BACHARELADO EM DIREITO
DADOS DA
COORDENAÇÃO
CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Bacharelado em Direito/
Campus Benfica - Arcoverde
COORDENADORES:
Giorge André Lando (Benfica)
Rita de Cássia Souza Tabosa Freitas (Arcoverde)
E-MAIL DE CONTATO:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE
NÚMERO DO PARECER:
003/2023-CES (Benfica e Arcoverde)
VIGÊNCIA DO PARECER:
18/01/2028
DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
10 (Dez)
TURNO DE OFERTA:
Benfica: Diurno
Arcoverde: Diurno
VAGAS POR ENTRADA:
40 vagas anuais.
Esse curso possui entrada apenas no 2º semestre.
APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)
A nova matriz dos cursos de Direito da UPE é bastante atual e de acordo com o mercado de trabalho. Os cursos dispõem de 4.155 horas, entre disciplinas teóricas obrigatórias, disciplinas curriculares de extensão, estágios supervisionados, disciplinas eletivas, e atividades complementares.
Os cursos de Direito da UPE apresentam um rol diversificado de disciplinas eletivas, as quais tem o objetivo de orientar as profissões jurídicas, mas também com vistas a interação com as condições culturais, sociais e econômicas locais e nacionais, e assim promover objetivos coletivos e difusos, envolvendo inclusão, redução dos desequilíbrios sociais e o desenvolvimento dos direitos humanos.
O estágio supervisionado pode ser realizado no Núcleo de Prática Jurídica e na Câmara Privada de Mediação e Conciliação, destinados ao atendimento gratuito do público economicamente vulnerável, bem como, promover experiências simuladas e reais aos discentes.
Os cursos de Direito da UPE oferecem monitorias, grupos de pesquisas, iniciação científica e atividades de extensão, tudo com o objetivo de proporcionar uma formação completa aos futuros juristas.
COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)
Em face do perfil acima, os NDEs determinaram as seguintes competências e habilidades necessárias ao egresso:
I – domínio linguístico, oral e escrito, da norma culta e das práticas dissertativo-argumentativas próprias da área jurídica;
II – compreensão e domínio técnico para a pesquisa e utilização da doutrina, da jurisprudência, da legislação geral e de outras fontes da área jurídica;
III – interpretação e aplicação plena das normas técnico-jurídicas;
IV – conhecimento pleno acerca da realidade jurídica de sua região de inserção de modo a buscar a justiça social e a constituição da cidadania plena para e si e para outrem;
V- autonomia para a educação continuada e busca pela inovação em sua área;
VI – ética, moral e capacidade técnica para a defesa dos direitos de todos os cidadãos e instituições, seja no âmbito público e privado;
VII – visão empreendedora e estratégica para a sua área de atuação;
VIII – capacidade de liderança, julgamento e tomada de decisões;
IX – domínio de tecnologias para a aplicação e gestão do direito;
X – consciência acerca da sustentabilidade e das prerrogativas e anseios da sociedade globalizada;
XI – capacidade para se adequar a todas as realidades e instâncias sociais, de modo a defender a plenitude do direito.
PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO
O mercado de trabalho para quem faz o curso de Direito é rico de oportunidades, tanto em órgãos públicos quanto na iniciativa privada. O profissional que está entrando no mercado pode optar por seguir carreira jurídica ou atuar na advocacia.
A carreira jurídica é desempenhada por bacharéis em Direito e o acesso, geralmente, acontece por concurso público. Na iniciativa privada, estão surgindo novas áreas para atender as demandas da sociedade, como Direito Digital, Biodireito e Compliance. E para aqueles que pretendem concurso público, são diversas as carreiras: juiz, promotor de justiça, defensor público, delegado, advogado da união, procurador (de Contas, do Estado, do Município).