Grupos de Pesquisa

ETNOBIOLOGIA, ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO

ETNOBIOLOGIA, ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO

Apresentação

Nos últimos anos tem crescido o interesse de se conhecer as potencialidades dos recursos biológicos, ao mesmo tempo que se tem discutido e buscado desenvolver estratégias para a sua conservação, nesse sentido o grupo “Etnobiologia, Ecologia e Conservação” tem o objetivo de formar recursos humanos com olhar multidisciplinar integrando conceitos e teorias etnobiológicas e ecológicas, promovendo a publicação de trabalhos científicos a serem divulgados em congressos nacionais e internacionais e em revistas científicas. O grupo tem também como meta contribuir para fortalecer e consolidar pesquisas na área de biodiversidade na Universidade de Pernambuco, envolvendo pesquisadores de campi que estão imersos em problemáticas socioambientais de grande interesse científico

PRIMEIRO LÍDER

Marcelo Alves Ramos

SEGUNDO LÍDER

Washington Soares Ferreira Júnior

LINHA DE PESQUISA

Bases ecológicas e evolutivas das relações entre pessoas e natureza;

Ecologia, conservação e manejo da biodiversidade;

Etnobiologia aplicada a educação;

Sistemas Cognitivos e uso dos recursos naturais

PESQUISADORES DOCENTES

Dra. Alissandra Trajano Nunes

Dr. Marcelo Alves Ramos

Dra. Viviane Lúcia dos Santos Almeida de Melo

Dr. Washington Soares Ferreira Júnior

Dr. Xavier Arnan Viadiu

PESQUISADORES DISCENTES

Carine de Sousa Brito

Geraldo Miranda do Nascimento

Lilia Patricia Sampaio Sousa

Lucas Luandeson Brandão da Cruz

Luiz Felipe Pereira da Silva

Maria Eduarda Marinho de Sousa

Marina Barros Abreu

Nyel Henrique Rodrigues de Oliveira

Pedro Matheus Silva de Oliveira

Roberta Santos de Lima

Sara Pacheco Ventura

Thais Samila de Oliveira Ferraz

Thiago Braz Barbosa de Sousa

Vitória Valéria Vieira da Silva

Wyllamys Fernandes da Silva

Para mais informações clique aqui

CENTRO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS LITERÁRIOS DA UPE – CELLUPE

CENTRO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS LITERÁRIOS DA UPE – CELLUPE

APRESENTAÇÃO

O CELLUPE surgiu, no ano 2006, com a finalidade de apoiar os alunos da graduação em Letras que buscavam suporte acadêmico para o desenvolvimento de seus projetos individuais e de ampliar, orientar, gerir, organizar e sistematizar estudos e pesquisas que têm como abrangência os estudos linguísticos e literários e sua relação com o ensino de línguas, tanto a língua materna quanto a estrangeira. A partir de 2007, o grupo passou a atuar mais fortemente como recurso de formação docente no Curso de Letras como um todo; para isso, promoveu encontros mensais abertos aos alunos matriculados, aos egressos da FFPNM e aos professores da região, com seminários, oficinas e minicursos com foco no ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, o CELLUPE contempla projetos ligados a três laboratórios: LINUS -Laboratório de Língua(gem) em uso em contextos socais (laboratório articulado com ao projeto internacional SAL – Sistêmica através das Línguas sob a coordenação da PUCSP e Polytecnic University of Hong Kong); LEL-Laboratório de Estudos Literários; LED – Laboratório de Ensino, ambos articulados com o NELUPE – Núcleo de Educação e Linguagem da UPE e ao PROFLETRAS- Mestrado Profissional em Letras. O CELLUPE também tem sido espaço para discussão de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e contempla três linhas de pesquisa: Linguagem, Educação e Tecnologia; Linguagem, Literatura e Cultura e Língua(gem) em uso e sociedade.

PRIMEIRO LÍDER

Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa

SEGUNDO LÍDER

 Amara Cristina de Barros e Silva Botelho

LINHAS DE PESQUISA

Leitura e Produção Textual: diversidade Social e Práticas Docentes

Linguagem, Ensino e Tecnologia

Linguagem, Literatura e Cultura

Literatura e Ensino

Língua(gem) em uso e sociedade

Teorias da linguagem e Ensino

PESQUISADORES DOCENTES

Dra. Amara Cristina de Barros e Silva Botelho

Dra. Anahy Samara Zamblano de Oliveira

Dra. Deliane Macedo Farias de Sousa

Dra. Gisele Pereira de Oliveira

Dr. Jonas Jefferson de Souza Leite

Dr. José Jacinto dos Santos Filho

Dr. Josivaldo Custódio da Silva

Dra. Lilian Barbosa

Dra. Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa

Dra. Mônica Maria Gadêlha de Souza Gaspar

Dra. Patricia Formiga Maciel Alves

Dra. Rafaella Cristina Alves Teotônio

Dra. Rebeca Lins Simões de Oliveira

Dra. Rita de Cássia Freire de Melo

Dra. Rossana Regina Guimarães Ramos Henz

Ma. Suelly Gomes Teixeira

PESQUISADORES DISCENTES

Alessandro Francelino Silva dos Santos

Alex Marcelo da Silva Araujo

Anderson Felix dos Santos

Caio Victor Lima Cavalcanti Leite

Camilla Rodrigues Protetor

Conceição Maria Gomes Baldasso

Eduarda Cristina de Oliveira

Eliane Maria Pimentel Lima Lira

Ilka Souza dos Santos

José Ivanildo da Silva Filho

Karol Gomes Barbosa

Layane de Oliveira Soares

Lenilton Damião da Silva Junior

Manuela Travasso da Costa Ribeiro

Maria Vitória Lima da Silva

Marinalva de Sousa

Myrna Machado Borges

Walter Cavalcanti Costa

Para mais informações clique aqui

DESENVOLVIMENTO DO ESPAÇO, TERRITÓRIO E REGIÃO – GPDETER

DESENVOLVIMENTO DO ESPAÇO, TERRITÓRIO E REGIÃO – GPDETER

APRESENTAÇÃO

O GPDETER tem por objetivo entender os processos de mudança do espaço influenciadas por intervenções realizadas pela população e pelo Estado, analisando assim a dinâmica urbana e regional que são reflexos da (re)produção desse espaço que como resultado revela novas configurações regionais e territoriais.

