Instituído através da Resolução CONSUN N° 017/2021 (Art.10°) e vinculado à Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD/CDG , o NAI tem como objetivo articular e assessorar os cursos de graduação no que se refere à acessibilidade e à inclusão, contribuindo para a garantia da equidade de condições para o acesso à educação de qualidade a todos/as.
O NAI tem como princípios o acolhimento, reconhecimento das diferenças e o respeito aos interesses e necessidades individuais de aprendizagem, visando o pleno desenvolvimento das potencialidades dos discentes e docentes, garantindo assim, a sua participação na vida acadêmica com autonomia, segurança e sucesso.
Ademais, o NAI tem como missão primordial o desenvolvimento de uma cultura inclusiva e anticapacitista* na Universidade de Pernambuco.
*O QUE É CAPACITISMO?
O capacitismo, entendido como processo social estrutural, enraizado nas diversas instituições, tem sido pensado para nomear a discriminação de pessoas por motivo de deficiência, e também tem sido compreendido como um eixo de opressão que, na intersecção com o racismo e o sexismo, produz como efeito a ampliação dos processos de exclusão social, pautando lugares de pertencimento e segregação.”
(Fonte: Estudos da Deficiência: anticapacitismo e emancipação social, Gesser, Bock e Lopes (orgs). Editora CRV, 2020)
ATRIBUIÇÕES PRINCIPAIS DO NAI:
- Identificar demandas de acessibilidade e inclusão nos cursos de graduação da UPE;
- Orientar docentes e coordenadores de curso no que se refere à legislação vigente na área de acessibilidade e inclusão educacional
- Apoiar docentes e coordenadores de curso na busca de alternativas didático-pedagógicas que possibilitem a aprendizagem com qualidade de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;
- Fomentar a formação continuada de docentes nas temáticas relacionadas à acessibilidade e inclusão.
Contato pelo E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA - SÉRIE DE VÍDEOS
|
|
INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO CONTEXTO DA UPE TARCIA SILVA Doutora em Educação e Professora da UPE
|
|
|
INCLUSÃO EDUCACIONAL BETÂNIA DA MATA Diretora da Faculdade da FENSG/UPE e coordenadora do Projeto Solidaris na UPE - Universidades Inclusivas
|
|
|
A POLÍTICA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA UPE MIRTES LIRA Pós-doutora em Educação, coordenadora do núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UPE e coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI)
|
|
|
ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VENCESLAU TAVARES Doutor em Direito e professor da UPE
|
|
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS MÁRCIA ELIZABETH Pedagoga, doutora em Educação e especialista em Libras
|
|
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO DEFICIENTE VISUAL JEOVANI LIMA Pedagogo e especialista em Orientação e Mobilidade da Pessoa com Deficiência Visual
|
|
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ANA CAROLINA RABELO Psicóloga e professora especialista em TCC e Análise do Comportamento
|
|
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA PESSOA COM SUPERDOTAÇÃO OU ALTAS HABILIDADES THIANE ARAÚJO Psicóloga, especialista em Educação Especial e coordenadora do Núcleo de Atividades em altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S)
|
|
|
DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM ALENA NOBRE Pedagoga, doutora em Psicologia Cognitiva e professora da UPE
|
|
|
EDUCAÇÃO, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MÍDIAS SOCIAIS GABRIEL MARANHÃO Jornalista, mestre em Direitos Humanos pela UFPE com foco em Educação Inclusiva e doutorado em Comunicação Social pela UFPE
|
|
|
Diferenças entre Educação Especial e Educação Inclusiva JOSANIEL VIEIRA DA SILVA Docente UPE, Doutor em Educação
|
|
|
Barreiras para inclusão educacional: conceitos e tipos ANA PAULA CAVALCANTE LUNA DE ANDRADE Docente UPE, Doutora em Ciências da Religião |
|
|
Os estereótipos e os preconceitos como barreiras para a inclusão educacional e as estratégias para combatê-los HELLEN CHRYSTIANNE LUCIO BARROS Docente UPE, Doutora em Psicologia |
|
|
Acessibilidade: conceito e tipos ANNA LÚCIA DE MIRANDA COSTA Pedagoga UPE, Doutora em Psicodidática/Educação |
|
|
O papel da comunicação inclusiva na promoção de um ambiente educacional acolhedor para todos(as) os(as) estudantes IZABELLY CORREIA DOS SANTOS BRAYNER Docente UPE, Doutora em Ciências da Linguagem |
|
|
Os benefícios de uma abordagem inclusiva para todos(as) os(as) estudantes MIRTES RIBEIRO DE LIRA Docente UPE, Pós-doutora em Educação |
|
|
Audiodescrição, como fazer? JEOVANI LIMA DE OLIVEIRA Pedagogo e especialista em orientação e mobilidade da pessoa com deficiência visual |