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Notícias - Universidade de Pernambuco

Último dia de provas do SSA 3 registra abstenção de 18,35%

A maratona de provas para os 14.285 estudantes inscritos na terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA3) terminou nesta sexta-feira (05/02) com um índice de abstenção de 18,35%, o que equivale a 2.622 faltosos.

Os candidatos responderam questões das disciplinas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia. Não houve registro de eliminação por celular. 

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UPE divulga resultado do processo seletivo das suas Escolas de Aplicação nesta sexta-feira (05/02)

A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) comunica a todos os participantes do Exame de Seleção 2021 das Escolas de Aplicação da instituição, situadas em Garanhuns, Nazaré da Mata, Petrolina e Recife, que divulgará nesta sexta-feira (05/02), a partir das 14h, o resultado do processo seletivo 2021e o Edital de Matrícula.

A decisão foi tomada em virtude da conclusão do início do ano letivo na Rede Estadual de Educação e a conclusão do processamento dos dados.

A lista de classificáveis e remanejáveis estará disponível no endereço:

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UPE divulga tema da redação do SSA3 - 1º Dia

A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulgou a proposta do tema da redação do primeiro dia de provas do Sistema Seriado de Avaliação SSA – 3a fase.

O tema foi: “A importância do SUS para a pesquisa e a qualidade de vida das pessoas”

Confira aqui

Primeiro dia de provas do SSA 3 teve índice de 17,2% de faltosos

Nesta quinta-feira (04/02), no primeiro dia de provas da terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação 2021 da Universidade de Pernambuco (UPE), 2.457 candidatos faltaram aos testes, o que corresponde a 17,2% do total de inscritos, que foi de 14.283. 

Os candidatos responderam questões das disciplinas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira e filosofia, além da redação. Não houve registro de eliminação por celular. 

Nesta sexta-feira (05/02), segundo dia de provas, os inscritos farão provas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia. 

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Programa de Educação do Campus Petrolina da UPE participa de pesquisa nacional registrada em livro

Uma professora e duas ex-orientandas do mestrado em educação do campus Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE) participaram de um projeto, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que resultou no lançamento de um livro sobre a formação e trabalho de professoras e professores rurais no Brasil no século 20.

Virginia Pereira da Silva de Ávila (professora do colegiado de Pedagogia e do Programa de Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da UPE - PPGFPPI) e Iracema Santos Carvalho dos Anjos e Eliana Oliveira Nunes de Azevedo (mestras em educação pelo PPGFPPI) tornaram-se coautoras de um capítulo da obra História e memória da educação rural no século XX, publicada pela Cultura Acadêmica da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp).

Junto com Rosa Lydia Teixeira Corrêa, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e Thais Bento Faria, da Universidade Estadual do Maringá (UEM), elas escreveram sobre Políticas de formação de professores primários rurais nos estados do Paraná e de Pernambuco (1930-1960).

Ao todo, o projeto Formação e Trabalho de Professoras e Professores Rurais no Brasil: PR, SP, RS, MA, MG, RJ, MS, MT, PE, PI, SE, PB, RO (décadas de 40 a 70 do século XX), coordenado pela professora Rosa Fátima de Souza Chaloba (Unesp), envolveu pesquisadores de universidades públicas e privadas de 13 estados brasileiros. O trabalho foi desenvolvido entre 2016 e final de 2020. Por causa da pandemia de Covid-19, os últimos encontros foram realizados de forma online para a consolidação do textos finais.

O livro aborda a criação de cursos para professores leigos e como a criação de escolas normais rurais e de escolas normais regionais se tornou uma marca importante da educação rural no Brasil, não no sentido de resolver o problema da educação primária rural, mas de notabilizar experiências históricas. 

No capítulo relativo a Pernambuco e Paraná, as autoras descrevem as experiências nas políticas de formação de professores primários rurais dos dois estados entre as décadas de 1930 e 1960. No Nordeste, Pernambuco estimulou a criação de escolas normais rurais a partir de 1933, visando a permanência das normalistas nos seus locais de origem.

Ao lado do Ceará, o estado era o único do Nordeste a ter escolas normais rurais em instalações adequadas, com campo de experimentação agrícola ou postos zootécnicos, segundo inquérito de 1951. A tradição latifundiária e, ao mesmo tempo, a histórica presença de ordens religiosas, fizeram com que, com o passar dos anos, a tarefa da formação do professor rural em Pernambuco ficasse mais a cargo das entidades confessionais do que do poder público.

Os temas levantados pelas pesquisadoras da UPE - como o que motivaria a atuação pernambucana no sentido de atribuir a outrem um dever que era seu - tornam-se um campo aberto de estudos para futuras pesquisas. 

Os capítulos do livro foram apresentados no canal da TV Nephel (https://www.youtube.com/c/TVNephelUPEPetrolina) e podem ser acessados pelo link https://www.youtube.com/playlist?list=PLQAdqHAxVncBJ_Jhey3j-NC3NCZqNNy7R.

A publicação do livro em PDF pode ser acessada pelo link https://www.culturaacademica.com.br/catalogo/historia-e-memoria-da-educacao-rural-no-seculo-xx. É preciso fazer um cadastro na editora da Unesp para baixar o conteúdo de forma gratuita.

A professora Virginia Pereira da Silva de Ávila também é coordenadora dO Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação no Sertão do São Francisco  ( GEPHESF), que foi criado em 18 de maio de 2016 e está vinculado ao Colegiado de Pedagogia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. Atualmente, o GEPHESF organiza-se em torno de seis linhas de pesquisa: (a) Alfabetização, Letramento e Estágio na formação inicial; (b) Análise do Discurso, Semântica e Morfossintaxe; (c) Estudos históricos sobre escola, cultura e memória; (d) Estudos históricos sobre educação, saúde e higiene; (e) Educação e Movimentos sociais; e (f) Filosofia e educação: perspectivas clássicas da formação humana. Maiores informações no site http://gephesf.upe.br/.