PRIMEIRO LÍDER

 Gevson Silva Andrade

SEGUNDO LÍDER

 Ana Regina Marinho Dantas Barboza da Rocha Serafim

LINHAS DE PESQUISA

Educação, Gestão e Ordenamento do Território
Logistica e desenvolvimento sócio-econômico
Novas Configurações Urbanas e Qualidade de Vida

PESQUISADORES DOCENTES

Dr. Ailson Barbosa da Silva

Dra. Ana Maria Sotero Pereira

Dra. Ana Regina Marinho Dantas Barboza da Rocha Serafim

Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Dr. Gevson Silva Andrade

Dra. Helena Paula de Barros Silva

Dr. Joao Allyson Ribeiro de Carvalho

Dra. Luciana Rachel Coutinho Parente

Dra. Mariana Rabêlo Valença

Dr. Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva

Dra. Priscila Felix Bastos

Dra. Sandra Simone Moraes de Araújo

Ma. Solange Fernandes Soares Coutinho

PESQUISADORES DISCENTES

Alyne Dayane Alves da Silva

Andresa Maria Mendes da Silva

Beatriz Mikaele Carvalho Wanderley

Bruno Tobias Martins

Caroline Leite Silva Gomes

Danilo Corsino de Queiróz Albuquerque

Eanes Porto Lima

Filipe Pontes de Vasconcelos

Hélio Fernandes de Lima

Ítalo de Souza Florentino

Jefferson Felipe Marques da Silva

Jéssika Sabryna Gomes da Silva

José Malone Feliciano de Aquino

Kayne Izadora de Oliveira Santos

Maria Carla Dinis dos Passos

Maria Liliane Campos Ramos

Raphael Leandro Cardoso Silva

Renata Costa Gomes

Rosenilda da Silva Ferreira

Vitor Gabriel Moura Firmino da Silva

Viviane da Silva Vasconcelos

Yohanne Aguiar Costa

Para mais informações clique aqui

GRUPO DE ENSINO DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS DA UPE

GRUPO DE ENSINO DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS DA UPE

APRESENTAÇÃO

O Grupo de Ensino das Ciências e Matemáticas foi formado para alicerçar o Programa de Mestrado da FFPNM. No ano de 2007, organizou o I Encontro FAINTVISA de Educação Matemática. Em 2010, estão sendo incorporadas 3 novas Linhas de Pesquisas na intenção de consolidar os interesses do grupo no que se refere a área de Ensino das Ciências e Matemáticas bem como retomar a criação do Programa de Mestrado nesta área.

PRIMEIRO LÍDER

 José Roberto Da Silva

SEGUNDO LÍDER

Maria Aparecida da Silva Rufino

LINHAS DE PESQUISA

Ensino-Aprendizagem em Ciências e Matemática

Formação de Professores em Ensino de Ciências e Matemática

Educação Inclusiva em Ciências e Matemática

PESQUISADORES DOCENTES

Dra. Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto

Ma. Aurea Lucina Monteiro

Dr. Esdras Jafet Aristides da Silva

Ma. Gilvaneide Nascimento Silva

Dr. José Roberto da Silva

Dra. Lêda Cristina da Silva

Dr. Marcelo Alves Ramos

Dra. Maria Aparecida da Silva Rufino

Ma. Maria Auxiliadora Leal Campos

Dr. Mucio Luiz Banja Fernandes

Dr. Pedro Henrique de Barros Falcao

PESQUISADORES DISCENTES

Adeilton Domingos Salustiano da Silva

Alan Gustavo Ferreira

Alexander Cavalcanti Valença

Állison Ernani de Oliveira

Amanda Maria da Silva

Angela Maria Visgueira Cunha

Angela Rodrigues da Silva

Beatriz Bezerra de Sousa

Brenda Luiza de Moura

Cristiane Cavalcante da Silva

Edgleyson do Nascimento Costa

Eduarda Aureliano Sarinho

Eriverton José de Souza

Evando Lúcio dos Santos

Francisco Romildo da Silva

Gessikelli Silva Barbosa

Geziel Costa Campos

Gilvânia Cavalcante de Souza

Gizele Lopes da Silva

Gleybson Souza do Nascimento

Hugo Leonardo Marques da Silva

Jane Cleide Lourenço Pereira

Jefferson Gomes da Silva

Jefferson Kennedy da Silva Andrade

Joaes Freitas de Paula

Joaklebio Alves da Silva

José Lucas de Sena

José Vitor Ramos de Lima

Josefa Ivanise Barbosa da Silva

Karolayne Larissa da Silva Andrade

Larissa Tenório Falcão Arruda

Luan De Lima Venceslau

Luiz Antonio de Sales

Magda Beatriz de Lima Almeida

Márcio Manoel Florêncio

Marcos Estevão Soares Júnior

Marcos Felipe Silva Lino

Maria Daniela Guilherme da Silva

Mirian Luzinete da silva

Monik Maria da Conceição Lima

Nádja Dornelas Albuquerque

Naiara Fernanda de Melo Silva

Natália Maria da Silva

Nilson Junior da Silva Lima

Paulo Sergio Dantas da Silva

Pedro Henrique Cardoso do Monte

Rhuanny Danielly Marques de Almeida Silva

Rodrigo José de Oliveira Freitas

Rosana Maria da Silva

Rúbia Esterfânia de Araújo Ramos

Samuelita de Albuquerque Barbosa

Stephany Karoline de Souza Chiappetta

Suellen Soares Silva dos Santos

Talícia Nayara Gonçalves Felipe

Tarcísio Douglas Basílio de Albuquerque

Thayze Maria da Silva

Thiago Vinícius Silveira Gadelha

Uylma Freitas de Sant’ana

Vanesca Cristina Almeida de Souza

Vitória da Silva Farias

Wagner Negromonte de Albuquerque Silva

Wanderson Felix Viana

Para mais informações clique aqui

GRUPO DE ESTUDOS EM ENSINO, LETRAMENTO, ORALIDADE E ALFABETIZAÇÃO - ELOA

GRUPO DE ESTUDOS EM ENSINO, LETRAMENTO, ORALIDADE E ALFABETIZAÇÃO - ELOA

APRESENTAÇÃO

Neste grupo são discutidas questões relativas ao letramento, a oralidade e a alfabetização, com ênfase nos diferentes saberes produzidos pelos (as) docentes que atuam na Educação Básica e nas diferentes modalidades de ensino. Nesse processo, refletimos também sobre a didatização dos conteúdos propostos por diferentes suportes didáticos que circulam dentro e fora do espaço escolar.

