História

A Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata (FFPNM), inicialmente assim denominada, foi estabelecida através do Decreto-Lei nº 1.357, de 28 de dezembro de 1966, publicado nas páginas 11.300 e 11.301 do Diário Oficial do Estado de Pernambuco em 29 de dezembro de 1966 (Formação, 1969:02).

“Nazaré, embalada no tapete verde de seus canaviais festivos, pode gloriar-se porque é sede de um centro que deve irradiar saber, deve ser luz, ser esperança” (Gurgel 1970).

O decreto previa a incorporação da Faculdade à Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP). A FESP, uma entidade de direito privado com sede e foro na cidade do Recife, foi criada de acordo com a legislação federal e a Lei Estadual 5.921, de 13 de dezembro de 1966, com o objetivo principal de estabelecer e manter a Universidade de Pernambuco, uma instituição de ensino e pesquisa em diversas áreas do conhecimento.

Em abril de 1967, a FFPNM realizou seu primeiro vestibular e, por meio da Resolução do Conselho Estadual de Educação e do Decreto nº 73.959 do Presidente da República, datado de 18 de abril de 1974 e publicado no Diário Oficial da União em 19 de abril de 1974, obteve o reconhecimento oficial.

O Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, por meio do Ofício nº 359/67, comunicou a Resolução nº 09/67, aprovada em sessão plenária por unanimidade, autorizando o funcionamento dos cursos de Licenciatura em Ciências, Estudos Sociais e Letras (Formação, 1969:02).

Em 29 de setembro de 1978, o Parecer nº 310/78 do CEE/PE autorizou a conversão desses cursos

de Licenciatura de Curta Duração para Licenciatura Plena em Ciências, com habilitações em Biologia e Matemática; Geografia; História e Letras, com habilitações em Português/Francês e Português/Inglês, os quais foram oferecidos à região a partir de 1979.

Em 10 de janeiro de 1984, a Portaria nº 11 do Ministério da Educação e Cultura converteu essas Licenciaturas de Curta Duração em Licenciaturas Plenas. No ano seguinte, a Portaria Ministerial nº 630, datada de 09 de agosto de 1985, e publicada no Diário Oficial da União em 13 de agosto de 1985, seção I, página 11.731, concedeu o reconhecimento dos referidos cursos ministrados por esta Faculdade.

“Encravada em plena zona da Mata-Norte, na região açucareira do Estado, a Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata, é centro cultural da região, congregando alunos dos municípios de: Nazaré da Mata, Aliança, Timbaúba, Camutanga, També, Macaparana, Tracunhaém , Carpina, Limoeiro, Frei Miguelino, Paudalho, Paulista e Vicência” (Formação, 1969:05).

Ampliando sua área de atuação, em 13 de abril de 1987, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 94.204, datado de 10 de abril de 1987, que autorizava o funcionamento do Curso de Pedagogia, com habilitações em Administração e Supervisão Escolar, na FFPNM, para atuação nas escolas de 1º e 2º graus.

A FFPNM era uma unidade da Fundação do Ensino Superior (FESP) até 1991, quando a Portaria Ministerial nº 964, datada de 12 de junho, e publicada no Diário Oficial da União em 13/06/91, reconheceu a FESP e, consequentemente, os cursos oferecidos por suas Unidades de Ensino, como parte da Universidade de Pernambuco (UPE).

Como uma universidade estadual, a UPE tem sido genuinamente pernambucana, atuando em todo o estado por meio de seus diversos campi.

Em 2001, a FFPNM oferecia os cursos de Licenciatura Plena em História, Geografia, Pedagogia, Letras com habilitação em Português/Inglês, Ciências Biológicas e Matemática. Os dois últimos cursos foram iniciados no ano de 2001, uma vez que o curso de Ciências, com habilitação em Biologia e Matemática, deixou de existir e suas habilitações foram reestruturadas e transformadas nos cursos de Ciências Biológicas e Matemática. Essa mudança teve como objetivo oferecer cursos que capacitam os alunos de forma mais aprofundada e específica nessas duas áreas, já que o Ministério da Educação tem avaliado nossas habilitações do curso de Ciências como cursos de áreas específicas de conhecimento, exigindo, portanto, a divisão.

A partir de 1983, o curso de Letras deixou de oferecer a habilitação em Português/Francês, devido à falta de interesse dos candidatos no vestibular por essa habilitação, uma vez que a língua francesa havia sido retirada da grade curricular das redes públicas.

Além dos cursos regulares mencionados acima, a partir de 2000, a FFPNM iniciou o Programa Especial de Licenciatura Plena em Pedagogia – PROGRAPE, com foco em Educação Infantil e Ensino Fundamental – 1ª a 4ª séries. Esse programa é fundamentado na Lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que tem como objetivo atender às exigências de que todos os profissionais atuantes na área da educação tenham formação completa em nível superior. O programa foi criado pela Resolução CONSUN nº 21/99, de 26 de outubro de 1999, e tem contribuído para o desenvolvimento da região, uma vez que tanto os alunos quanto os professores são provenientes das redes municipais, estaduais e universidades.

(Texto adaptado a partir do original produzido pela Profª Tanya A. Felipe)

A Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte nos dias de hoje…

A Universidade de Pernambuco (UPE) possui em seu Campus avançado da Mata Norte (CMN) um legado significativo, que se destaca por seu papel no desenvolvimento educacional da região. Fundada em 1966, a então Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata surgiu para atender à demanda crescente por ensino superior na localidade.

Desde sua criação, o Campus Mata Norte tem se dedicado a promover uma formação acadêmica de qualidade, oferecendo atualmente os seguintes cursos de graduação:

a) Licenciatura em Ciências Biológicas

b) Licenciatura em Ciências da Computação

c) Licenciatura em Geografia

d) Licenciatura em História

e) Licenciatura em Letras Português/Inglês,

f) Licenciatura em Letras Português/Espanhol,

g) Licenciatura em Pedagogia

h) Tecnologia em Logística

Esses cursos têm desempenhado um papel fundamental na capacitação de profissionais qualificados para atender às demandas da região, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento local.

Além dos cursos de graduação, o Campus Mata Norte também oferece programas de pós-graduação lato sensu (especializações) e stricto sensu (mestrados), buscando aprimorar ainda mais a formação acadêmica e promover a pesquisa e a inovação. Os cursos de pós-graduação stricto sensu que estão atualmente em funcionamento são:

a) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)

b) Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLetras)

c) Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHistória)

d) Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI)

e) Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia

Ambiental (PPGCTA).

Com uma infraestrutura moderna e corpo docente qualificado, a UPE – Campus Mata Norte continua a desempenhar um papel essencial no avanço educacional da região, proporcionando oportunidades de ensino e aprendizado que impactam positivamente a vida dos estudantes e a comunidade em geral.