1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - Universidade de Pernambuco

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO - NAI

 

Instituído através da Resolução CONSUN N° 017/2021 (Art.10°) e vinculado à Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD/CDG , o NAI tem como objetivo articular e assessorar os cursos de graduação no que se refere à acessibilidade e à inclusão, contribuindo para a garantia da equidade de condições para o acesso à educação de qualidade a todos/as.

O NAI tem como princípios o acolhimento, reconhecimento das diferenças e o respeito aos interesses e necessidades individuais de aprendizagem, visando o pleno desenvolvimento das potencialidades dos discentes e docentes, garantindo assim, a sua participação na vida acadêmica com autonomia, segurança e sucesso.

Ademais, o NAI tem como missão primordial o desenvolvimento de uma cultura inclusiva e anticapacitista* na Universidade de Pernambuco.

 

*O QUE É CAPACITISMO?

O capacitismo, entendido como processo social estrutural, enraizado nas diversas instituições, tem sido pensado para nomear a discriminação de pessoas por motivo de deficiência, e também tem sido compreendido como um eixo de opressão que, na intersecção com o racismo e o sexismo, produz como efeito a ampliação dos processos de exclusão social, pautando lugares de pertencimento e segregação.”

(Fonte: Estudos da Deficiência: anticapacitismo e emancipação social, Gesser, Bock e Lopes (orgs). Editora CRV, 2020)

 

ATRIBUIÇÕES PRINCIPAIS DO NAI:

  • Identificar demandas de acessibilidade e inclusão nos cursos de graduação da UPE;
  • Orientar docentes e coordenadores de curso no que se refere à legislação vigente na área de acessibilidade e inclusão educacional
  • Apoiar docentes e coordenadores de curso na busca de alternativas didático-pedagógicas que possibilitem a aprendizagem com qualidade de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;
  • Fomentar a formação continuada de docentes nas temáticas relacionadas à acessibilidade e inclusão.

 

Contato pelo E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA - SÉRIE DE VÍDEOS

 

 

 

 

 

 

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO CONTEXTO DA UPE
TARCIA SILVA
Doutora em Educação e Professora da UPE

 

 

 

 

 

 

INCLUSÃO EDUCACIONAL
BETÂNIA DA MATA
Diretora da Faculdade da FENSG/UPE e coordenadora do Projeto Solidaris na UPE - Universidades Inclusivas 

 

 

 

 

 

A POLÍTICA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA UPE
MIRTES LIRA
Pós-doutora em Educação, coordenadora do núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UPE e coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI)

 

 

 

 

 

 

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
VENCESLAU TAVARES
Doutor em Direito e professor da UPE

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS
MÁRCIA ELIZABETH
Pedagoga, doutora em Educação e especialista em Libras

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO DEFICIENTE VISUAL
JEOVANI LIMA
Pedagogo e especialista em Orientação e Mobilidade da Pessoa com Deficiência Visual 

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
ANA CAROLINA RABELO
Psicóloga e professora especialista em TCC e Análise do Comportamento 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA PESSOA COM SUPERDOTAÇÃO OU ALTAS HABILIDADES
THIANE ARAÚJO
Psicóloga, especialista em Educação Especial e coordenadora do Núcleo de Atividades em altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S)  

 

 

 

 

 

 

DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
ALENA NOBRE
Pedagoga, doutora em Psicologia Cognitiva e professora da UPE

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MÍDIAS SOCIAIS
GABRIEL MARANHÃO
Jornalista, mestre em Direitos Humanos pela UFPE com foco em Educação Inclusiva e doutorado em Comunicação Social pela UFPE

 

Diferenças entre Educação Especial e Educação Inclusiva
JOSANIEL VIEIRA DA SILVA
Docente UPE, Doutor em Educação

  Barreiras para inclusão educacional: conceitos e tipos
ANA PAULA CAVALCANTE LUNA DE ANDRADE
Docente UPE, Doutora em Ciências da Religião
  Os estereótipos e os preconceitos como barreiras para a inclusão educacional e as estratégias para combatê-los
HELLEN CHRYSTIANNE LUCIO BARROS
Docente UPE, Doutora em Psicologia
  Acessibilidade: conceito e tipos
ANNA LÚCIA DE MIRANDA COSTA
Pedagoga UPE, Doutora em Psicodidática/Educação
  O papel da comunicação inclusiva na promoção de um ambiente educacional acolhedor para todos(as) os(as) estudantes
IZABELLY CORREIA DOS SANTOS BRAYNER
Docente UPE, Doutora em Ciências da Linguagem
  Os benefícios de uma abordagem inclusiva para todos(as) os(as) estudantes
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
Docente UPE, Pós-doutora em Educação
  Audiodescrição, como fazer?
JEOVANI LIMA DE OLIVEIRA
Pedagogo e especialista em orientação e mobilidade da pessoa com deficiência visual