PRIMEIRO LÍDER

Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel

LINHAS DE PESQUISA

Ensino de língua materna da Educação de Jovens e Adultos

Ensino de Língua Materna na Educação no Campo

Ensino e Aprendizagem de Língua Materna

Gênero, Texto e Ensino

Identidade, Cultura e Ensino de Língua

Linguagem e Educação Infantil

Oralidade, Letramento e Ensino

PESQUISADORES DOCENTES

Dra. Débora Amorim Gomes da Costa Maciel

Dra.  Dilian da Rocha Cordeiro

Dra.  Maria Estela Costa Holanda Campelo

Dra.  Maria Lucia Ferreira de Figueiredo Barbosa

Dra.  Nayanne Nayara Torres da Silva

Dra. Sirlene Barbosa de Souza

PESQUISADORES DISCENTES

Alexsandra Felix de Lima Sousa

Ana Cláudia de França

André Fabiano Pacífico

Beatriz Oliveira do Livramento

Fabrini Katrine da Silva Bilro

Fernanda Maria de Lima Ferreira

Gilvania Lima de Souza Miranda

Haíla Ivanilda da Silva

Lenilton Damião da Silva Junior

Marilia Jussara Vila Nova Vasconcelos

Nilma Ferreira de Moura

Thaiane Albuquerque

Viviane Maria da Silva Pimentel Amorim Rabello

Ynah de Souza Nascimento

Para mais informações clique aqui

GRUPO DE ESTUDOS EM HISTÓRIA SOCIOCULTURAL DA AMÉRICA LATINA – GEHSCAL

GRUPO DE ESTUDOS EM HISTÓRIA SOCIOCULTURAL DA AMÉRICA LATINA – GEHSCAL

APRESENTAÇÃO

O GEHSCAL (grupo de estudos em História Sociocultural da América Latina) é um grupo de pesquisa interinstitucional e interdisciplinar, cuja meta principal é investigar a formação das Américas a partir de dois recortes cronológicos principais: a colonização; e o tempo presente. Em suas investigações sobre a colonização, o GEHSCAL emprega abordagens culturalistas, preocupando-se com as relações entre grupos sociais, religiosidades e sexualidades, e cultura política nas Américas ibéricas, e dando ainda particular atenção à coleta, transcrição, análise e divulgação de documentação colonial. Já em sua vertente que explora o tempo presente, o GEHSCAL se apropria de um viés político e social para analisar e pensar as conjunturas mundiais desde o início das grandes guerras até um debate mais profundo sobre terrorismo, crises econômicas, conflitos internacionais, integração regional, instituições e poder, alcançando a própria historiografia sobre o conceito de tempo presente.

PRIMEIRO LÍDER

Kalina Vanderlei Paiva da Silva

SEGUNDO LÍDER

Karl Schurster Verissimo de Sousa Leão

LINHAS DE PESQUISA

História do Tempo Presente

História e gênero

Protagonismos Atlânticos

PESQUISADORES DOCENTES

Dra. Ana Claudia Dantas Cavalcanti

Dr. Anderson Vicente da Silva

Dr.  Francisco Carlos Teixeira da Silva

Dr.  Igor Lapsky da Costa Francisco

Dra.  Janaina Guimarães da Fonseca e Silva

Dra.  Kalina Vanderlei Paiva da Silva

Dr.  Karl Schurster Verissimo de Sousa Leao

Dr.  Leandro Couto Carreira Ricon

Dra.  Maria do Carmo Barbosa de Melo

PESQUISADORES DISCENTES

Alana de Moraes Leite

Alyne Nathálier da Silva Palmeira

Ana Maria dos Santos Costa

Bruno Henrique Soares de Arruda

Carolina Damasio Fittipaldi

Débora Benício Lourenço

Douglas Batista de Oliveira

Emanuelle Luiza de Oliveira Ferreira

Gabriel Bandeira Alexandre

Gabriel Prates Alves

Jairo Fernandes da Silva Júnior

Laura Ester Freitas de Souza

Leandra Cristine Pianco da Silva

Livia de Lima Gomes

Manoela Ferreira Soares

Maria Alice de Freitas Melo

Maria Sarah Do Nascimento Brito

Pamella Ferreira da Silva

Pedro Vinicius Félix Gonçalves da Silva

Rejoely Joanita de Souza

Steffany Maria Aparecida

Para mais informações clique aqui

GRUPO DE PESQUISAS INTERDISCIPLINARES EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL

GRUPO DE PESQUISAS INTERDISCIPLINARES EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL

APRESENTAÇÃO

O Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional tem por objetivo realizar investigações, de caráter interdisciplinar, na esfera da formação de professores e das políticas e gestão educacional. As investigações, no âmbito deste grupo, são orientadas pela abordagem quantiqualitativa de pesquisa, com ênfase na pesquisa-ação. As pesquisas realizadas nos meandros deste grupo, pretendem ampliar o campo dos saberes docentes a partir da experiência e da experimentação em sala de aula, de modo a ampliar novas possibilidades de atuação na Educação Básica e Superior, bem como, elevar a capacidade de execução, avaliação e proposição de políticas educacionais por meio de análises de programas projetos e ações vivenciados no âmbito das escolas.

PRIMEIRO LÍDER

 Maria de Fátima Gomes da Silva

SEGUNDO LÍDER

Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues

LINHAS DE PESQUISA

Formação de professores
Política e Gestão Educacional

PESQUISADORES DOCENTES

Dra. Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas

Dra. Cleide Maria Ferraz

Esp. Edna Leuthier Pimentel Pereira

Ma. Iolanda Mendonça de Santana

Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues

Dra. Maria de Fátima Gomes da Silva

Dra. Maria do Carmo Barbosa de Melo

Ma. Maria Helena Alves da Cunha

Dra. Odaléa Feitosa Vidal

Me. Saul Campos de Siqueira Filho

Dra. Susan Lewis

PESQUISADORES DISCENTES

Aline Mariana Da Silva Santos

Ana Beatriz Costa De Lima

Cristiane Rose de Lima Pedrosa

Janaina Almeida de Macêdo

Joilson Francisco de Oliveira

Jonatan Fabrício de Sena Silva

Karla Kedma Gouveia Santa Rosa

Tallita Gonçalves dos Santos Belo

Para mais informações clique aqui

LEITORADO ANTIGUO – GRUPO DE ENSINO E EXTENSÃO EM HISTÓRIA ANTIGA

LEITORADO ANTIGUO – GRUPO DE ENSINO E EXTENSÃO EM HISTÓRIA ANTIGA

APRESENTAÇÃO

O Leitorado Antiguo – Grupo de Ensino e Extensão em História Antiga (Curso de História da Universidade de Pernambuco/ Campus Mata Norte), é cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (Plataforma Lattes/CNPq) desde 2006, desde então produzindo ativamente pesquisas acadêmicas. Os pesquisadores deste grupo dedicam-se a “inserir o estudo da Antigüidade na realidade brasileira” (FUNARI, 2005, p. 97) através de novas propostas para o ensino da História Antiga, relacionando a Antiguidade e o mundo contemporâneo.

