medidas sanitárias previstas no Plano atualizado de Convivência com a Covid-19 do Governo do Estado de Pernambuco.
Velhice não é doença - O Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social (GEEHPTS) do Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania da Pessoa Idosa (Naisci) vinculado ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco preparou um documento em contrapartida a proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de associar a velhice à senilidade.
O documento será apresentado durante a primeira mesa temática, na sexta-feira (10/12), durante a II Jornada de Gerontologia da Fundação Terra, pela assistente social Fernanda Tavares, membro da Coordenação do Geehpts-IX Ciclo.
Informações:
(87) 99991.1816 / (81) 98717.1464
Inscrições no link: