ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Educação Inclusiva: A formação proposta será articulada com a necessidade de que a escola crie uma cultura inclusiva, uma vez que a escola inclusiva não é feita de boas intenções, mas sim de ações concretas e planejadas. Os profissionais precisam envolver-se em um projeto coletivo, que passa por uma reformulação do espaço escolar como um todo, desde o espaço físico, a dinâmica e manejo de sala de aula, passando por currículo, metodologia e estratégia de ensino, formas e critérios de avaliação e a própria gestão escolar.
LINHAS DE PESQUISA
LINHAS DE PESQUISA
Linha 1: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
A linha contempla pesquisas e estudos epistemológicos, políticos e históricos referentes à Educação Especial numa nova perspectiva de atuação, qual seja, o vínculo com a constituição de espaços educacionais inclusivos. Busca analisar as implicações epistemológicas e políticas contemporâneas relacionadas às práticas educacionais, com ênfase na gestão de sistemas escolares, nos recursos de suporte pedagógico especializado, na construção, implantação e usabilidade de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como aspectos favorecedores e inovadores para a escolarização dos estudantes, garantindo-lhes o direito de aprendizagem e desenvolvimento nessa área de conhecimento.
Linha 2: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva
A linha contempla pesquisas e estudos referentes à conceituação sobre Educação e Inovação tecnológica e estrutura para o desenvolvimento de educação mediada por tecnologias e suas interlocuções com a Educação Especial e Inclusiva. Busca analisar metodologias ativas de ensino e de aprendizagem baseada em uso de tecnologias digitais, redes sociais como espaços educativos, jogos digitais e a aprendizagem. Aborda ainda estudo e análise de mobilidade na sala de aula, Projetos, inclusão digital e cidadania, bem como conceituação e análise da Tecnologia Assistiva como área de conhecimento e recursos e sua aplicabilidade no contexto educacional inclusivo.
Linha 3: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva
A linha contempla pesquisas e estudos relacionados diretamente às práticas educacionais e aos processos formativos de educadores (inicial, continuada e em serviço) para atuação pedagógica na diversidade, contemplando os princípios de uma educação inclusiva. Busca analisar os processos de ensino e aprendizagem e as inovações pedagógicas para o atendimento às necessidades educacionais de qualquer ordem: biopsicossocial ou etnocultural. Os estudos se concentram nos aspectos relacionados à organização da escola para garantir a formação de educadores numa perspectiva inclusiva, a partir da análise de práticas, desenvolvimento curricular, adequações de recursos ou métodos pedagógicos e em procedimentos que possibilitem o êxito na escolarização dos estudantes.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)
CALENDÁRIO ACADÊMICO
CALENDÁRIO ACADÊMICO
INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS
INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS
SUL
- UEM – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
- UEPG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
- UNESPAR – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ
- UDESC – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SUDESTE
- UNESP – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (PRESIDENTE PRUDENTE)
- UNIFESP – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
NORDESTE
- UEMA – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
- UEPB – UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
- UPE – UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
NORTE
- UNIFESSPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
- UFRR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
- UNIFAP – UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
CENTRO-OESTE
CONSELHO DO PROGRAMA
CONSELHO DO PROGRAMA
Conselho Gestor do Programa
Prof° Dr. Klaus Schulunzen Jr. (UNESP) Coordenador Nacional
Profª Dra. Anna Augusta Sampaio de Oliveira (UNESP) Sub-coordenadora
Prof° Dr. Marion Machado Cunha (UNEMAT) Titular
Prof° Dr. Lúcio José Dutra Lord (UNEMAT) Suplente
Profª Dra. Rita de Cássia da Silva Oliveira (UEPG) Titular
Profª Dra. Vera Lúcia Martiniak (UEPG) Suplente
REGULARMENTO E NORMAS - REGIMENTO GERAL - INSTRUÇÕES NORMATIVAS
REGULARMENTO E NORMAS - REGIMENTO GERAL - INSTRUÇÕES NORMATIVAS
Regimento Geral PROFEI
Instruções Normativas PROFEI
- Instrução Normativa 01/2020 – NORMAS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS CAPES
- Instrução Normativa 02/2020 – NORMAS PARA O CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES
- Instrução Normativa 03/2021 – NORMAS PARA O EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
- Instrução Normativa 04/2021 – ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO FINAL DE CURSO
- Instrução Normativa 05/2021 – REGULAMENTO SOBRE AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES
- Instrução Normativa 08/2021 – ORIENTAÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO/CADASTRO PLATAFORMA SUCUPIRA
Instruções Normativas PROFEI- UPE/Mata Norte
Em breve
COORDENAÇÃO
COORDENAÇÃO
Professora Dra. Mirtes Ribeiro de Lira: Coordenadora
Professor Dr. Ernani Martins dos Santos: Vice-Coordenador
Entre em contato com a coordenação do curso através do e-mail: coord.profei@upe.br
SECRETARIA
SECRETARIA
CORPO DISCENTE
CORPO DISCENTE
CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DOCENTE
CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DOCENTE
PROCESSOS SELETIVOS
PROCESSOS SELETIVOS
Retificação do Edital PROFEI Nº 07/2022
Edital Processo Seletivo para turma 2022
Treinamento e Convocação para a Prova Digital
Divulgação da Análise de Recurso da Nota da Prova Objetiva
Divulgação da Análise de Recurso e da Nota da Documentação
Divulgação da Análise de Recurso e da Nota do Projeto de Pesquisa
Divulgação da Análise de Recurso e dos Candidatos que Serão Convocados para Entrevista
Divulgação do Resultado da Arguição Virtual (Entrevista) e da Classificação Prévia
Divulgação do Resultado da Homologação das Inscrições (AMPLA CONCORRÊNCIA E COTAS)