PRIMEIRO LÍDER

Jose Maria Gomes de Souza Neto

SEGUNDO LÍDER

 Renan Marques Birro

LINHAS DE PESQUISA

A Tradição Épica no Mediterrâneo Antigo: Relações entre Performatividade, Sociedade e Escrita

Historiografia Medieval

Literatura e civilização

Poder, Política e Trabalho na Antiguidade

PESQUISADORES DOCENTES

Dr. André da Silva Bueno

Dr. Carlos Eduardo da Costa Campos

Dr. Félix Jácome Neto

Dr. Guilherme Gomes Moerbeck

Dra. Isabela de Albuquerque Rosado do Nascimento

Dr. Jose Maria Gomes de Souza Neto

Dr. Luciano José Vianna

Dr. Marcelo Miguel de Souza

Dr. Renan Marques Birro

Dr. Thiago Eustáquio Araujo Mota

Dr. Uiran Gebara da Silva

PESQUISADORES DISCENTES

Alexandre Luiz da Silva

Allef de Lima Laurindo Fraemann Matos

Amanda Karolina da Silva Santos

Ana Maria Lucia do Nascimento

Arthur Melo Florencio

Chrisna Larisa Seabra da Silva

Dalgomir Fragoso Siqueira

Daniel de Freitas Correia

Daniel Tiago de Vasconcelos

Gabriela Maria Teodósio

José Carlos da Silva Neto

José Natal Souto Maior Neto

José Victor Ferreira Rocha dos Santos

Otavio Vicente Ferreira Neto

Tercio de Queiroz Leal

Thalles Carvalho Sena De Miranda

Theila Soares Arruda da Silva

Para mais informações clique aqui

LINGUAGEM, COGNIÇÃO E SUBJETIVIDADE

LINGUAGEM, COGNIÇÃO E SUBJETIVIDADE

APRESENTAÇÃO

A formação do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição e Subjetividade tem como finalidade gerar constructos teóricos e metodológicos no que tange aos estudos da Psicologia, Educação e Tecnologia. O trabalho deste grupo está voltado para a dimensão da linguagem como ferramenta social do desenvolvimento e suas relações com o desenvolvimento cognitivo e os impactos destes processos na subjetividade humana. Torna-se, portanto, mais um espaço acadêmico-científico de estudos e pesquisa para docentes e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes campos do saber e instituições científicas e de ensino superior.

PRIMEIRO LÍDER

Mirtes Ribeiro de Lira

SEGUNDO LÍDER

Haroldo Jose Costa do Amaral

LINHAS DE PESQUISA

A Educação Inclusiva e Processo Ensino-aprendizagem

Constructos Cognitivos da Matemática

Educação, Linguagem e Cognição

Linguagens, Redes Sociais e Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

PESQUISADORES DOCENTES

Me. Fabrício Lopes de Araújo Paz

Esp. Gerson Henrique da Silva

Me. Haroldo Jose Costa do Amaral

Dra. Islanita Cecília Alcantara de Albuquerque

Dra. Mirtes Ribeiro de Lira

Dra. Suzane Bezerra de Franca

Dra. Vania de Moura Barbosa Duarte

PESQUISADORES DISCENTES

Adriana Araújo do Bomfim

Alana Aparecida de Almeida

Dayane Wanessa de Souza Dias

Leylanne Dias do Nascimento

Priscila Raiane da Silva Barbosa

Tarciano Lopes Xavier

Para mais informações clique aqui

MONITORAMENTO AMBIENTAL EM ÁREAS COSTEIRAS

MONITORAMENTO AMBIENTAL EM ÁREAS COSTEIRAS

APRESENTAÇÃO

Este grupo de pesquisas vem atendendo uma série de chamadas de estudos ambientais na região costeira de Suape, litoral sul do Estado de Pernambuco, particularmente em programas de inventários e resgate faunísticos. Tem se fortalecido em Editais de Financiamento, com pesquisas na Área de P&D pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL

PRIMEIRO LÍDER

Mucio Luiz Banja Fernandes

SEGUNDO LÍDER

Andrea Karla Pereira da Silva

LINHAS DE PESQUISA

Ecologia de bioincrustantes

Ecologia de fauna limnética e terrestre

Ecologia de macro e megafauna bentônica

Ecologia de Macroalgas

Gestão Ambiental

PESQUISADORES DOCENTES

Dr. Adilma de Lourdes Montenegro Cocentino

Dra.  Andrea Karla Pereira da Silva

Dandara Marcela da Silva Ximenes

Dr.  Geraldo Jorge Barbosa de Moura

Ma. Larissa Felix de Lucena

Dra.  Midiã da Silva Rodrigues

Dr.  Mucio Luiz Banja Fernandes

Paulo Ferreira Gomes

Dra. Renata Laranjeiras Gouveia

PESQUISADORES DISCENTES

Jéssica Cristina Mendes de Oliveira

Paulo Rogerio Pereira de Holanda Filho

Virgínia Rayanne Soares de Souza

Para mais informações clique aqui

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

APRESENTAÇÃO

Núcleo de pesquisa que investiga questões relacionadas a política e gestão da educação para jovens e adultos, focando no ensino-aprendizagem dos alunos; bem como a formação dos professores nessa vertente. Discute sobre o currículo, a sala de aula, os processos avaliativos, a formação docente e a produção de material didático que envolvem alunos e professores das escolas públicas e dos espaços-aula de comunidades indígenas, quilombolas e do campo.

