1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE tem sete pesquisadores no ranking Top 10.000 da América Latina segundo a AD Scientific Index - Universidade de Pernambuco

UPE tem sete pesquisadores no ranking Top 10.000 da América Latina segundo a AD Scientific Index

A Universidade de Pernambuco possui sete pesquisadores entre os 10 mil cientistas com maior produtividade nos últimos cinco anos na América Latina. Eles integram o ranking divulgado pela Alper-Doger Scientific Index, uma organização independente que utiliza nove parâmetros, principalmente o número de artigos publicados e a quantidade de citações, para construir a listagem.

No ranking mundial, a AD Scientific Index relaciona 51 professores da UPE entre os 30.322 mais influentes em produção de trabalhos relevantes. Os indicadores são obtidos de 11.940 universidades de 195 países.

A lista dos melhores colocados na América Latina da Universidade de Pernambuco é encabeçada por Ana Célia Oliveira dos Santos, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Os outros seis professores da UPE no Top 10.000 da América Latina são Mauro Barros, da Escola Superior de Educação Física (ESEF); Belmiro Cavalcanti do Egito Vasconcelos, da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP); Patrícia Moura, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); Marcelo Alves Ramos (Campus Mata Norte); Viviane Colares (FOP) e José Rodrigues Laureano Filho (FOP).

Para atingir a classificação, os pesquisadores foram avaliados principalmente pelo número de artigos com citações maiores ou iguais a esse número (Índice H), pelo número de publicações acadêmicas que um autor escreveu que foram citadas por pelo menos dez fontes (Índice i10) e pela quantidade de citações pela pontuação do Google Scholar).

Entre as instituições de ensino superior do estado, a UPE ficou atrás da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que teve 85 pesquisadores relacionados, e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que teve 21. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) teve quatro citados e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), dois.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Sérgio Campello, apesar de estar comemorando apenas 30 anos de fundação, a UPE vem se destacando cada vez mais na produção de conhecimento científico. “Isso reflete a sua consolidação como formadora de profissionais e pesquisadores e reforça seu importante papel para o estado de Pernambuco”.

Com três dos sete indicados da UPE no ranking da AD Scientific Index, a Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP) tem trabalhado cumprindo os três pilares da instituição: Ensino, Pesquisa e Extensão. É o que destaca o professor Belmiro Cavalcanti.  “A citação é fruto de um trabalho coletivo de professores e alunos, em especial do Programa de Doutorado e Mestrado em Odontologia. Particularmente pesquisamos na área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, que é uma área de referência no Brasil e exterior”.

A presença da UPE em rankings internacionais é resultado da participação ativa da sua comunidade acadêmica em intercâmbio com pesquisadores de outros países. A universidade integrou pela primeira vez o ranking mundial 2022 do Times Higher Education (THE), alcançando a posição 1.201+ entre 1.662 instituições de ensino superior públicas e privadas de 99 países.

A UPE ainda figura como a 100ª melhor universidade da América Latina, segundo o ranking regional 2021 do THE, um dos principais indicadores de educação superior do planeta.