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UPE aprova criação de Política de Gestão de Riscos - Universidade de Pernambuco

UPE aprova criação de Política de Gestão de Riscos

O Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade de Pernambuco aprovou, na sua reunião do dia 30 de setembro, a criação da Política de Gestão de Riscos (PGRI-UPE).

A resolução visa capacitar gestores e dar subsídio à tomada de decisões em todos os níveis da instituição, garantindo o cumprimento das leis.

A medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE).

Risco é a possibilidade de ocorrência de um evento que tenha impacto negativo no alcance dos objetivos da organização.

A PGRI-UPE terá por objetivo orientar os processos de identificação, avaliação, tratamento, comunicação e monitoramento dos riscos das atividades da universidade.

Caberá ao Comitê de Gestão de Riscos, órgão de caráter consultivo e permanente, desenvolver a filosofia de Gestão de Riscos da UPE.

Todos os gestores de áreas da UPE serão responsáveis por executar as atividades de Gestão de Riscos e coordenar esforços para identificar e estimar riscos, bem como propor melhorias necessárias para mitigar riscos, além de comunicar os resultados de análises aos interessados. 

O CGR também deverá elaborar e revisar a Política de Gestão de Riscos da UPE, estabelecer mecanismos para promoção da conformidade, disseminar conhecimentos e gerir ações estratégicas referentes a riscos e dar suporte institucional aos envolvidos na condução da Gestão de Riscos.

Em relação a pessoas e recursos, a PGRI-UPE deve atuar em três campos: 1) Ampliar, qualificar e promover a valorização do quadro docente, técnico e administrativo; 2) Garantir a infraestrutura necessária para o ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde; 3) Otimizar a gestão financeira. 

Na perspectiva resultados, espera-se que a adoção da nova política consolide e amplie a interiorização da UPE, fortalecendo o desenvolvimento com foco nas políticas de Inovação, Sustentabilidade e Inclusão Social.

A redução de riscos vai promover a melhoria da qualidade dos cursos de gradução e pós-graduação, diminuindo a evasão e retenção de alunos.

“Operacionalizar a gestão de riscos, dentre os inúmeros processos que ocorrem dentro da Universidade de Pernambuco, é extremamente desafiador, e apesar de não ser uma política trivial, a institucionalização dessa prática é de extrema relevância, a considerar que a gestão de riscos sugere ganho da eficiência na instituição como um todo. A aprovação da PGRI-UPE é considerada peça fundamental para a implementação da estrutura de governança, gestão de riscos e controles internos, prevista no Decreto Estadual Nº 46.855, de 7 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a política de Governança da Administração Pública Estadual Direta, Autárquica e Fundacional", afirma o controlador interno da UPE, Getúlio de Sá Gondim.

Segundo ele, para além do cumprimento da legislação vigente, a Política de Gestão de Riscos trará melhorias ao processo decisório, possibilitando aos gestores acesso tempestivo a informações sobre os riscos aos quais a Universidade está exposta. Possibilitará também o aumento da probabilidade de cumprir os objetivos definidos no Planejamento Estratégico devido às ações de avaliação e tratamento dos riscos. "Essa melhoria no processo decisório e consequente redução dos impactos negativos provocados pelos riscos, tendo em vista o seu tratamento adequado, agregará ainda mais valor à UPE. A partir de agora se iniciam os trabalhos para operacionalização da Política e a Diretoria Setorial de Controle Interno estará apoiando todas as ações pertinentes, com vistas a potencializar ainda mais a governança dentro da universidade”, ressalta Getúlio.