PRIMEIRO LÍDER

Waldênia Leão de Carvalho

SEGUNDO LÍDER

Ernani Martins dos Santos

LINHAS DE PESQUISA

Educação Matemática
História e educação: estudos feministas, gênero e cultura

Identidade, sujeito e aprendizagem
Políticas e gestão em educação

PESQUISADORES DOCENTES

Dra. Adelina Maria Salles Bizarro

Me. Diógenes Maclyne Bezerra de Melo

Esp. Dionson Ferreira Canova Júnior

Dra.  Eliana Alda de Freitas Calado

Dr. Ernani Martins dos Santos

Ma. Rosa Maria Farias Tenorio

Dra.  Sheilla Nadíria Rodrigues Rocha

Dra. Waldênia Leão de Carvalho

PESQUISADORES DISCENTES

Gícia Cavalcanti de Brito

Gleicy Kelly de Barros Luz

Irla Leonilo Galindo

Janayna Ribeiro de Sousa Barbosa

Jose Jailton Siqueira de Melo

Juvenal Valério Alves

Layara Karuenny Oliveira Silva Lima

Lizandra Maria Santos de Oliveira

Maria Carolina do Nascimento Silva

Mary Mayara da Conceição Tavares

Sônia Maria dos Santos

Valdeluce Albuquerque e Silva

Walkiria Ferreira Alves

Para mais informações clique aqui

O LUGAR DA INTERDISCIPLINARIDADE NO DISCURSO DE PAULO FREIRE

O LUGAR DA INTERDISCIPLINARIDADE NO DISCURSO DE PAULO FREIRE

APRESENTAÇÃO

Este grupo de pesquisas tem por objetivo o estudo de perspectivas interdisciplinares no discurso de Paulo Freire. Busca, por meio de investigações de caráter interdisciplinar, fomentar reflexões sobre o texto freireano que possibilitem o diálogo e parceria entre educadores e educandos no “quefazer” pedagógico.

PRIMEIRO LÍDER

Maria de Fátima Gomes da Silva

SEGUNDO LÍDER

Gilvaneide Ferreira de Oliveira

LINHAS DE PESQUISA

Educação e Interdisciplinaridade

Formação de professores

PESQUISADORES DOCENTES

Dra. Andrea Alice da Cunha Faria

Dra. Andrea Alice da Cunha Faria

Dr.  José Santos Pereira

Dra. Magali Maria de Lima Ribeiro

Dra. Maria Anete Moura Cordeiro

Dra. Maria de Fátima Gomes da Silva

Dra. Maria de Fátima Souza de França

Ma. Maria José Calado

Dra. Maria José de Souza Marcelino

Dra. Maria Marly de Oliveira

Dra. Marlene Burégio Freitas

Dra. Mizia Batista de Lima Silveira

Dra. Monica Lopes Folena Araújo

Dr. Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti

Dra. Zélia Maria Soares Jófili

Ma. Zuleide Elisa Almeida Moreira

PESQUISADORES DISCENTES

Ana Carolina de Miranda Santos

Cristiane feitosa Lins Velozo

Ellen Tâmara Arcanjo dos Santos

Lazaro Felix Manuel

Renata Alves de Brito

Tárcia Guedes Cavalcanti dos Santos

Walkyria Carvalho Nunes Costa

Para mais informações clique aqui

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS, SUJEITOS DOCÊNCIA E CURRÍCULO

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS, SUJEITOS DOCÊNCIA E CURRÍCULO

APRESENTAÇÃO

Este grupo integra pesquisadores e estudantes que discutem, de maneira multidimensional as políticas educacionais, e as relações entre cultura, conhecimento, identidades, processos de subjetivação, poder, biopolíticas, hegemonia, resistência, transgressão, potência, e micropolíticas em educação. Obras publicadas: Docência na educação básica: desafios, metodologias, saberes e práticas. 1. ed. Recife: EDUPE, 2022. v. 1. 162p . Sinais do Tempo na Educação: desafios e perspectivas. 1. ed. Recife: Edupe, 2020. v. 1. 158p . Educação e Formação de Professores: concepções, contextos e práticas.. 1. ed. Recife: Edupe, 2018. v. 1. 268p

PRIMEIRO LÍDER

Doriele Andrade Duvernoy

LINHAS DE PESQUISA

Currículo, formação docente e dimensões psicossocioculturais

Governamentalização, Subjetivação nas Políticas Educacionais do Brasil, Escolarização e Biopolíticas – pensamento e ação

Políticas educacionais e Currículo: relações Macro e Micro estruturais

PESQUISADORES DOCENTES

Dra. Ana Cláudia Ribeiro Tavares

Dra. Cleide Maria Ferraz

Dra.  Deliane Macedo Farias de Sousa

Dra.  Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy

Dra.  Janayna Silva Cavalcante de Lima

Ma. Kathia Maria de Melo e Silva Barbosa

Dra.  Maria Núbia Medeiros de Araújo Frutuoso

Dra.  Odaléa Feitosa Vidal

Dra.  Volmir José Brutscher

PESQUISADORES DISCENTES

Adriana Correia da Luz

Adrielle Soares Cunha

Amanda Gomes Rêgo

Daniel da Silva Oliveira

Danielly Monteiro de Moraes Batista

Denise Alves de Lucena

Franciely Gomes Freire de Aguiar Silva

Gabriel Luiz Firmino dos Santos Assunção de França

Gildo Lopes de Souza

Iuly Millena Carneiro da Silva

Jhonatan Júnior Alcântara

Jorge Luiz Gouvêa dos Santos

José Correia de Amorim Júnior

Juliane Nunes Correia dos Santos

Lyza Gennifer Moreira de Barros

Maria do Amparo Josefa da Silva

Matheus Freire de Oliveira Couto

Steffano Mateus Torres do Nascimento

Sylvania Cristina Silva Cavalcanti

Yanna Carla da Silva Melo

Para mais informações clique aqui

GRUPO DE ESTUDOS ETNICO-RACIAL E AMBIENTAL- GERA

GRUPO DE ESTUDOS ETNICO-RACIAL E AMBIENTAL- GERA

Apresentação

O GERA – Grupo de estudos Étnico-racial e Ambiental surge da necessidade de estudantes e docentes do Campus Mata Norte se aprofundarem nas problemáticas no âmbito das relações étnico raciais e ambientais dando  visibilidade as pesquisas, ao tempo que contribui para o fortalecimento de uma educação mais inclusiva para os sujeitos historicamente excluídos do sistema educacional do nosso pais, notadamente, os negros e os indígenas cujos direitos tem sido fortemente ameaçados no atual cenário educacional.

