Vivemos um contexto que nos apresenta desafios diários e para os quais o aprendizado com esta situação é contínuo.
Coletivamente, e pertencentes à uma instituição pública com todas suas peculiaridades, estruturamos estratégias para que as ações de interesse cheguem até a nossa comunidade acadêmica de forma mais clara e massiva.
O planejamento deste momento ocorre como processo de reflexão, elaboração e ação que visa direcionar as atividades pedagógicas para o contexto – e consequências – da pandemia. E, de forma ininterrupta, e antecipada, a gestão da UPE vem tratando do assunto.
É indiscutível respeitar as orientações das autoridades sanitárias para todo o processo de análise das atividades acadêmicas e administrativas da UPE. Tais orientações estão norteando TODAS as ações da UPE desde o início da pandemia.
Em relação às atividades acadêmicas de graduação, a PROGRAD tem realizado reuniões frequentes com a gestão, com sua equipe, com todos os diretores, com as coordenações setoriais de graduação e representações estudantis de todas as unidades, conforme informado em reunião do CONSUN de 20 de maio. Também, rotineiramente, reúne-se com a ABRUEM e com o Consócio UNIVERSITAS, além de escutar várias Pró-reitorias de outras instituições de ensino superior brasileiras, para que as decisões sejam tomadas de forma coletiva, através de uma escuta e análises qualificadas, do contexto nacional, local e interno.
Como etapa de tal planejamento, estão sendo aplicados questionários para mapeamento da realidade de acessibilidade, conectividade e comorbidades de nossos estudantes e professores localmente pelas nossas unidades de ensino.
Considerando todas as informações discutidas e coletadas, foi elaborado o documento-base, norteador, divulgado para todas as direções de unidades, assim como coordenações setoriais de graduações na reunião realizada em 28/05/2020, que cuidou de contemplar a análise sob a ampla perspectiva que devemos considerar em uma universidade bimodal e distribuída do Sertão ao Cais. Tal documento baseia-se na discussão sobre o ensino híbrido, considerando a vulnerabilidade social dos nossos estudantes.
O referido documento foi encaminhado para a gestão das unidades, para que em conjunto com a sua comunidade acadêmica, sejam planejadas as ações respeitando-se o contexto local da unidade. O prazo para a devolutiva das propostas locais foi definido para 30 de junho, conforme informado para as coordenações setoriais de graduação.
Tão logo tenhamos a consolidação e definição das propostas, encaminharemos para os Conselhos Superiores da Universidade um documento que contemple o mínimo comum e especificidades de cada unidade para análise e aprovação.
Paralelo a este encaminhamento, a gestão da UPE já vem desenvolvendo ações para viabilização do ensino híbrido, como a criação da plataforma que disponibilizará ferramentas tecnológicas e orientações para uso das mesmas, além de formação pedagógica docente para a realização de atividades acadêmicas mediadas pela tecnologia. Ressaltamos que já estão em desenvolvimento, pela PROEC e por algumas unidades de ensino, um conjunto de ações direcionadas para estas formações.
Também, ações tais como criação de contas Google institucionais para todos os estudantes da graduação e pós-graduação, implantação de plataformas digitais de ensino-aprendizagem (OpenRedu e Moodle) com disponibilização de recursos para o armazenamento de conteúdos de todos os cursos da graduação, negociação em andamento para o aumento da velocidade dos links de internet via PE Conectado e RNP.
Na direção do que foi posto é que as ações para retomada do ensino de graduação na UPE num futuro próximo, mas ainda sem data definida, estão sendo planejadas conjuntamente de forma a contemplar a construção de soluções transitórias, no contexto de excepcionalidade que vivemos, em função dos efeitos da Pandemia da COVID-19.