Mestrado Profissional em Educação

OBJETIVOS

OBJETIVOS

O Programa de Mestrado Profissional em Educação(PPGE/UPE), em Rede Nacional, é um curso de pós-graduação Stricto Sensu. Seu objetivo é formar docentes-pesquisadores para contribuir com a criação de práticas curriculares e/ou produtos de aplicação imediata no desenvolvimento da educação básica. Ampliar o campo dos saberes docentes a partir da experiência e da experimentação em sala de aula, de modo a ampliar novas possibilidades de atuação. Produzir e implementar materiais e projetos inovadores que atendam às demandas do processo ensino-aprendizagem na Educação Básica, no contexto em que se apresentam. Implementar didáticas de conteúdos geral e específicos sintonizadas com as necessidades de aprendizagens coletivas e individuais de alunos através da utilização de TIC e de recursos pedagógicos clássicos. Elevar a capacidade de execução, avaliação e proposição de políticas educacionais por meio de análises de programas projetos e ações vivenciados no âmbito das escolas. Gerar subsídios imediatamente dirigidos para a tomada de decisão dos professores, na perspectiva de reformular com maior autonomia suas práticas frente as políticas em andamento no âmbito da educação básica.

PÚBLICO ALVO

PÚBLICO ALVO

LINHAS DE PESQUISA

LINHAS DE PESQUISA

    1. Formação de professores
      • Estuda a formação inicial e continuada de professores e a sua prática pedagógica em diferentes espaços educacionais, níveis e modalidades de ensino, na perspectiva da cultura, dos processos de ensino-aprendizagem, da profissionalização, dos saberes docentes e do currículo que possibilitem a implementação de práticas inovadoras de ensino e organização do processo de aprendizagem, com a finalidade de melhorar a qualidade da educação básica na rede pública de ensino. Desse modo, esta linha articula estudos e pesquisas voltadas para a compreensão das distintas dimensões teórico-práticas da Educação Básica, a partir da análise de fenômenos educacionais e do desenvolvimento de práticas inovadoras articulados nas diversas áreas, tais como: linguagem, didática de conteúdos específicos (Matemática, Português, Geografia, História), currículo, avaliação, prática pedagógica e docente, tecnologias da informação e comunicação, educação ambiental.
      • Área de Concentração Educação
      • Docentes Adlene Silva Arantes, Amara Cristina de Barros e Silva Botelho, Débora Amorim Gomes da Costa Maciel, José Roberto da Silva, Marcelo Alves Ramos, Maria de Fátima Gomes da Silva, Maria do Carmo Barbosa de Melo, Múcio Luiz Banja Fernandes, Niédja Maria Galvão Araújo e Oliveira
      • Unidades de Pesquisa ‘ Competências: aprendizagens necessárias e currículo’, Campus Mata Norte-Universidade de Pernambuco (UPE), Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE (CELLUPE), ESTUDOS DA BIOTA MARINHA DA UPE, GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL (GDLS), GETIJ Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude (GETIJ), Grupo de Ensino das Ciências e Matemáticas da UPE, Grupo de Estudos Comparados: Literatura e Interdisciplinaridade (Grupec) ((Grupec)), MONITORAMENTO AMBIENTAL EM ÁREAS COSTEIRAS (MAAC)
    2. Política e gestão educacional
      • A linha Política e Gestão Educacional estuda questões relacionadas com os processos de políticas educacionais a partir dos seguintes referenciais: marco legal da educação, gestão democrática, organização da educação nacional, políticas de educação ambiental e políticas da educação do campo. Estuda também o processo de gestão educacional em suas múltiplas dimensões articuladas com a formação docente consonantes com a práxis pedagógica do professor nos seguintes aspectos/enfoques/perspectivas: avaliação institucional, planejamento escolar, gestão do currículo, programas, projetos, sistemas gerenciais, sistemas de monitoramento da educação, planejamento da escola, conselho escolar. Esta linha tem por finalidade, gerar subsídios imediatamente dirigidos para a tomada de decisão sobre o modo de atuação dos professores através de programas e projetos em execução, no âmbito da escola, e para a regulação no sentido de reformular com maior autonomia as politicas em vigência na educação básica
