Circuito Universitário de Cinema no Campus Mata Norte

A estudante Luana Maria dos Santos, do curso de História do Campus Mata Norte, foi selecionada como representante estadual do Circuito Universitário de Cinema.A capacitação nacional aconteceu no Rio de Janeiro do dia 30 de abril ao dia 04 de maio de 2018.

Na ocasião, a estudante Luana levou o documentário “Veredas da Educação”, produzido no semestre 2016.2 na disciplina de Didática. O vídeo-documentário traduz a obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire no cotidiano dos licenciandos do Campus Mata Norte. https://www.youtube.com/watch?v=2GYf1duCCqM

Por quais motivos, pessoas cada vez mais jovens, escolhem se tornarem professores em um contexto de desvalorização do trabalho docente.

 

O Circuito Universitário de Cinema tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas, despertando nos jovens o interesse pela história de seu país.

O Projeto Cinema em Movimento, na 5ª edição do Circuito Universitário, tem como temática “Direitos Humanos”, se colocando ao lado da defesa dos Direitos Humanos, da denúncia das violações de direitos e da afirmação do respeito as diferenças, nas instituições de ensino superior das 27 capitais do país.

O projeto é realizado pela MPC Filmes com o patrocínio da Caixa Seguradora e o Ministério da Cultura, pela Lei de Incentivo a Cultura.

Para a produção da Mostra, a MPC Filmes conta com 27 universitários, um em cada unidade da federação, que serão responsáveis por articular as exibições nas instituições de ensino, divulgar o evento, convidar debatedores para compor as mesas de debates, além de relatar cada sessão. A realização do projeto é no período dos meses de maio e junho.

As exibições dos filmes são gratuitas e abertas ao público. Após as sessões serão promovidos debates com acadêmicos, pesquisadores, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos.

Em Pernambuco, O Projeto Cinema em Movimento será realizado na UPE – No auditório do Campus Mata Norte, às 19:00. Confiram a programação:

https://www.facebook.com/circuitouniversitariodecinema/

25/05 (sexta-feira) HUMANO UMA VIAGEM PELA VIDA. De Yann Arthus-Bertrand, FR, 2015.

04/06 (segunda-feira) BETINHO, A ESPERANÇA EQUILIBRISTA. De Victor Lopes, BR, 2015.

21/06 (quinta-feira). NUNCA ME SONHARAM. De Cacau Rhoden, BR, 2017.

As atividades serão certificadas pela Coordenação de Extensão e Cultura do Campus Mata Norte.