1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE obtém importantes resultados em chamadas de bolsas na Facepe e CNPq - Universidade de Pernambuco

UPE obtém importantes resultados em chamadas de bolsas na Facepe e CNPq

A Universidade de Pernambuco (UPE) obteve importantes resultados nas chamadas de concessão de bolsas da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do estado de Pernambuco (Facepe) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) destinadas à iniciação científica e tecnológica para estudantes da instituição (vigência 2020/2021).

Na Facepe foram aprovadas 46 bolsas e mais 41 propostas aguardam na fila de espera. Segundo o Coordenador Geral de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UPE (Propegi), Prof. Marcelo Alves Ramos, esse número corresponde a um aumento de 24% em relação ao número de bolsas concedidas para UPE no ano de 2019 e 12.5% em relação às bolsas de 2018. Professor Marcelo destacou que o aumento tem relação direta com o número de submissões realizadas pelos docentes, pois em relação a 2019 houve um crescimento de 112% no número de propostas enviadas e enquadradas no edital, e ressaltou que “o mérito precisa ser dado ao nosso corpo docente e discente, que vem se empenhando cada vez mais em atividades de pesquisa, fortalecendo a produção de conhecimento científico em nossa instituição”.

Já nas chamadas do CNPq 2020, que tinham o objetivo de conceder cotas de bolsas para as instituições de todo o país no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), no Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), no Programa Institucional de Iniciação Científica - nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e no Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), a Propegi/UPE submeteu quatro projetos institucionais, conseguindo aprovação em todos eles.

No PIBIC foram 129 bolsas aprovadas, no PIBITI foram três, no PIBIC-AF uma, e no PIBIC-EM foram 18 bolsas. O coordenador da Propegi, Prof. Marcelo, destaca a importância destes números, seja pela manutenção de bolsas nos dois programas mais consolidados da UPE (PIBIC e PIBITI), como pelo retorno ao PIBIC-AF, pois desde 2016 a instituição não conseguia nenhuma bolsa do CNPq nesta modalidade. No entanto, ainda segundo o professor, “o destaque e surpresa ficou para o aumento de bolsas no PIBIC-EM, que em relação ao ano passado aumentou em mais de 150%. Isso é uma conquista muito importante, pois este programa exerce grande impacto social, científico e tecnológico, ao despertar em alunos do ensino médio das Escolas de Aplicação da UPE a vocação pela ciência e produção de conhecimento científico”. Sobre o PIBIC-EM a Propegi/UPE precisou fazer uma seleção extra, pois havia mais bolsas disponíveis do que projetos submetidos pelos docentes da UPE nesta modalidade.

Para o Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UPE, Prof. Sérgio Campello, os números alcançados são muito significativos, pois em tempos atuais, onde o mundo passa por uma grande crise promovida pela pandemia do coronavírus, que afeta diretamente a economia, manter e aumentar o número de bolsas para nossos estudantes deve ser comemorado.

Com informações da Propegi/UPE.