PRIMEIRO LÍDER

Adlene Silva Arantes

SEGUNDO LÍDER

Jonathas de Paula Chaguri

Linhas de Pesquisa

Educação étnico-social-cultural e escolar quilombola

Ensino de história e perspectivas étnico racial e ambiental

Instituições educativas, sujeitos e processos de racialização

Meio Ambiente, racismo ambiental e Interpretações da sociedade no pós-abolição

Memória, Gênero textual e formação identitária

Políticas para a educação das relações Étnico- raciais, de gênero e de inclusão

PESQUISADORES DOCENTES

Dra. Adlene Silva Arantes

Dr. Jonathas de Paula Chaguri

Ma. Maria de Fatima Oliveira Batista

Dra. Maria do Carmo Barbosa de Melo

Dra. Mônica Maria Gadêlha de Souza Gaspar

Dra. Patricia Formiga Maciel Alves

PESQUISADORES DISCENTES

Albino César de Azevedo Barbosa

Camila Cristina de França Ferreira

Cleonildo Mota Gomes Junior

Daiane Lopes da Silva

Édla Kerollayne Tavares da Silva

Edna Maria de Lima

Flábia Alves Lopes

Givanilson Soares da Silva

Glauber Kenner Duarte da Silva Vieira

Hanna Christina da Silva

Jaqueline Mirelle de Melo Nascimento Silva

José Édson dos Santos Júnior

Juliana Iris de Oliveira Silva

Karolina Silva Florêncio

Katarina Oliveira de Moura

Lucas Alves do Espirito Santo

Mara Margarida Barbosa Machado

Márcio Alexandre da Cruz

Maria Carolina Jardim de Lima Hentyzy

Maria Júlia Braga Rodrigues

Maria Rodrigues de Arruda

Marineide da Mota Mercês

Milena Carla Monteiro de Fraga

Nívea Maria de Araújo Santana

Raquel Costa Antas

Romero Antonio de Almeida Silva

Rozalves Rafael Nascimento de Lira

Sirleide Costa da Silva

Uenes Gomes Pereira Barbosa Silva

Para mais informações clique aqui

COLETIVO DE ESTUDOS EM PESSOAS, TECNOLOGIAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS – COLETIVO

COLETIVO DE ESTUDOS EM PESSOAS, TECNOLOGIAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS – COLETIVO

APRESENTAÇÃO  

Se pensarmos sobre a evolução do pensamento administrativo observamos que não demorou muito para as premissas da administração científica e clássica demandarem novos estudos a respeito de como as pessoas agem dentro das organizações. Se o foco inicialmente foi posto na

tarefa e no processo administrativo, administração científica e teoria clássica, respectivamente, o fator humano emergiu como determinante em seguida. Os estudos organizacionais seguiram perpassando pela formação das ordens sociais e, portanto, pelo cotidiano, ou seja, pelas ações diárias das pessoas nas organizações. Nas últimas décadas o debate em várias áreas relacionadas a gestão organizacional evidencia que o foco dos estudos deste campo vai além da busca pela promoção da melhoria de desempenho expressas em termos de retornos econômico-financeiros.

Isso porque as mudanças sociais tendem a afetar sobremaneira o desempenho organizacional e as organizações refletem na sociedade, sendo estas responsáveis por muito mais do que o que está dentro de seus muros. Este grupo agrega pessoas de áreas distintas e correlatas e tem como proposta desenvolver pesquisa conjuntas que permitam entender fenômenos organizacionais sob múltiplos pontos de vista.

PRIMEIRO LÍDER

Livia Vilar Lemos

SEGUNDO LÍDER
Juliana Maria Ferreira de Lucena

LINHAS DE PESQUISA

Comportamento do Consumidor

Espaços de Uso Comum e Prática Sociais

Gestão de Processos de Negócios e Resiliência Organizacional

Gênero e Diversidade nas Organizações

Informações Contábeis na era do Big Data

PESQUISADORES DOCENTES

Jananda da Silva Pinto

Jouberte Maria Leandro Santos

Juliana Gonçalves de Araújo

Livia Vilar Lemos

Maria Luciana de Almeida

Natalia Mary Oliveira de Souza

Suélen Matozo Franco

PESQUISADORES DISCENTES

Erica Fernanda Olimpio da Silva

Meiriely Beatriz Souza Vasconcelos

Sergiane Tamiris da Silva

Vinicius Barbosa da Silva

Para mais informações clique aqui

DISCENS - PRÁTICAS DISCURSIVAS, INTERAÇÃO SOCIAL E ENSINO

DISCENS - PRÁTICAS DISCURSIVAS, INTERAÇÃO SOCIAL E ENSINO

APRESENTAÇÃO

O Grupo reúne pesquisas sobre práticas discursivas encaradas de uma perspectiva sociointeracional com ou sem aplicação ao ensino. Em sua maioria, as pesquisas desenvolvidas pelo Grupo DISCENS têm como referencial as ciências da linguagem, em especial a Linguística, em diálogo com as áreas de Literatura, Ciências Sociais e Humanas em variadas abordagens. O Grupo tem como característica, dessa forma, o desenvolvimento de pesquisas marcadamente interdisciplinares ou transdisciplinares. Intenciona-se reunir um amplo leque de interesses de pesquisa que abrange entre outros temas possíveis: gêneros (“textuais” ou “discursivos”), variação linguística, ensino e novas tecnologias de informação e comunicação, considerados nas modalidades escrita e oral. Abrange, ainda, o estudo de conexões possíveis entre práticas discursivas e comportamento de grupos.

PRIMEIRO LÍDER

Benedito Gomes Bezerra

SEGUNDO LÍDER
Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo

LINHAS DE PESQUISA

Educação e linguagem

Ensino de Língua Portuguesa, suas literaturas e as Novas Tecnologias

Gêneros textuais e práticas discursivas

Práticas discursivas e comportamento humano

Sociolingüística e variação

PESQUISADORES DOCENTES

Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo

Benedito Gomes Bezerra

Cristina Leite de Brito

Erika de Sousa Mendonça

Ivandilson Costa

Jaciara Josefa Gomes

Maria Clara Catanho Cavalcanti

Renato Lira Pimentel

Robson Santos de Oliveira

Rossana Regina Guimarães Ramos Henz

PESQUISADORES DISCENTES

Allana Izabel Gomes da Silva

Camila Rodrigues Pereira De Andrade

Jeniffer Soares de Albuquerque

Júlio César Florencio de Almeida

Maria Carolina Cordeiro Pessoa Bezerra

Nara Maria Alves de Oliveira

Natally Barbosa Serafim

Para mais informações clique aqui

GRUPO DE PESQUISA E ESTUDOS EM DIDÁTICA DA MATEMÁTICA- GRUPEDIMA

GRUPO DE PESQUISA E ESTUDOS EM DIDÁTICA DA MATEMÁTICA- GRUPEDIMA

APRESENTAÇÃO

O GRUPEDIMA (Grupo de pesquisas e Estudos em Didática da Matemática) tem por objetivo realizar estudos e pesquisas em Educação Matemática, mais especificamente, em Didática da Matemática. Também, tem o intuito de divulgar as teorias estudadas e pesquisadas no grupo. Nesse cenário, acreditamos ser importante mobilizar diversos pesquisadores, inclusive de outras instituições, para realizar pesquisas e estudos de forma colaborativa, pois entendemos que a coletividade poderá ampliar a qualidade de educação e de pesquisa em nosso país.

