O que é Comissão Própria de Avaliação/CPA?
A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de Autoavaliação Institucional. Os instrumentos de avaliação (questionários) desenvolvidos pela CPA constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. Além disso, esses instrumentos permitem que sejam identificadas áreas problemáticas ou carentes de adequado investimento institucional, apontando exatamente os setores que requerem melhorias.
Desde 2004 a Comissão Própria de Avaliação se insere historicamente na construção democrática desta Universidade, com o propósito de oferecer subsídios às decisões acadêmicas e administrativas das unidades de ensino e complexos hospitalares da UPE e de assegurar qualidade, eficiência, eqüidade e produtividade à educação superior.
Ao ser incluída no texto do instrumento normativo maior da Universidade, a Comissão Própria de Avaliação – CPA torna-se um marco institucional regulatório na construção da identidade da UPE, em seus processos e resultados, expressando as implicações educacionais e sociais das avaliações interna e externa.
Enfim, as ações desenvolvidas pela CPA são submetidas à aprovação do CONSUN da Universidade de Pernambuco e subsidiarão o nosso planejamento estratégico, junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco – SECTI, ao Conselho Estadual de Educação do Estado de Pernambuco – CEE-PE e ao Ministério da Educação – MEC
O que é Comissão Setorial de Avaliação/CSA?
Os membros de Comissão Setorial de Avaliação - CSA, no processo de acompanhamento e operacionalização da Avaliação Institucional, terão as seguintes atribuições no âmbito de suas Unidades:
a) divulgar o calendário e os procedimentos da operacionalização da Autoavaliação Institucional da UPE no âmbito de sua Unidade de Ensino ou Complexo Hospitalar, antecipando a proximidade e mobilizando toda a comunidade universitária para o período de coleta de dados da Autoavaliação Institucional;
b) orientar diretamente e/ou via on-line os segmentos avaliadores da Unidade/Campus e sobre os procedimentos dos respondentes para acesso aos questionários;
c) acompanhar a adesão do processo avaliativo;
d) providenciar, no período da Avaliação Institucional, as condições técnicas necessárias aos participantes da avaliação de acesso on-line;
e) assegurar o acesso do maior número possível de respondentes em cada segmento avaliador, garantindo a elevada participação no processo de avaliação;
f) apresentar o resultado do Relatório de Autoavaliação à comunidade universitária.
Composição
A CPA da Universidade de Pernambuco – UPE é órgão autônomo, diretamente vinculado à Reitoria e tem a seguinte composição:
- Presidente
- Docente
- Superintendência do Complexo Hospitalar
- Procurador Institucional
- Técnico-Administrativo
- Discente
- Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco
- Sociedade Civil.
- Secretária
Como a instituição é avaliada?
A CPA elabora anualmente questionários de avaliação que são aplicados nos diversos setores da instituição, o que permite a verificação do cumprimento da missão e das políticas institucionais. A comunidade institucional é constituída por professores, servidores e alunos da instituição, beneficia-se da autoavaliação na medida em que adquire subsídios para refletir sobre seu projeto acadêmico-institucional e transformá-lo. A comunidade externa, por sua vez, tem acesso aos pontos fortes e às fragilidades da instituição assim avaliada. A Lei nº 10.861/2004, que o instituiu o SINAES, apóia-se em três componentes básicos, que caracterizam três processos distintos de avaliação:
a) a autoavaliação institucional;
b) a avaliação dos cursos de graduação;
c) a avaliação do desempenho dos estudantes, conhecida por ENADE.
Sendo parte de um mesmo sistema de avaliação, cada um destes processos é desenvolvido em situações e momentos distintos, fazendo uso de instrumentos próprios, mas articulados entre si.
Dimensões avaliadas pela CPA
A avaliação engloba dimensões da graduação e a gestão acadêmica, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente. Eis as dimensões a serem avaliadas:
- Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional/PDI
- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, e a Extensão na Graduação
- Responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social.
- Comunicação com a sociedade.
- Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico- administrativo e as condições de trabalho.
- Organização e gestão da instituição.
- Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.
- Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional.
- Políticas de atendimento aos estudantes.
- Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
Atribuições
- Avaliar os processos e resultados da Avaliação Institucional que comporão o relatório da autoavaliação institucional
- Analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações às instâncias competentes.
- Elaborar relatório de autoavaliação institucional
- Formular propostas para o aperfeiçoamento e desenvolvimento das atividades institucionais, com relação ao ensino, pesquisa e extensão
- Sistematizar e prestar informações a serem remetidas aos órgãos competente
- Realizar reuniões ordinárias e, quando necessário, extraordinárias
A CPA tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da Instituição, de acordo com o artigo 11, inciso II da Lei n. 10.861, de 14/04/2004. (BRASIL, 2004)
Para o planejamento e sistematização de suas atividades, a CPA atenderá às recomendações da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e do Ministério da Educação (MEC).
Objetivos
Objetivo Geral
Promover a reflexão-ação-reflexão com base nos subsídios fornecidos pela autoavaliação, para contribuir com o aperfeiçoamento dos processos avaliativos institucionais e tomada de decisões, visando à consolidação da missão da UPE.
Objetivo Específico
- Conceber permanente de autoconhecimento, de reflexão, visando aprimorar a qualidade de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa;
- Sensibilizar a comunidade acadêmica em relação à importância do processo avaliativo por meio de reuniões, palestras, seminários, entre outros;
- Fortalecer a participação da comunidade interna e externa nos processos avaliativos;
- Consolidar a cultura de avaliação institucional como princípio para o planejamento e gestão;
- Acompanhar o processo de avaliação institucional da IES;
- Organizar o Relatório de Autoavaliação Institucional e encaminhar ao e-MEC;
- Socializar a comunidade acadêmica os resultados da autoavaliação.