      • Área de Concentração Educação
      • Docentes Ana Claúdia Ribeiro Tavares, Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy, Edson Francisco de Andrade, Karl Schurster Veríssimo de Sousa Leão, Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues, Mário Medeiros da Silva, Odaléa Feitosa Vidal, Waldênia Leão de Carvalho
      • Unidades de Pesquisa Campus Mata Norte-Universidade de Pernambuco (UPE)
    3. Formação de professores
      • Estuda a formação inicial e continuada de professores e a sua prática pedagógica em diferentes espaços educacionais, níveis e modalidades de ensino, na perspectiva da cultura, dos processos de ensino-aprendizagem, da profissionalização, dos saberes docentes e do currículo que possibilitem a implementação de práticas inovadoras de ensino e organização do processo de aprendizagem, com a finalidade de melhorar a qualidade da educação básica na rede pública de ensino. Desse modo, esta linha articula estudos e pesquisas voltadas para a compreensão das distintas dimensões teórico-práticas da Educação Básica, a partir da análise de fenômenos educacionais e do desenvolvimento de práticas inovadoras articulados nas diversas áreas, tais como: linguagem, didática de conteúdos específicos (Matemática, Português, Geografia, História), currículo, avaliação, prática pedagógica e docente, tecnologias da informação e comunicação, educação ambiental.
      • Área de Concentração Educação
      • Docentes Adlene Silva Arantes, Amara Cristina de Barros e Silva Botelho, Débora Amorim Gomes da Costa Maciel, José Roberto da Silva, Marcelo Alves Ramos, Maria de Fátima Gomes da Silva, Maria do Carmo Barbosa de Melo, Múcio Luiz Banja Fernandes, Niédja Maria Galvão Araújo e Oliveira
      • Unidades de Pesquisa ‘ Competências: aprendizagens necessárias e currículo’, Campus Mata Norte-Universidade de Pernambuco (UPE), Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE (CELLUPE), ESTUDOS DA BIOTA MARINHA DA UPE, GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL (GDLS), GETIJ Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude (GETIJ), Grupo de Ensino das Ciências e Matemáticas da UPE, Grupo de Estudos Comparados: Literatura e Interdisciplinaridade (Grupec), MONITORAMENTO AMBIENTAL EM ÁREAS COSTEIRAS (MAAC)
    4. Política e gestão educacional
      • A linha Política e Gestão Educacional estuda questões relacionadas com os processos de políticas educacionais a partir dos seguintes referenciais: marco legal da educação, gestão democrática, organização da educação nacional, políticas de educação ambiental e políticas da educação do campo. Estuda também o processo de gestão educacional em suas múltiplas dimensões articuladas com a formação docente consonantes com a práxis pedagógica do professor nos seguintes aspectos/enfoques/perspectivas: avaliação institucional, planejamento escolar, gestão do currículo, programas, projetos, sistemas gerenciais, sistemas de monitoramento da educação, planejamento da escola, conselho escolar. Esta linha tem por finalidade, gerar subsídios imediatamente dirigidos para a tomada de decisão sobre o modo de atuação dos professores através de programas e projetos em execução, no âmbito da escola, e para a regulação no sentido de reformular com maior autonomia as politicas em vigência na educação básica
      • Área de Concentração Educação
      • Docentes Ana Claúdia Ribeiro Tavares, Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy, Edson Francisco de Andrade, Karl Schurster Veríssimo de Sousa Leão, Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues, Mário Medeiros da Silva, Odaléa Feitosa Vidal, Waldênia Leão de Carvalho
      • Unidades de Pesquisa Campus Mata Norte-Universidade de Pernambuco (UPE)

 

DOCENTES

DOCENTES

”DISCIPLINAS”

”DISCIPLINAS”

INFORMAÇÕES DE CONTATO

INFORMAÇÕES DE CONTATO