A Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata (FFPNM), inicialmente assim denominada, foi estabelecida através do Decreto-Lei nº 1.357, de 28 de dezembro de 1966, publicado nas páginas 11.300 e 11.301 do Diário Oficial do Estado de Pernambuco em 29 de dezembro de 1966 (Formação, 1969:02).
“Nazaré, embalada no tapete verde de seus canaviais festivos, pode gloriar-se porque é sede de um centro que deve irradiar saber, deve ser luz, ser esperança” (Gurgel 1970).
O decreto previa a incorporação da Faculdade à Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP). A FESP, uma entidade de direito privado com sede e foro na cidade do Recife, foi criada de acordo com a legislação federal e a Lei Estadual 5.921, de 13 de dezembro de 1966, com o objetivo principal de estabelecer e manter a Universidade de Pernambuco, uma instituição de ensino e pesquisa em diversas áreas do conhecimento.
Em abril de 1967, a FFPNM realizou seu primeiro vestibular e, por meio da Resolução do Conselho Estadual de Educação e do Decreto nº 73.959 do Presidente da República, datado de 18 de abril de 1974 e publicado no Diário Oficial da União em 19 de abril de 1974, obteve o reconhecimento oficial.
O Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, por meio do Ofício nº 359/67, comunicou a Resolução nº 09/67, aprovada em sessão plenária por unanimidade, autorizando o funcionamento dos cursos de Licenciatura em Ciências, Estudos Sociais e Letras (Formação, 1969:02).
Em 29 de setembro de 1978, o Parecer nº 310/78 do CEE/PE autorizou a conversão desses cursos
de Licenciatura de Curta Duração para Licenciatura Plena em Ciências, com habilitações em Biologia e Matemática; Geografia; História e Letras, com habilitações em Português/Francês e Português/Inglês, os quais foram oferecidos à região a partir de 1979.
Em 10 de janeiro de 1984, a Portaria nº 11 do Ministério da Educação e Cultura converteu essas Licenciaturas de Curta Duração em Licenciaturas Plenas. No ano seguinte, a Portaria Ministerial nº 630, datada de 09 de agosto de 1985, e publicada no Diário Oficial da União em 13 de agosto de 1985, seção I, página 11.731, concedeu o reconhecimento dos referidos cursos ministrados por esta Faculdade.
“Encravada em plena zona da Mata-Norte, na região açucareira do Estado, a Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata, é centro cultural da região, congregando alunos dos municípios de: Nazaré da Mata, Aliança, Timbaúba, Camutanga, També, Macaparana, Tracunhaém , Carpina, Limoeiro, Frei Miguelino, Paudalho, Paulista e Vicência” (Formação, 1969:05).
Ampliando sua área de atuação, em 13 de abril de 1987, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 94.204, datado de 10 de abril de 1987, que autorizava o funcionamento do Curso de Pedagogia, com habilitações em Administração e Supervisão Escolar, na FFPNM, para atuação nas escolas de 1º e 2º graus.
A FFPNM era uma unidade da Fundação do Ensino Superior (FESP) até 1991, quando a Portaria Ministerial nº 964, datada de 12 de junho, e publicada no Diário Oficial da União em 13/06/91, reconheceu a FESP e, consequentemente, os cursos oferecidos por suas Unidades de Ensino, como parte da Universidade de Pernambuco (UPE).
Como uma universidade estadual, a UPE tem sido genuinamente pernambucana, atuando em todo o estado por meio de seus diversos campi.
Em 2001, a FFPNM oferecia os cursos de Licenciatura Plena em História, Geografia, Pedagogia, Letras com habilitação em Português/Inglês, Ciências Biológicas e Matemática. Os dois últimos cursos foram iniciados no ano de 2001, uma vez que o curso de Ciências, com habilitação em Biologia e Matemática, deixou de existir e suas habilitações foram reestruturadas e transformadas nos cursos de Ciências Biológicas e Matemática. Essa mudança teve como objetivo oferecer cursos que capacitam os alunos de forma mais aprofundada e específica nessas duas áreas, já que o Ministério da Educação tem avaliado nossas habilitações do curso de Ciências como cursos de áreas específicas de conhecimento, exigindo, portanto, a divisão.
A partir de 1983, o curso de Letras deixou de oferecer a habilitação em Português/Francês, devido à falta de interesse dos candidatos no vestibular por essa habilitação, uma vez que a língua francesa havia sido retirada da grade curricular das redes públicas.
Além dos cursos regulares mencionados acima, a partir de 2000, a FFPNM iniciou o Programa Especial de Licenciatura Plena em Pedagogia – PROGRAPE, com foco em Educação Infantil e Ensino Fundamental – 1ª a 4ª séries. Esse programa é fundamentado na Lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que tem como objetivo atender às exigências de que todos os profissionais atuantes na área da educação tenham formação completa em nível superior. O programa foi criado pela Resolução CONSUN nº 21/99, de 26 de outubro de 1999, e tem contribuído para o desenvolvimento da região, uma vez que tanto os alunos quanto os professores são provenientes das redes municipais, estaduais e universidades.
(Texto adaptado a partir do original produzido pela Profª Tanya A. Felipe)
A Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte nos dias de hoje…
A Universidade de Pernambuco (UPE) possui em seu Campus avançado da Mata Norte (CMN) um legado significativo, que se destaca por seu papel no desenvolvimento educacional da região. Fundada em 1966, a então Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata surgiu para atender à demanda crescente por ensino superior na localidade.
Desde sua criação, o Campus Mata Norte tem se dedicado a promover uma formação acadêmica de qualidade, oferecendo atualmente os seguintes cursos de graduação:
a) Licenciatura em Ciências Biológicas
b) Licenciatura em Ciências da Computação
c) Licenciatura em Geografia
d) Licenciatura em História
e) Licenciatura em Letras Português/Inglês,
f) Licenciatura em Letras Português/Espanhol,
g) Licenciatura em Matemática
h) Licenciatura em Pedagogia
i) Tecnologia em Logística
Esses cursos têm desempenhado um papel fundamental na capacitação de profissionais qualificados para atender às demandas da região, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento local.
Além dos cursos de graduação, o Campus Mata Norte também oferece programas de pós-graduação lato sensu (especializações) e stricto sensu (mestrados), buscando aprimorar ainda mais a formação acadêmica e promover a pesquisa e a inovação. Os cursos de pós-graduação stricto sensu que estão atualmente em funcionamento são:
a) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
b) Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLetras)
c) Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHistória)
d) Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI)
e) Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA).
f) Programa de Pós-graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGETNO)
Com uma infraestrutura moderna e corpo docente qualificado, a UPE – Campus Mata Norte continua a desempenhar um papel essencial no avanço educacional da região, proporcionando oportunidades de ensino e aprendizado que impactam positivamente a vida dos estudantes e a comunidade em geral.
Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte