1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE dá início ao 1° Simpósio do Complexo Hospitalar - Universidade de Pernambuco
×

Observação

Simple Image Gallery Notice: Joomla's /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

UPE dá início ao 1° Simpósio do Complexo Hospitalar

Na noite desta quinta-feira (29/09), aconteceu a abertura do 1° Simpósio do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) no auditório Ênio Cantarelli no Procape. O evento, que contou com a presença da comunidade acadêmica, estudantes e convidados, é realizado em conjunto com os três hospitais do complexo da instituição: Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário (Procape).

 

O reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, deu as boas-vindas aos presentes e ressaltou sobre o papel da universidade no Estado. “Vivemos um momento especial. Comemoramos os 25 anos da UPE e o fato dela estar presente do litoral ao sertão. Este congresso, por ser o primeiro, vem somar a esta consolidação institucional. A organização está de parabéns”, destacou o reitor.

O superintendente do Complexo Hospitalar e presidente do encontro, Prof. Ricardo Lima, falou sobre a integração dos três hospitais para que o evento acontecesse. “Foi um esforço em conjunto e a prova disso é a qualidade das palestras que serão proferidas pelos nossos profissionais e a quantidade de trabalhos inscritos (cerca de 300). Agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso do simpósio, em especial a coordenadora geral, profª Paula Loureiro”, frisou.

A solenidade contou com a presença do médico pernambucano, Jarbas Barbosa da Silva Junior – Presidente da Anvisa/Ministério da Saúde que realizou uma conferência sobre Saúde Pública: Um desafio no Brasil, país continental em área, população e diversidade.

Compuseram ainda a mesa de abertura, a vice-reitora da UPE, Profª, Socorro Cavalcanti, os gestores executivos do Procape, Huoc e Cisam, Sérgio Montenegro, Isabel Avelar e Olímpio Moraes, respectivamente, o cardiologista, Ênio Cantarelli e o presidente do Diretório Acadêmico de Medicina da Universidade, Gabriel Maia.

O evento contou também com a apresentação da Orquestra dos Médicos do Recife composta por médicos da Universidade.

Simpósio - A iniciativa acontece em parceria com as unidades de ensino da UPE das áreas de: Medicina, Saúde Coletiva, Enfermagem, Educação Física, Ciências Biológicas, Odontologia. Com foco na sustentabilidade, o simpósio contemplará nas suas ações de organização a racionalidade, o estímulo aos envolvimentos de todos os parceiros, o respeito ao meio ambiente, a justiça social e científica, e a utilização de itens sustentáveis.

Durante todo o dia de hoje (30/09), nos auditórios do Procape, o encontro abordará temas variados com profissionais da universidade, entre eles: “Transplante de Fígado em Pernambuco com o Prof. Dr. Claudio Lacerda, chefe da Unidade de Transplante de Fígado (UTF), ”Implantação de cirurgia cito-redutora/Hipec em oncologia” com o oncologista do Huoc, Dr. Tarcísio Reis, “Planejamento Reprodutivo”, com o Prof. Dr. Olímpio Barbosa de Moraes Filho, gestor do Cisam.

“H1N1- status infecção em Pernambuco e Brasil com Dr. Demetrius Montenegro chefe do setor de Infectologia do Huoc, “Microcefalia: experiência atual”, com Dra. Regina Coelli do DIP Infantil (Huoc), “Cultura de Segurança do Paciente com a enfermeira do Maria das Graças Washington Carreteiro (Procape), entre outros.

O Procape/UPE fica na Rua dos Palmares, s/n – Santo Amaro.

{gallery}aberturasimposio{/gallery}