A Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Universidade de Pernambuco (UPE), no espírito do Consórcio Pernambuco Universitas, superam barreiras e quebram paradigmas em um acordo histórico. Baseado na lei de Intercambio internacional, o estudante da UPE poderá fazer algumas disciplinas durante um semestre na UNICAP e ser válido na universidade de origem (UPE), através do processo de dispensa de disciplinas. O programa “Intercâmbio sem sair de Pernambuco” responde a uma demanda emergencial por causa da pandemia do novo coronavírus que parou o mundo, mas a aposta é para além do momento atual.
O acordo parte do princípio da equivalência acadêmica, tendo como base a Resolução CEPE 35/2016, o projeto do curso de origem e da equivalência socioeconômica, proposta pelas universidades parceiras. Assim, um aluno da UPE que tenha condições financeiras efetuará o pagamento referente aos créditos curriculares que pretende cursar na UNICAP. No entanto, os alunos ligados aos programas sociais terão igual tratamento dos bolsistas da Católica.
Os estudantes que desejam cursar disciplinas através desse acordo devem procurar coordenação do seu curso de graduação da UPE.
Os alunos da UPE interessados têm até o dia 28/08 para fazer a inscrição no site www1.unicap.br/extravestibular.
Com informações da UNICAP.