PARCERIA ENTRE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE NAZARÉ DA MATA E O CAMPUS MATA NORTE LEVA ESTUDANTES E PROFESSORES PARA CONHECER O PROJETO PLASTIC ODYSSEY, NO PORTO DE RECIFE.

Estudantes e professores do Colégio Municipal Monsenhor Carlos Neves Calábria, de Nazaré da Mata, visitaram nesta sexta-feira 12 de maio de 2023, o Navio-Laboratório do Projeto Plastic Odyssey.

Na visita, os participantes puderam conhecer a cabine de controle do navio, que data de 1975 e possui equipamentos antigos em pleno funcionamento e equipamentos de última geração. Conheceram as áreas do navio, com mobiliário feito sob medida a partir da reciclagem do plástico, e por fim, o Laboratório de soluções em torno do plástico.

A Profa . Suzeanny Magna e os professores Marcelo Nascimento e Edson Correia, da Secretaria de Educação de Nazaré da Mata, consideram que essa visita ao Projeto Plastic Odyssey pode contribuir para ampliar o conhecimento geográfico e o interesse dos alunos e alunas por esta disciplina escolar, além de exercitar a curiosidade pelo conhecimento científico.

O que a equipe do projeto encontrou este grupo de estudantes e professores curiosos, animados em conhecer tudo sobre a iniciativa, o dia a dia no navio, e nem mesmo o gato Hamsés, adotado na escala feita no Egito, escapou da curiosidade de quem tem sede pelo saber!

De acordo com Eva Romain, que nos apresentou o navio, “a equipe da Plastic Odyssey propõe um material de apoio lúdico e que complementa os livros escolares, para abordar o tema da poluição plástica pelo prisma das soluções e desenvolver nos alunos uma postura de explorador ”

Os visitantes do Colégio Municipal Monsenhor Carlos Neves Calábria puderam conhecer a abordagem “agir em terra, antes que os resíduos sejam despejados no oceano”. Para isso, o Projeto Plastic Odyssey propõe “limpar o passado”, favorecendo a reciclagem do plástico que foi produzido, e “construir o futuro”, reduzindo a produção de resíduos plásticos.

Com essa ideia, eles fazem uma volta ao mundo, em 30 escalas, durante 3 anos para: identificar onde existem inovações simples a pôr em prática e que custam pouco, melhorá-las e difundi-las no sistema open source, a fim de desenvolvê-las onde for possível, ao redor do mundo. Como também fazer do lixo uma oportunidade, para modelos econômicos de empreendedorismo social.

Com isso, buscam desenvolver uma rede mundial de iniciativas locais, compartilhando saberes e difundindo técnicas e o conjunto de inovações na base open source para beneficiar o maior número de pessoas. Jennyfer thauanny, José Rharyandesom, Joerlyson Islan e Abimael de Lima Lopes (estudantes do Curso de Licenciatura em Geografia, que atuam no Programa de Iniciação à Docência) estiveram presentes e buscaram articular a visita com as vivências de sala de aula.

A professora Doriele Duvernoy e o professor Jorge Silva, do campus Mata Norte, destacaram a importância de proporcionar aos estudantes do interior a oportunidade de conhecer projetos com grande impacto científico, social e ambiental.

Com essa iniciativa, o Campus Mata Norte, além de se dedicar à formação de professores, celebra mais uma vez os laços com as instituições de educação básica e as secretarias municipais de educação, pontuam os professores João Allyson e Marcelo Alves, diretor e vice-diretor do campus. Para saber mais sobre o Projet Plastic Odyssey :

https://plasticodyssey.org/

https://plasticodyssey.org/wp-content/uploads/2023/DP/PR-KIT-DE-IMPRENSA-2023- PLASTIC-ODYSSEY-CP.pdf

https://plasticodyssey.org/wp-content/uploads/2023/CP/27042023_CP-BRAZIL-PlasticOdyssey-PT.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=3C5wZJ8AdE8

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/ne1/video/esta-no-recife-navio-que-faz-parte-deexpedicao-pelo-mundo-contra-poluicao-no-mar-11605657.ghtml