1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE tem dois projetos aprovados com destaque no edital Facepe "Lócus de Inovação" - Universidade de Pernambuco

UPE tem dois projetos aprovados com destaque no edital Facepe "Lócus de Inovação"

 

Dois projetos liderados por professores da Universidade de Pernambuco foram aprovados entre os 15 que receberão recursos do edital Facepe 02/2022 - Credenciamento de Ambientes para Inovação em Pernambuco (Lócus de Inovação).

O resultado divulgado na quinta-feira (31/03) traz o projeto "Lócus de Inovação da Mata Sul", coordenado por Ademir Macedo Nascimento, que é professor do Bacharelado em Administração e responsável pelo Laboratório de Análises Gerenciais do Campus Mata Sul da UPE, como o único que recebeu a pontuação máxima (10,00) da comissão de avaliação.

Com a quinta melhor nota (8,89) classificou-se "Moxotó: Ser-tão inovador", projeto coordenado por Pedro Sette de Souza, professor do Bacharelado em Odontologia do Campus Arcoverde, do Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental do Campus Garanhuns e do Programa de Pós- graduação em Odontologia do Campus Recife, responsável pelo Laboratório Multiusuário de Biotecnologia do Sertão Pernambucano (BIOSPE).

O edital desembolsará um total de R$ 1.512.000,00 com recursos oriundos do Fundo INOVAR-PE para financiamento exclusivo de bolsas para os pesquisadores envolvidos.

 

LÓCUS DE INOVAÇÃO DA MATA SUL

O objetivo principal do Lócus de Inovação da Mata Sul é desenvolver um ecossistema de inovação na cadeia de alimentos e bebidas desta região de Pernambuco.

O projeto pretende diagnosticar as competências para indústria 4.0 dos funcionários das empresas parceiras, que são a Laticínio Faco (Ribeirão), a Viva Alimentos Ltda (Ribeirão), a NB Bolos Artesanais (Palmares) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Catende.

O projeto será executado pela UPE com o apoio de seus parceiros locais na Mata Sul (IFPE Palmares, ETE Palmares, ETE Vitória de Santo Antão e EREM Joaquim Nabuco) e seu parceiro regional em Pernambuco (Garoa Habitat).

Além do trabalho direto com os colaboradores das empresas parceiras, o projeto pretende promover ainda a capacitação de 400 estudantes universitários, de educação técnica ou do ensino médio em demandas da cadeia produtiva de alimentos e bebidas na Mata Sul, com o intuito de submissão de projetos para criação ou aceleração de soluções (Centelha/MCTI, Catalisa/Sebrae, Mulheres inovadoras em Pernambuco, Pró-Startups).

 

MOXOTÓ: SER-TÃO INOVADOR

O objetivo principal do Moxotó: Ser-tão inovador é desenvolver um ambiente de inovação no Sertão do Moxotó com foco na Indústria de Transformação, para suprir a demanda do Polo Farmacêutico em Pernambuco.

Além de buscar ampliar a conscientização ambiental, o projeto vai incentivar processos de obtenção, purificação e desenvolvimento de produtos biotecnológicos de origem vegetal e microbiana que foram materializados através da publicação de artigos científicos e depósitos de patentes.

O estímulo ao empreendedorismo inovador na área da IT na região do Sertão do Moxotó poderá gerar novas startups para atender as demandas do setor.

O projeto terá como empresas parceiras a Edilimp Indústria e Comércio de Material de Limpeza LTDA (Arcoverde) e o Laboratório Pernambucano LTDA (Recife).

A ação será executada pela UPE com o apoio da Autarquia do Ensino Superior de Arcoverde (AESA). 

O projeto pretende promover ainda a criação de curso de extensão aberto à sociedade, cadastrado no edital de fluxo contínuo da Universidade de Pernambuco, com carga horária de 60 horas sobre os processos de extração e obtenção de compostos bioativos de origem vegetal e microbiana.