PRIMEIRO LÍDER

Marilene Rosa dos Santos

LINHAS DE PESQUISA

Recursos e Processos Tecnológicos em Didática da Matemática

Análise dos processos de ensino e de aprendizagem na perspectiva da Didática da Matemática

Formação de professores que ensinam matemática na perspectiva da didática da matemática

PESQUISADORES DOCENTES

Dr. Alexandre Luis de Souza Barros

Dr. André Pereira da Costa

Ma. Cristina Leite de Brito

Me. José de Brito Silva

Dr. José Valério Gomes da Silva

Dra.  Luciana Silva dos Santos Souza

Dra.  Marilene Rosa dos Santos

Dra. Vania de Moura Barbosa Duarte

PESQUISADORES DISCENTES

Adiel carvalho da silva

Almir Pereira de Moura

Amanda De Moura Santos

Arthur Lucas Guilhermino da Silva

Cláudia Danielle da Silva Oliveira

Daniel João Cândido da Silva

Daniel Martins Campos

Daniele Lima Leal de Souza

Erivelton da Silva Paz

Evanilson da Silva Lima

Franciele Nayara da Silva Monteiro

Gabrielle Tainá Alves de Brito

Gilmara Ribeiro Bezerra

Hugo Gustavo de Lira Gomes

Ivonete Ferreira Lopes

Janaina Alves de Andrade

José Cleiton da Silva

Luciano da Silva Oliveira

Magno Salustiano de Siqueira

Maria Fernanda Cândido Felix

Maria Karolina Rodrigues Lourenço

Rodrigo dos Santos Ferreira

Silvana Maria da Silva

Thayná Ferreira Costa

Thayná Thayse Melo Monteiro

Valéria Aguiar dos Santos

Wesley Lucas Correia de Araújo

Para mais informações clique aqui

HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E PRÁTICA CULTURAIS

HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E PRÁTICA CULTURAIS

APRESENTAÇÃO

Os membros do grupo têm realizado parcerias com instituições nacionais e internacionais, com a organização de eventos, publicações conjuntas e composição de atividades acadêmicas sobre as religiões e as práticas culturais. Nos últimos anos foram efetivados encontros científicos, publicação de livros autorais e coletâneas em editoras internacionais, além das divulgações acadêmicas em periódicos de impacto.

PRIMEIRO LÍDER

Carlos André Silva de Moura

SEGUNDO LÍDER
Mário Ribeiro dos Santos

LINHAS DE PESQUISA

Ensino de História e Práticas Culturais

História Cultural das Religiões e das Religiosidades

História Cultural das religiões em África

Movimentos de cultura negra: saberes, práticas, coletivos sociais e circulação de novos conhecimentos

PESQUISADORES DOCENTES

Dra. Sara Cristina de Souza

Dra. Sandra Simone Moraes de Araújo

Dr.  Paulo Julião da Silva

Dr.  Mário Ribeiro dos Santos

Dr.  Marcio Andre Martins de Moraes

Dr.  Mairon Escorsi Valério

Dra. Júlia Rany Campos Uzun

Dr.  José Pereira de Sousa Júnior

Dr.  Harley Abrantes Moreira

Dr.  Gustavo de Souza Oliveira

Dr. Geovanni Gomes Cabral

Me. Dirceu Salviano Marques Marroquim

Dr. Carlos André Silva de Moura

PESQUISADORES DISCENTES

Amanda Rafaelle Rodrigues de Santana

Ana Virginia de Andrade Lima

Andressa Rayane Maria Almeida Da Mota

Benjamin Manoel de Oliveira

Christinne Alves da Costa

Daniel José Ramos da Silva

Edmilson Antonio da Silva Junior

Evilly Ferreira da silva

Flávia Vieira de Sá Barreto

Gibson de Melo Portela Júnior

Gildson Nascimento Pereira Vieira

João Pedro Nires Monteiro de Santana

João Thiago Félix de Araújo

Jorge José Ferreira de Lira Filho

José Luciano de Andrade Dias filho

José Nunes Cavalcanti Neto

José Pedro Lopes Neto

Karlla Karina Pereira Felix

Laís Rosa Cavalcanti

Laura Beatriz Maciel Santos

Luciano Antonio dos Santos

Mariana Ferreira de Barros

Mauro Rafael Pereira da Silva

Rayane Barbosa de Almeida

Rubens Gabriel Eugenio Nunes

Saymmon Ferreira dos Santos

Silvaneide Gercina de Almeida

Taciana Sales de Oliveira

Thomás Ricardo Silva Pereira

Wallison Richard Ferreira da Silva

Para mais informações clique aqui

MODELAGEM MATEMÁTICA: FORMAÇÃO E ENSINO

MODELAGEM MATEMÁTICA: FORMAÇÃO E ENSINO

APRESENTAÇÃO

O grupo MODELAGEM MATEMÁTICA: FORMAÇÃO E ENSINO foi criado em 2018 motivado pelas mudanças no sistema educacional brasileiro estabelecidas em 2017 pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O principal objetivo é atrair e engajar pesquisadores com experiência em modelagem matemática, matemática aplicada e técnicas de ensino assistida por computador que possibilitem resgatar o prazer em estudar, aprender e, especialmente, em ensinar matemática a partir de práticas inter, multi e transdisciplinares entre as diversas áreas do conhecimento com interface natural com a matemática. O principal objetivo é fortalecer a formação de professores de matemática da educação básica e incentivar à formação continuada dos egressos a partir da experimentação em matemática e suas aplicações.

PRIMEIRO LÍDER

Esdras Jafet Aristides da Silva

SEGUNDO LÍDER
Joelma Azevedo de Moura

LINHAS DE PESQUISA

Elaboração de Materiais Concretos Destinados à Educação Básica

Modelagem e Inclusão no Ensino de Matemática

Modelagem em Equações Diferenciais Ordinárias aplicada à Biologia, Saúde Pública e Meio Ambiente.

