1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE vai realizar a entrega de títulos de Doutor Honoris Causa - Universidade de Pernambuco

UPE vai realizar a entrega de títulos de Doutor Honoris Causa

 

A Universidade de Pernambuco realiza, nesta quinta-feira (21), a cerimônia de entrega dos títulos de Doutor Honoris Causa aos professores Elizabeth de Souza Amorim, Maria Bernadete de Cerqueira Antunes, professor Paulo Fernando Barreto Campelo de Melo e Manuel Correia de Andrade (in memoriam). A cerimônia será realizada às 9h, no Auditório Jaime Scherb, na Faculdade de Ciências Médicas/UPE.

Aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUN), a honraria é um reconhecimento ao trabalho desses quatro profissionais, que também são responsáveis pelo prestígio nacional conquistado pela UPE nesta área.

A história da Professora Elizabeth de Souza Amorim na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, uma das unidades da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP), hoje Universidade de Pernambuco (UPE), começa em 1976, quando deu início a graduação em Enfermagem. Atuou como auxiliar de ensino na área materno infantil, função na qual desenvolveu atividades teóricas e práticas realizadas no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM).

Já como Professora Assistente, foi convidada a assumir a função de Chefe de Divisão de Enfermagem do CISAM, mantendo suas atividades docentes. Assumiu a função de Assessora de Planejamento da FENSG, iniciando, na ocasião, a estruturação do Programa de Extensão em Primeiros Socorros, que daria origem ao Programa de Ensino e Pesquisa em Emergências, Acidentes e Violências (PEPEAV). Atualmente, a Professora Elizabeth de Souza Amorim atua nos cursos de Enfermagem, Medicina e Educação Física da UPE, na área de primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar básico e avançado.

Maria Bernadete de Cerqueira Antunes se formou no curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco em 1973 e, por toda sua vida profissional, militou em defesa da universidade pública e do Sistema Único de Saúde – SUS, atuando também como médica vinculada ao Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco a partir de 1980. Tornou-se médica sanitarista e, nas décadas seguintes, atuou em movimentos organizados em defesa da reforma sanitária brasileira e ingressou na Faculdade de Ciências Médicas em 1995, onde dedicou sua carreira docente à formação de profissionais de saúde comprometidos com a saúde pública.

Vanguarda para nossa comunidade acadêmica, a partir da inserção de forma ativa e criativa da arte no cuidado à pessoa e à saúde, Paulo Fernando Barreto Campelo de Melo é o criador do “Programa Arte na Medicina” que tem por finalidade promover ações de humanização na área de saúde, contribuir com o processo terapêutico e na formação cultural de profissionais e estudantes, assim como numa receita médica em que a arte é o remédio prescrito. Criado em 1996 o Programa inclui diversos projetos na certeza de que as manifestações artísticas são em especial agentes de transformação, que trazem elementos humanísticos, terapêuticos, pedagógicos, de acolhimento e promoção à saúde.

O Professor Manuel Correia de Andrade (in memoriam) nasceu em 03 de agosto de 1922, no Engenho Jundiá, município de Vicência, localizada na zona da mata norte do Estado de Pernambuco e faleceu no dia 22 de junho de 2007, aos 84 anos. Pertencente a aristocracia rural, a oligarquia açucareira, por ser filho de um proprietário de engenho, criador de gado, resolveu, em vez de permanecer no campo, ir de encontro a academia. Trabalhou em vários sindicatos, como o dos Ferroviários, dos Trabalhadores da Indústria de Exploração e Pedras de Jaboatão e dos Trabalhadores na Indústria de Papel e Papelão, como advogado trabalhista contratado.