O simpósio tem como propósito central promover espaço de discussão e debate referente as licenciaturas em Educação do Campo, abordando os desafios enfrentados e estratégias para fortalecer a formação docente e as práticas pedagógicas bem como apresentar as potencialidades das licenciaturas para a atuação dos professores em escolas do campo. Propõe uma reflexão sobre os obstáculos enfrentados pelas licenciaturas voltadas à Educação do Campo, em um contexto de diversidade e singularidade dos ambientes rurais, a formação de professores para atuar nesses espaços com especificidades e sensibilidade às realidades locais. Serão tratados temas como o direito da educação do/ no campo, a educação infantil nas escolas do campo, a valorização da identidade cultural e territorial, o currículo escolar, a formação docente e a infraestrutura educacional nas Universidades e nas escolas em áreas rurais. Pretende-se promover debate entre pesquisadores, gestores educacionais e profissionais da área, visando identificar a situação atual soluções e estratégias para superar os desafios presentes nas licenciaturas da Educação do Campo, garantindo uma educação e formação de professores para a emancipação e transformação social.