- Home
- Coordenação
- Editais
- Grupos de Pesquisa
- Laboratórios
- Difusão Científica
- Comitê e Comissões
- Sistemas de Apoio à Pesquisa
- Documentos
- Contato
Home
A Coordenação Geral de Pesquisa (CPQ) tem como missão articular, fomentar e fortalecer a pesquisa científica e tecnológica na Universidade de Pernambuco (UPE), em alinhamento estratégico com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPEGI).
De acordo com o Art. 144 do Regimento Interno da UPE, a Universidade deverá, com apoio da CPQ, incentivar as pesquisas científica e tecnológica, mediante:
- Publicação de anais da produção científica da Universidade;
- Manutenção de banco de informação, atualizado e de fácil acesso, das pesquisas realizadas na Universidade de Pernambuco;
- Celebração de Convênios com agências nacionais, estrangeiras e internacionais para financiamento, promoção de pesquisas e divulgação de seus resultados;
- Oferta de bolsas de pesquisa, em diversas categorias, principalmente as de iniciação científica;
- Formação de servidores em cursos de pós-graduação próprios ou de outras instituições, nacionais e estrangeiras, de acordo com o programa de sua qualificação;
- Concessão de auxílios para execução de projetos específicos;
- Intercâmbio com instituições científicas, estimulando o fazer coletivo de pesquisadores em projetos afins;
- Divulgação dos resultados das pesquisas realizadas na Universidade;
- Promoção de congressos, simpósios e seminários para estudos e debates científicos;
- Estímulo à formação e à sustentabilidade de grupos de pesquisa;
- Incentivo à participação de pesquisadores da Instituição em editais de órgãos de fomento;
- Consignação, no orçamento da Universidade, de verbas destinadas à pesquisa e à instituição de um Fundo Especial, destinado ao exercício da pesquisa na UPE;
- Colaboração dos órgãos suplementares com os projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade.
Coordenação
COORDENAÇÃO
Coordenador Geral
Prof. Dr. Alexandre Magno Andrade Maciel
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gerente de Articulação
Prof. Dr. Romero Marcos Pedrosa Brandão Costa
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gerente de Fomento
Prof. Dr. Rodrigo de Paula monteiro
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Secretário
Caio Ferraz de Menezes Feitosa
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Assistente Administrativo
Poliana Miranda Rangel
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Editais
EDITAIS
2025
- Edital Extraordinário do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) - 2025
-
Edital de Apoio à Pesquisa (APQ) - 2025
-
Edital de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação 2025
-
Edital de Comissões Temáticas da PROPEGI
2024
- Edital Bolsistas de Apoio Técnico - 2024
- Edital de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação
-
Edital de Apoio à Pesquisa (APQ)
Grupos de Pesquisa
GRUPOS DE PESQUISA
A Universidade de Pernambuco (UPE) conta com mais de 200 grupos de pesquisa certificados pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), abrangendo todas as grandes áreas do conhecimento.
Informações detalhadas sobre esses grupos — como seus integrantes (pesquisadores, estudantes e técnicos), linhas de pesquisa, bem como sua produção científica, tecnológica e artística — podem ser acessadas no site: http://lattes.cnpq.br/web/dgp.
A base de dados do DGP é continuamente atualizada pelos líderes dos grupos, o que garante dinamismo e constante renovação das informações disponíveis.
Para a criação de um novo grupo de pesquisa vinculado à UPE no DGP do CNPq, o pesquisador responsável deve observar as diretrizes estabelecidas na Resolução CEPE Nº 037/2023, que regulamenta a criação e a manutenção de grupos de pesquisa na instituição.
Laboratórios
LABORATÓRIOS
A Universidade de Pernambuco (UPE) possui uma infraestrutura laboratorial robusta e diversificada, composta por mais de 170 laboratórios distribuídos por todas as suas unidades acadêmicas e de saúde. Esses espaços são fundamentais para o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica, artística e cultural, além de desempenharem papel essencial no ensino e na extensão universitária.
Os laboratórios da UPE atuam em diversas áreas do conhecimento, promovendo a inovação, a formação de recursos humanos qualificados e a prestação de serviços especializados à sociedade. Eles abrigam:
- Pesquisas acadêmicas e científicas de alto impacto;
- Projetos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado;
- Iniciativas de inovação tecnológica e incubação de ideias;
- Atividades práticas de ensino e extensão universitária;
- Serviços técnicos especializados em diversas áreas.
Os laboratórios estão presentes em todos os campi da Universidade de Pernambuco (UPE), atendendo às demandas específicas de cada área do conhecimento.
👉 Clique aqui para acessar a distribuição completa.
📄 Clique aqui para baixar o arquivo em formato PDF.
Laboratórios Multiusuários de Pesquisa
A Universidade de Pernambuco (UPE) mantém uma rede de Laboratórios Multiusuários, espaços equipados para impulsionar pesquisa científica, inovação tecnológica e colaboração entre pesquisadores da UPE, outras instituições e o setor produtivo. Essa infraestrutura otimiza recursos e promove a interdisciplinaridade ao permitir o uso compartilhado de equipamentos. Integrados à Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE) do MCTI (Clique aqui) os Laboratórios Multiusuários da UPE ganham visibilidade nacional e internacional. Essa integração facilita o acesso da comunidade científica a equipamentos e serviços especializados, ampliando parcerias, colaborações e o impacto das pesquisas desenvolvidas
Os laboratórios multiusuários da UPE desempenham um papel estratégico no avanço da ciência e tecnologia, garantindo:
- Otimização de recursos: compartilhamento de equipamentos de alto custo, reduzindo a necessidade de duplicação de investimentos;
- Interdisciplinaridade: colaboração entre diferentes áreas do conhecimento, impulsionando descobertas inovadoras;
- Formação de pesquisadores: capacitação de alunos de graduação e pós-graduação no uso de tecnologias avançadas;
- Apoio à inovação: prestação de serviços especializados para empresas e setores produtivos, fortalecendo a interação universidade-indústria;
- Maior visibilidade e impacto: inserção dos laboratórios no cenário nacional e internacional por meio da PNIPE.
Em 2025, a UPE aprovou uma Resolução específica que regulamenta a criação, funcionamento e manutenção dos Laboratórios Multiusuários da Universidade (RESOLUÇÃO CONSUN No 007/2025). Essa normativa estabelece diretrizes claras para garantir a transparência na gestão, o acesso igualitário à infraestrutura e a excelência na prestação de serviços científicos e tecnológicos à comunidade acadêmica e à sociedade. O documento com informações sobre o processo de credenciamento dos laboratórios multiusuários pode ser encontrado aqui.
Difusão Científica
DIFUSÃO CIENTÍFICA
O Ciência UPE é uma iniciativa da Universidade de Pernambuco (UPE) que visa centralizar e impulsionar a divulgação da produção científica da instituição. Ao agregar eventos, disseminar conhecimento e ampliar a interação entre pesquisadores, o Ciência UPE fortalece o ambiente de colaboração e a troca de experiências entre acadêmicos, pesquisadores e estudantes da UPE e de outras instituições. Esta plataforma é o seu portal para descobrir os eventos da universidade e acompanhar os avanços da pesquisa na UPE.
Comitê e Comissões
COMITÊ E COMISSÕES
Comissão de Pesquisa |
A Comissão Temática de Apoio às Atividades de Pesquisa da Universidade de Pernambuco (UPE) foi instituída pela Resolução CONSUN nº 011/2023 com o objetivo de fortalecer e qualificar a política institucional de pesquisa. A Comissão atua no assessoramento da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI), exercendo as seguintes atribuições:
A atual composição da Comissão foi nomeada por meio da Portaria nº 1455/2023, com vigência de dois anos a partir de 30 de junho de 2023, sendo formada por representantes das diferentes grandes áreas do conhecimento:
- Bruno José Torres Fernandes - Ciências Exatas e da Terra - Fábio Sérgio Barbosa da Silva - Ciências Agrárias - Fagner José Coutinho de Melo - Ciências Sociais e Aplicadas - Francisco Madeiro Bernardino Junior - Engenharias - Jael Maria de Aquino - Ciências Da Saúde - José Jacinto dos Santos Filho - Linguística, Letras E Artes - Luciano da Fonseca Lins - Ciências Humanas - Vladimir da Mota Silveira Filho - Ciências Biológicas
|
Comitês de Ética em Pesquisa |
||||||||
Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) são instâncias colegiadas, interdisciplinares e independentes, com munus público, ou seja, responsabilidade de interesse coletivo. Seu principal objetivo é proteger a integridade e a dignidade dos participantes de pesquisas envolvendo seres humanos, assegurando que os estudos sejam conduzidos dentro dos mais altos padrões éticos e em conformidade com a legislação vigente. Os CEPs são vinculados à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), que faz parte do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e seguem diretrizes rigorosas para garantir a segurança e os direitos dos participantes. Para obter certificação junto à CONEP, os Comitês devem cumprir as exigências estabelecidas pela Resolução CNS nº 370/2007. Na Universidade de Pernambuco (UPE), os CEPs foram organizados para atender às diferentes unidades acadêmicas e de saúde da instituição. Confira a estrutura de atendimento de cada Comitê abaixo:
Membros: Aaa – CEP Reitoria UPE Bbb – CEP HUOC/PROCAPE Ccc – CEP CISAM DDD – CEP Multicampi Garanhuns
Para mais informações consulte: https://www.upe.br/?Itemid=933
|
Comissão de Biossegurança |
A Comissão de Biossegurança da Universidade de Pernambuco (UPE) tem como responsabilidade a elaboração, implementação e fiscalização das normas de biossegurança no âmbito institucional. Entre suas atribuições, destaca-se a criação de planos e protocolos específicos voltados à proteção da comunidade acadêmica e ao controle de riscos nas atividades desenvolvidas, como, por exemplo, o Plano de Biossegurança da UPE Multicampi. |
Sistemas de Apoio à Pesquisa
SISTEMAS DE APOIO À PESQUISA
SAPIENS - Sistema de Gestão de Pesquisa e Inovação |
O SAPIENS (Sistema de Gestão da Pesquisa e Inovação da UPE), substituto do SISPG, é o sistema responsável por agregar todas as informações sobre os projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos na UPE.
Por meio deste sistema, é possível cadastrar pesquisadores, projetos de pesquisas e planos de trabalho, bem como acompanhar todo o processo de submissão de pedidos de fomento aos editais da UPE. O SAPIENS também permite o registro e o acompanhamento de projetos de inovação em parceria com empresas, fortalecendo a interface entre universidade e setor produtivo.
O sistema está disponível para toda comunidade acadêmica no link http://sapiens.upe.br.
Para os docentes já cadastrados no SISPG:
Para mais informações consulte o Guia Sapiens 1.5.pdf
|
SISPG - Sistema de Informações Sobre Pós-graduação e Pesquisa |
O SISPG (Sistema de Informações Sobre Pós-graduação e Pesquisa) foi o sistema de registro de informações das atividades de pesquisa e de pós-graduação da Universidade de Pernambuco durante os anos de 2005 a 2023. Atualmente o sistema continua disponível apenas para consultas pela comunidade acadêmica através do site: http://www.sispg.upe.br
|
REDCap - Plataforma para coleta de dados gerenciamento e disseminação de dados |
O REDCap (Research Electronic Data Capture) é um dos softwares mais utilizados no mundo para coleta e gerenciamento eletrônico de dados em pesquisa. Desenvolvido para garantir segurança, flexibilidade e eficiência, a plataforma permite a captura de dados tanto online quanto offline, com recursos avançados para gerenciamento de fluxo de trabalho, validação em tempo real e disseminação controlada das informações. O REDCap permite ao usuário cadastrado poder gerenciar seu próprio banco de dados de forma intuitiva, a qualquer momento e de qualquer dispositivo, utilizando apenas um navegador web. A plataforma promove a reutilização segura e reprodutível de dados, alinhada às práticas científicas, garantindo confiabilidade e rastreabilidade em todas as etapas do projeto. Além disso, o usuário consegue obter integração e análise de dados de forma simplificada através da importação e exportação de dados em múltiplos formatos, geração de relatórios dinâmicos e reprodutíveis e transferência direta para softwares estatísticos (como R, SPSS e SAS), assegurando precisão e agilidade nas análises. De forma segura com mecanismos avançados de validação de dados e proteção de informações sensíveis, o REDCap assegura integridade e confidencialidade em ambientes acadêmicos, clínicos e corporativos. Na Universidade de Pernambuco (UPE), a plataforma já é adotada em 17 projetos ativos, envolvendo mais de 70 pesquisadores – comprovando sua eficiência na gestão de dados acadêmicos e clínicos.
MISSÃO Promover a disseminação do uso da REDCap na UPE com a finalidade de elevar o status de qualidade das pesquisas científicas em todas as áreas de conhecimento. Regimento interno da REDCap-UPE
DOCUMENTOS Termo de compromisso para utilização da plataforma Termo de compromisso para utilização da plataforma em Estudos Multicêntricos Termo de compromisso para uso do REDCap Mobile App Termo de compromisso para mover o projeto para a produção
|
Documentos
DOCUMENTOS
-
Dúvidas frequentes sobre o Sistema de Informações sobre Pós-graduação e Pesquisa (SISPG)
-
Resolução CEPE Nº 037/2023: diretrizes para a criação e manutenção de grupos de pesquisa
-
Formulário de submissão de documentos para implantação de vínculo
-
Formulário para solicitação de cancelamento, substituição ou mudança de vínculo de estudantes