1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Notícias - Universidade de Pernambuco

UPE participa de reunião do Consórcio Universitas de Pernambuco com a FACEPE

Publicado em 29/10/24

 

Nesta sexta-feira (25), a Universidade de Pernambuco participou da reunião das Instituições de Educação Superior que integram o Consórcio Universitas de Pernambuco com a presidência da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). Na pauta, debateu-se sobre as ações e propostas para o fortalecimento da pauta da ciência, tecnologia, extensão e inovação no Estado de Pernambuco.

“O momento foi fundamental para dialogarmos demandas específicas com os representantes da FACEPE. Na discussão, o grupo conseguiu destacar a importância do fortalecimento de investimentos em ciência e tecnologia, para que possamos continuar colaborando com o crescimento do estado a partir de políticas públicas da educação”, enfatizou o Prof. José Roberto Cavalcanti, Vice-reitor da UPE.

Participaram da reunião: o Vice-reitor da UPE, Prof. José Roberto Cavalcanti, a Presidente da FACEPE, Profa. Fernanda Pimentel, a Diretora Científica, Profa. Helen Jamil Khourye, o Diretor de Inovação, Prof. Leonardo Ferraz Xavier, o Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Prof. Alfredo Gomes, a Reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Profa. Maria José de Sena, o Vice-reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Prof. Delmar Cardoso, o Reitor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Prof. Airon Melo, o Reitor do Centro Universitário Tabosa de Almeida, Prof. Paulo Muniz, e a Reitora do Centro Universitário Frassinetti do Recife, Profa. Maria das Graças.

UPE apresentou o diagnóstico dos campos de prática das Universidades Estaduais e Municipais filiadas à ABRUEM

 


Publicado em 29/10/2024

 

Durante o 72º Fórum Nacional da Associação Brasileira dos Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), realizado entre os dias 23 a 26 de outubro de 2024, em Palmas, a Universidade de Pernambuco (UPE) apresentou o diagnóstico situacional dos campos de prática das Universidades Estaduais e Municipais filiadas à entidade. Atualmente, a coordenação da Câmara de Saúde e Hospitais de Ensino é realizada pela UPE, com a coordenação da Profª Socorro Cavalcanti, Reitora, e a Profª Marianne Sabino, docente da Faculdade de Ciências Médicas da UPE (FCM-UPE). Durante o encontro, as docentes apresentaram os cenários e campos de práticas em saúde utilizados pelas filiadas à ABRUEM. Os dados refletem a participação de 25 das 46 universidades, totalizando 48 cursos, com um panorama das situações referentes à gestão de vagas até a qualificação da preceptoria. 

“Um dado que chamou atenção foi o pequeno número de cursos que tem como instrumento normativo das práticas o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), 13 dos 48 cursos respondentes, o que tem ocasionado conflitos nas ofertas e ocupações das vagas”, destacou a Profª. Marianne Sabino.

Durante o evento, a Câmara de Saúde e Hospitais de Ensino lançou a proposta da elaboração de um livro cujo tema central é o papel das Universidades Estaduais e Municipais na construção e consolidação dos territórios em saúde. A obra será publicada  pela Editora da Universidade de Pernambuco, com lançamento previsto para o fórum do segundo semestre de 2025, que será realizado na Universidade Estadual do Pará.

“Temos realizado um trabalho efetivo de compreensão das demandas dos Hospitais de Ensino das instituições afiliadas a ABRUEM e queremos compartilhar as práticas de sucesso. O livro, digital e de acesso livre, será fundamental para trocarmos experiências com todas as instituições”, pontuou a Profª Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.

As pesquisas desenvolvidas pela Câmara de Saúde e Hospitais de Ensino continuam sendo desenvolvidas e serão apresentadas na próxima reunião da ABRUEM.

SBPC abre inscrições para o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

publicado dia 25/10/2024

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) abre as inscrições para o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que celebra cientistas brasileiras de destaque e jovens pesquisadoras com potencial promissor na área científica.

Instituído como uma homenagem a Carolina Martuscelli Bori, primeira mulher a presidir a SBPC e defensora incansável da ciência e democracia no Brasil, o prêmio visa inspirar e reforçar a presença feminina na ciência. Atualmente, apesar de representarem mais de metade da população global, as mulheres ainda são apenas 30% dos cientistas, o que torna o incentivo à igualdade um objetivo essencial para o futuro da pesquisa.

As vencedoras serão anunciadas até 20 de janeiro de 2025 e a cerimônia de premiação acontecerá em 11 de fevereiro de 2025, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

As inscrições para indicação de candidatas vão até o dia 31 de outubro de 2024. As interessadas podem se inscrever através do link: https://rb.gy/ykkmr0 

ICB-UPE exibe a exposição "Do macro ao micro: explorando a Biologia"

Publicado em 25/10/24

 

Nesta quinta-feira (24) o Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (ICB/UPE) promoveu a exposição "Do macro ao micro: explorando a Biologia", como parte da programação da Semana Universitária 2024, que ocorreu no Anfiteatro de Anatomia e anexos do ICB. O evento teve o objetivo de mostrar ao público interno e externo à UPE, a constituição e funcionamento do corpo humano, bem como as características e fisiologia de outros seres vivos, incluindo outros animais, plantas e micro-organismos.

A exposição contou com a apresentação e exibição de uma seleção de itens nas áreas de Anatomia, Histologia, Zoologia, Microbiologia, Micologia, Parasitologia, Citologia, Embriologia e Biofísica. Além disso, contou com a participação do projeto de extensão para Doação de Corpos e também com o envolvimento dos discentes de Ligas Acadêmicas do ICB. Foi solicitado aos visitantes que trouxessem um quilo de alimento não perecível, para posterior doação à instituições de caridade.

Estiveram envolvidos na ação cerca de 30 docentes e servidores e em torno de 100 discentes monitores. Durante as oito horas de exibição, a exposição recebeu 650 visitantes, entre estudantes de ensino médio de escolas públicas e particulares, discentes de escolas técnicas estaduais e privadas, além de estudantes e servidores da própria Universidade, abrangendo toda a região metropolitana do Recife. Ao todo foram arrecadados mais de 500 quilos de alimentos que serão encaminhados à Casa de Chagas, local onde pacientes são atendidos pelo Setor de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, dentre outras instituições de caridade.

UPE participa do 72º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da ABRUEM

publicado dia 24/10/2024

 

Entre os dias 23 a 26 de outubro de 2024, no Hotel dos Girassóis Plaza, em Palmas, a Universidade de Pernambuco (UPE) participa do 72º Fórum Nacional da Associação Brasileira dos Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). Esta edição tem como tema “Interiorização Universitária: o papel das universidades na promoção do desenvolvimento territorial” e aborda questões relacionadas ao impacto das universidades no desenvolvimento das regiões em que estão inseridas.

O Fórum da Abruem é realizado semestralmente, oferecendo uma plataforma de diálogo entre as instituições de ensino superior do Brasil. A programação do evento em Palmas inclui palestras, debates e reuniões com participantes de diversas universidades, além de apresentações culturais. Entre os pontos principais de discussão estão o papel transformador do ensino superior no desenvolvimento regional e a formação de profissionais capacitados para atuarem nas áreas mais remotas do país.

No evento, a UPE está sendo representada, Profa. Socorro Cavalcanti e Profa. Marianne Sabino, docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM-UPE). Durante o encontro, são discutidas políticas públicas, inovação e empreendedorismo, com foco em como as universidades estaduais e municipais podem contribuir para o crescimento territorial e o desenvolvimento social.