1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE tem equipamentos que podem armazenar vacinas contra Covid-19 - Universidade de Pernambuco

UPE tem equipamentos que podem armazenar vacinas contra Covid-19

Fotos: TV Asa Branca

A Universidade de Pernambuco (UPE) pode colaborar com a campanha de vacinação contra Covid-19 cedendo equipamentos para armazenamento de doses que precisam de refrigeração a baixas temperaturas, como é o caso dos imunizantes produzidos pela indústria farmacêutica Pfizer, que exigem abaixo de - 70 °C. Três freezers, sendo dois no Campus Santo Amaro e um no Campus Garanhuns, podem ser usados para conservar cerca de 350 mil doses de vacinas. 

Os freezers, que usualmente armazenam amostras biológicas utilizadas em aulas práticas e também por pesquisadores, encontram-se no Instituto de Ciências Biológicas, no laboratório do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e no campus localizado no Agreste. Dois têm capacidade de 520 litros e o terceiro consegue armazenar 423 litros.

No Campus Garanhuns, o Indrel Ultra Freezer, que pode atingir até 86 °C negativos, foi instalado durante a pandemia e não chegou a ser usado ainda em pesquisas. Ele pode ser de utilidade para a distribuição de vacinas no interior de Pernambuco. Como a Pfizer distribui suas vacinas em bandejas com cerca de mil doses, o equipamento pode armazenar material que imunizaria 112 mil pessoas.

A UPE fez o levantamento dos equipamentos disponíveis atendendo pedido do Ministério de Ciência e Tecnologia. Um relatório será enviado com o detalhamento dos equipamentos para uso futuro na campanha nacional de vacinação contra Covid-19.