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Notícias - Universidade de Pernambuco

UPE é destaque em Ensino a Distância entre universidades públicas estaduais

A Universidade de Pernambuco é a quinta instituição de ensino superior, dentre as trinta estaduais existentes no Brasil, a ter o maior número de alunos matriculados na modalidade Ensino a Distância. Em 2021, são 2.365 inscritos nos cinco cursos de licenciatura oferecidos pelo Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) instituído há 15 anos.

Acima da UPE em número de alunos ativos estão apenas as universidades estaduais do Maranhão (UEMA - 5.154), do Ceará (UECE - 3.233), da Bahia (UNEB - 2.546) e do Mato Grosso (UNEMAT - 2.432).

O ranking foi divulgado pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), responsável pelo recém-lançado relatório “Uma análise sobre a atuação das Universidades Estaduais na modalidade de Educação a Distância - Ofertas e perspectivas da rede no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)”.

Integram o sistema UAB 30 universidades estaduais ativas, sendo três da região Centro-Oeste, treze da região Nordeste, três da região Norte, quatro da região Sudeste e sete da região Sul. Ao todo, o sistema SisUAB é formado por um universo de 108 instituições de ensino superior públicas ativas, incluindo as federais e municipais.

No cenário advindo com a pandemia de Covid-19, a oferta de cursos a distância cresceu entre as universidades públicas estaduais, mas o predomínio da oferta da EaD está concentrado nas universidades particulares, num total aproximado de 90% das vagas.

As universidades estaduais nordestinas, entre elas a UPE, abrigam 48,3% dos alunos ativos do sistema UAB. A região é a que apresenta índices de aprendizagem em ciências, matemática, leitura e resolução colaborativa de problemas abaixo da média nacional, segundo o PISA de 2018.

Segundo o relatório da Abruem, “a modalidade EaD permitiu que indivíduos mais vulneráveis fossem atendidos em sua formação e esta expansão foi fundamental para o progresso do país. Mas ainda há muita carência de oferta de cursos de bacharelado e de tecnologia que auxiliem, ainda mais, o desenvolvimento regional”.

O Ensino a Distância no Brasil foi regulamentado com a publicação do Decreto 5625/2005, que ampliou o atendimento educacional para a educação superior.

“Diante de uma sociedade hiperconectada, tecnológica e reticular, não é possível conceber ambientes de aprendizagem sem explorar as potencialidades das tecnologias como energias em uma ecologia sistêmica digital, para proporcionar que profissionais de excelência orientem a construção e disseminação do conhecimento nos locais mais remotos e imagináveis”, adianta o relatório.

Entre as sugestões da Abruem para a melhoria do sistema EaD estão:

1) A aplicação de um amplo programa com foco no desenvolvimento econômico das regiões, considerando a necessidade de retomada do crescimento e a oferta de novas oportunidades para pessoas que não têm formação e atuam na informalidade, para atender em especial a Meta 12, do PNE;

2) A oferta de Programas de Residência Técnica, a exemplo dos que já existem no Paraná, que disponibilizam vagas de cursos de especialização e ao mesmo tempo com bolsas de residentes técnicos que atuam nas mais diversas áreas de interesse dos órgãos estaduais ou federais, tais como: Residências em Gestão em Turismo, Gestão em Ambientes Promotores de Inovação, Gestão em Economia Rural, Gestão em Governança e Inovação, entre outros. Tais cursos são ofertados via educação digital com estágio de residências em diferentes órgãos governamentais.

3) Abertura de mais oferta de cursos via Sistema UAB, quer de cursos já ofertados, quer em licenciaturas diferenciadas, como por exemplo Licenciatura em Educação Digital, Licenciatura Intercultural Indígena e Bacharelados com foco na gestão dos espaços escolares em prol de uma transformação digital, entre outras.

A UPE disponibiliza cinco cursos de graduação na modalidade EAD: licenciatura em História, licenciatura em Ciências Biológicas, licenciatura em letras, licenciatura em Pedagogia e bacharelado em Administração Pública.

Estes cursos funcionam em articulação com a Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (UAB/Capes) desde 2007.

Os campi da UPE que ofertam cursos em EAD são Garanhuns (licenciatura em Ciências Biológicas e licenciatura em Letras), Petrolina (licenciatura em Pedagogia), Mata Norte (licenciatura em História) e FCAP (bacharelado em Administração Pública).

Interessados em mais informações sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado pela UPE podem acessar a nova plataforma.

O novo site do NEAD/UPE é: https://novomoodle.upe.br/

Campus Mata Norte da UPE abre 20 vagas para mestrado profissional em História

O Campus Mata Norte na Universidade de Pernambuco (UPE) volta a abrir vagas para o Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória), oferecido pela primeira vez em 2020.

O programa de pós-graduação Stricto Sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), ofertará na UPE 20 vagas.

Podem concorrer portadores de diploma de curso superior de Licenciatura devidamente registrados no Ministério da Educação e que estejam ministrando aulas de História em qualquer ano da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio).

O e-mail e os telefones para contato são Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e (21) 3359-2011/3300-7242.