Modelagem em Equações Diferencias Parciais aplicada à Biologia, Química, Física, Ecologia e Processos Evolutivos

Modelagem Matemática Aplicada a Jogos no Ensino

Técnicas e metodologias de ensino assistido por computador

Álgebra Computacional

PESQUISADORES DOCENTES

Dr. Esdras Jafet Aristides da Silva

Dr.  Filipe Andrade da Costa

Dra. Islanita Cecília Alcantara de Albuquerque

Dra. Joelma Azevedo de Moura

Dra.  Josinalva Estacio Menezes

PESQUISADORES DISCENTES

Aevilly Kelly De Lacerda Silva

Amanda De Moura Santos

Camila Thamyris de Holanda Silva

Diogo Lemos da Silva Melo

Douglas de Souza Rodrigues da Silva

Gleicy Beatriz dos Reis Galdino

Grazielly Kelly Souza Soares de Lima

José Alex Prazeres Dos Santos

Josenaide Apolonia de Oliveira Silva

Suelen Do Carmo Damião

Suellen Soares Silva dos Santos

Suzana Ferreira da Silva

Para mais informações clique aqui

GRUPO DE PESQUISA EM ENSINO, FORMAÇÃO DO LEITOR E LETRAMENTO LITERÁRIO - (GRUPEFLLL)

GRUPO DE PESQUISA EM ENSINO, FORMAÇÃO DO LEITOR E LETRAMENTO LITERÁRIO - (GRUPEFLLL)

APRESENTAÇÃO

O Grupo de Pesquisa em Ensino, Formação do Leitor e Letramento Literário nasce com a importante tarefa de integrar pesquisas desenvolvidas nos Cursos de Letras e no Mestrado Profissional em Letras, PROFLETRAS, da UPE/Campus Mata Norte. Para este fim, o grupo atenta para a necessidade de divulgar e incentivar pesquisas que envolvam o ensino de literatura e leitura, o letramento literário e a formação do leitor com a promoção de eventos acadêmicos e publicações em periódicos, colaborando com a formação inicial e continuada de professores da área de Letras. Este grupo de pesquisa também tem interesse em dialogar com pesquisadores de outras instituições de ensino que tratem de investigações, como a proposta por este núcleo de pesquisa. Objetivo Geral: Integrar pesquisas relacionadas à formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa do ensino básico, com atenção na formação do leitor, nas práticas e ensino de literatura, letramento literário na sala de aula, que contemplem…

PRIMEIRO LÍDER

José Jacinto dos Santos Filho

LINHAS DE PESQUISA

Formação do Leitor do Texto Literário e Interfaces

Práticas de Letramento Literário e Ensino

Para mais informações clique aqui

GRUPO DE PESQUISA SOBRE LOGÍSTICA E TECNOLOGIAS - CONECLOG

GRUPO DE PESQUISA SOBRE LOGÍSTICA E TECNOLOGIAS - CONECLOG

APRESENTAÇÃO

Uma das pautas em discussão no mundo é a necessidade de trabalhar com ESG – Estratégia, Sustentabilidade e Governança, sendo a agenda 2030 algo que se insere nas mais diversas esferas da vida social. A economia circular emerge como uma ferramenta para aplicação da sustentabilidade e requer a gestão de processos e inserção de processos inovativos visando o ciclo fechado. Esse será o enfoque dos estudos realizados no âmbito desse grupo.

PRIMEIRO LÍDER

Maria Luciana de Almeida

SEGUNDO LÍDER

Michele Bezerra Saito

LINHAS DE PESQUISA

Comportamento do consumidor

Economia Circular

Espaços de Uso Comum e Prática Sociais

Gestão de Processos de Negócios

Transferência de Tecnologia

Para mais informações clique aqui

GRUPO DE PESQUISA EM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES, ALTERIDADES E SUBJETIVIDADES (GPERA)

GRUPO DE PESQUISA EM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES, ALTERIDADES E SUBJETIVIDADES (GPERA)

APRESENTAÇÃO

O GPERAS é um grupo de pesquisa que existe há quatro anos de modo interinstitucional entre docentes da UPE, IFS, UFBA e UFPE, sendo agora incluido formalmente no diretório de pesquisa/cnpq. A produção bibliográfica dos integrantes do ERAS pode ser encontrada em Revistas acadêmicas A e B, como os periódicos Nau Literária, Via Atlântica, Abril, Fórum de Identidades, Investigações, Itinerários, dentre outros, além da participação do grupo em simpósios de congressos como da ABRALIC. Além disso, temos um livro organizado pela editora do IFS, intitulado, O lugar do Outro: representações da alteridade na Literatura: https://ifs.edu.br/images/EDIFS/ebooks/2021/O_Lugar_do_Outro.pdf No momento, estamos organizando o dossiê do volume 38 da revista acadêmica Fórum de Identidade.

PRIMEIRO LÍDER

Rafaella Cristina Alves Teotônio

SEGUNDO LÍDER

Theresa Katarina Souza e Silva Bachmann

LINHAS DE PESQUISA

Literatura, Alteridades, Psicanálise e suas interfaces

Escritas de si, gênero e subalternidades

Memória, História, Espaço e (De)Colonialidades

Tradução: teoria, técnica e práticas culturais.

Para mais informações clique aqui

GRUPO DE PESQUISA EM LETRAMENTOS E PRÁTICAS DISCURSIVAS E CULTURAIS - LEPDIC

GRUPO DE PESQUISA EM LETRAMENTOS E PRÁTICAS DISCURSIVAS E CULTURAIS - LEPDIC

APRESENTAÇÃO

Desde 2013, os pesquisadores do LEPDIC desenvolvem estudos em análise do discurso, seja investigando identidades sociais, relações de poder, como também questões de raça e gênero. Além disso, estão sendo realizados estudos sobre as práticas de letramento que envolvem a leitura e a escrita, inclusive analisando livros didáticos de língua portuguesa e de outras áreas do conhecimento, além de práticas de ensino voltadas para as novas tecnologias da comunicação. O foco tem sido a educação básica e as práticas de escrita acadêmicas. Muitos foram os trabalhos orientados nessas temáticas, em nível de mestrado, especialização e graduação. As produções dos componentes do grupo são divulgadas em eventos acadêmicos de projeção internacional e também publicadas em periódicos conceituados, como pode ser comprovado nos currículos dos participantes.

PRIMEIRO LÍDER

Jaciara Josefa Gomes

LINHAS DE PESQUISA

Estudos culturais e identidades contemporâneas

 Análises do Discurso

Estudos da linguagem, letramentos e ensino de língua portuguesa.

Para mais informações clique aqui