Os estudantes Emanoel Lourenço, Maria do Amparo e Marilene Andrade do curso de Pedagogia do Parfor campus mata norte lançaram no dia 06 de abril na Usina Cultural Energisa em João Pessoa o capítulo do livro “Educação Território do sensível” intitulado “informática na educação: o uso do laboratório na escola. O texto é construído a partir da disciplina Informática na Educação da professora Valdeluce Albuquerque e de uma investigação ocorrida em 14 escolas da Regional Mata Norte no Estado de Pernambuco em que procurava conhecer e analisar o uso do laboratório de informática como ferramenta de educação em escolas públicas municipais e estaduais. O estudo verificou que a maioria das escolas conta com o laboratório de informática, no entanto, existem diversos problemas para seu funcionamento como ferramenta pedagógica, como a falta de acesso à internet e a pouca formação do professor para a utilização das tecnologias da informação no seu dia a dia profissional. Como a pesquisa constitui uma ferramenta de intervenção por intermédio da pesquisa-ação, os resultados obtidos serão considerados na construção de uma proposta de formação do professor das escolas pesquisadas e de dinamização do laboratório de informática como espaço ativo e real de comunicação em rede e de formação de uma cibercultura e da formação cidadã.