O site do curso oferecido pela UPE em Nazaré da Mata é https://w2.solucaoatrio.net.br/somos/upe-mn-profhistoria/index.php/pt/.

PROFHISTÓRIA

Organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o curso tem como objetivo proporcionar formação continuada aos docentes de História da Educação Básica, com o objetivo de dar qualificação certificada para o exercício da profissão, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino.

O ProfHistória busca a formação continuada de professores de História voltados para a inovação na sala de aula, ao mesmo tempo que, de forma crítica e responsável, possam refletir acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da informação de natureza histórica presentes contemporaneamente na sociedade.

Esse professor precisará responder aos desafios educacionais do Brasil contemporâneo, considerando princípios fundamentais da construção da educação histórica.

Campus Petrolina promove debate sobre o combate ao negacionismo

O campus Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE) promove nesta quinta-feira (26), às 19h, o ciclo de debate “História em Debate”. Nesta edição o tema será “A Associação Nacional de História - ANPUH e o combate aos Negacionismos”.  A transmissão será via TV Nephel no YouTube: 

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A palestra será ministrada pelo professor adjunto de História da Universidade de Ouro Preto (UFOP), Valdei Lopes Araújo. O evento é coordenado pelos professores da unidade, Joachin Azevedo Neto, Virgínia Pereira da Silva de Ávila, Peterson Martins Alves de Araújo e Elton John Silva Farias da Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de João Pessoa. 

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Professor da UPE é um dos organizadores de livro sobre o papel da literatura na formação humana

Reflexões sobre o papel da literatura na formação humana em diferentes fases da vida, desde os bebês à vida adulta, são temas de “A leitura literária na escola e na universidade”, livro que tem como um dos organizadores o professor do curso de Letras do Campus Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE), Geam Karlo Gomes, líder do Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas (ITESI). 

A obra, com 196 páginas, que ficará disponível, a partir de setembro, no site da editora Mercado de Letras, contou com a valiosa parceria do professor Rildo Cosson, atual pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais e professor visitante da Universidade Federal da Paraíba; e a participação de Andrea Maria da Silva (mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares [PPGFPPI] da UPE).

"A leitura literária na escola e na universidade” reúne dez capítulos contemplando diversas perspectivas de estudos desenvolvidos por pesquisadores do Brasil e do exterior. Além de especialistas de instituições de ensino superior nacionais (UPE, UFRS, UECE, UFPA,  UFBA, UFPR, UFBA, UFES, UFMG, UFPB e Luterana), o livro contém as contribuições de integrantes do Instituto de Estudos em Educação da University of Toronto (Canadá), da Universidade de Coimbra (Portugal) e das Universidad de Burgos e Universitat de València (Espanha).

O pré-lançamento ocorreu em Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal da Paraíba, em agosto de 2021. Em novembro, os autores participarão do 14º Jogo do Livro e do 4º Seminário Latino-Americano, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Na UPE, a publicação terá evento de lançamento durante a realização do próximo Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão), previsto para o início de 2022.

O livro é o terceiro volume da Série Escola e Universidade, descrita pela editora Mercado de Letras como “fruto da ótica de pesquisadores comprometidos com a práxis pedagógica, com distintas contribuições que perpassam muitas teorias, mas também  e incansavelmente, as práticas e reflexões docentes, visando a necessária e emergente aproximação entre o  Ensino Superior e a Educação Básica”.

Servidoras e funcionárias da UPE podem participar de oficina de empreendedorismo

Servidoras e funcionárias da Universidade de Pernambuco (UPE) podem se inscrever de forma gratuita para participar da oficina de capacitação do programa Ela Pode, uma iniciativa do Instituto Rede Mulher Empreendedora com o apoio do Google.

A parceria é uma ação da Gerência de Desenvolvimento e Avaliação de Desempenho da Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep) da UPE.

Haverá emissão de certificado. Interessadas devem entrar em contato pelo WhatsApp (81) 99636-9876 para receberem o link de inscrição assim que este estiver disponível.

O evento acontecerá no dia 9 de setembro, no período das 9h às 11h. O objetivo é fornecer informações para garantir independência financeira e poder de decisão das mulheres sobre seus negócios e suas vidas.

As oficinas são sempre ao vivo, no formato online, através da ferramenta Zoom, com 1h30min de duração.

São abordados temas importantes para os desafios mais comuns para o empreendedorismo: vendas, comunicação, liderança, negociação, finanças, networking, marca pessoal, ferramentas digitais, e-commerce, estratégias de comunicação, autoconhecimento, gestão do tempo e inovação. Todas as oficinas emitem certificado de participação.

Entre as vantagens de participar do programa Ela Pode estão a de ampliar a rede de relacionamento e a aprender a fortalecer seu próprio empreendimento, tornando-se líder de sim mesma, transformando a sua história de vida.

O Instituto Rede Mulher pretende capacitar 45 mil inscritas em seu programa em 2021. Entre os anos de 2019 e 2020, a entidade atingiu a meta de 135 mil beneficiadas.

Para mais informações: https://elapode.com.br/