1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Notícias - Universidade de Pernambuco

HUOC/UPE inaugura requalificação dos Serviços de Geriatria e Cuidados Paliativos

 

Publicado em 26/09/23

Nesta terça-feira (26) foi inaugurada a requalificação dos Serviços de Geriatria e Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC/UPE). A atividade contou com a participação da reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti, da diretora executiva do HUOC, Izabel Avelar, do Superintendente do Complexo Hospitalar, Gustavo Trindade, do representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, George Braga. Além de servidores, médicos que atuam no setor e alunos.

A inauguração do serviço é mais um importante passo na garantia de um atendimento humanizado e acolhedor para os pacientes do HUOC, além do fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão.

“Estou muito feliz em inaugurar esse serviço. Mais um espaço que a Universidade disponibiliza para a sociedade. Parabenizo a equipe do HUOC pelo compromisso e pela visão de compartilhamento, uma das missões da nossa instituição. Com trabalho, ética e honestidade conseguimos fazer as transformações necessárias”, destacou a reitora.

“A gente conseguiu avançar inaugurando a radioterapia que estava parada há 14 anos e agora conseguimos evoluir ainda mais, usando esse espaço que estava parado para qualificar os serviços de geriatria e cuidados paliativos do HUOC”, afirmou a nossa diretora executiva Izabel Avelar.

Ao todo 750 pacientes serão atendidos mensalmente pelos dois serviços, que agora contam com sala de espera e recepção exclusivas para os setores, 08 consultórios, sala de reabilitação e sala de aula/reunião, em uma requalificação que visa garantir acessibilidade e melhorar o atendimento aos pacientes.

O novo espaço fica localizado no Pavilhão Ageleu Domingues, ao lado da diretoria da unidade de saúde.

Fonte: Setor de Comunicação do HUOC

25 de setembro - Dia Nacional do Rádio

 

Publicado em 25/09/23

 

Nesta segunda-feira, 25/09, celebra-se o Dia Nacional do Rádio, a data faz referência ao nascimento de Roquette-Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”. A primeira transmissão no Brasil aconteceu no dia 07 de setembro de 1922, comemorando o centenário da independência do Brasil, e, na ocasião, foi instalado uma estação de rádio no Corcovado, localizado no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e também do discurso do atual presidente da época, Epitácio Pessoa.

O rádio foi o primeiro grande veículo da comunicação, dele vieram os primeiros profissionais que puderam migrar futuramente para os programas da televisão. Hoje, mais de 9 mil emissoras atuam em todo o território brasileiro, e, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert), elas possuem uma cobertura de 83,8% nas casas da população. O radialista é o profissional que fica designado para criar textos, produzir e conduzir os programas ao vivo.

Dentre as rádios que estão ativas, aqui na Universidade de Pernambuco (UPE) temos a Rádio Web UPE, que atua no intuito de promover as informações, para que os alunos, professores e prestadores de serviços acompanhem em tempo real as notícias da instituição. A rádio é vinculada à Diretoria de Educação a Distância (DED/UPE), onde alunos de diversos polos espalhados pelo Estado de Pernambuco também possam ficar por dentro de tudo que rola na UPE ao vivo, podendo mandar perguntas e até pedir músicas.

Para dúvidas ou qualquer informação, entrar em contato com o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

UPE e Governo de Pernambuco inauguram prédio de saúde no Campus Garanhuns

 

Publicado em 25/09/23

Nesta sexta-feira (22/09), às 15h, a Universidade de Pernambuco inaugurou as novas instalações para os cursos de saúde no Campus Garanhuns. O espaço foi construído para atender os diferentes cursos de graduação da Unidade de Educação, com o objetivo de proporcionar uma formação integral em ensino, pesquisa, extensão e inovação a partir dos laboratórios e ambulatórios disponíveis. Parte das atividades práticas ambulatoriais que existem atualmente vão ser transferidas a serviço da população, que poderá ser atendida por médicos no prédio nas suas devidas especialidades. Além disso, um dos andares dos blocos está sendo dedicado a laboratórios de práticas dos cursos de Medicina e Ciências Biológicas. 

Em uma área de 1.624,80 metros quadrados, o prédio está dividido em três andares, dispondo de 04 salas de tutoria; 01 sala de aula tradicional; 01 sala para as coordenações de curso e de residência multiprofissional; 04 laboratórios: microbiologia/parasitologia, biotecnologia, biologia celular e cultura de células; 03 ambulatórios; e 04 laboratórios de simulação de emergência e pequenos procedimentos. Em 2024 alguns dos espaços funcionarão como ambulatórios de especialidades ofertados à população. Já os laboratórios de pesquisa, que possuem tecnologia de ponta, estão integrados aos cursos de Ciências Biológicas e Medicina e ao Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental.

“Entregamos instalações, com tecnologia de ponta, para atender aos estudantes da graduação e pós-graduação da UPE - Campus Garanhuns. As salas, laboratórios e equipamentos serão fundamentais para contribuir com a formação dos profissionais de saúde que podem atender as demandas do Agreste pernambucano”, destacou a Prof. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE. 

O prédio do campus Garanhuns tem capacidade para abrigar os estudantes da saúde das áreas de Medicina, Ciências Biológicas, Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental. O número de estudantes por ambiente varia conforme as demandas do projeto pedagógico de cada curso, considerando os componentes curriculares do semestre, entretanto, a capacidade de ocupação por expediente gira em torno de 300 estudantes, podendo atender um número maior, conforme a demanda de atendimento dos ambulatórios.

“Com a entrega do prédio, voltada para os cursos da saúde, atendemos demandas da comunidade acadêmica do Campus Garanhuns. Apenas as melhores universidades possuem a tecnologia e equipamentos que serão oferecidas pela UPE, em diferentes atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, destacou a Prof. Rosangela Falcão, Diretora da UPE - Campus Garanhuns.

Estavam presentes na inauguração das instalações a Reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti, o Vice-reitor, Prof. José Roberto Cavalcanti, a Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricelia Vidal Montenegro, a Secretária de Saúde, Zilda do Rego Cavalcanti, o Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, a Diretora da UPE - Campus Garanhuns, Profa. Rosângela Falcão, o Vice-diretor da UPE - Campus Garanhuns, Prof. Adauto Trigueiros, além de representantes políticos. 

 

PROCAPE/UPE realiza evento de comemoração dos 15 anos do Programa de Voluntariado

 

Publicado em 25/09/23

 

Nesta segunda-feira (25/09), o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco - Prof. Luiz Tavares (PROCAPE) realizou evento de comemoração dos 15 anos do voluntariado da instituição. A solenidade contou com a presença de servidores da Universidade de Pernambuco (UPE), voluntários, gestores e representantes políticos do Estado.

“O voluntariado é uma ação fundamental nos nossos hospitais universitários, com atividades importantes para os pacientes e familiares, que muitas vezes precisam de uma maior atenção. Parabenizo a todos os voluntários do PROCAPE pelo desprendimento e amor a causa”, destacou a Profª Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.

O voluntariado do PROCAPE está presente em diferentes setores da instituição, com ações que envolvem pacientes, funcionários, acompanhantes e familiares. “O voluntariado é um ato de amor e altruísmo, pois conta com pessoas que estão sempre disponíveis para atender ao próximo. São 15 anos de muita dedicação as demandas deste hospital”, enfatizou o Prof. Ricardo Lima, Gestor Executivo do PROCAPE/UPE.

A solenidade contou com o depoimento de diferentes colaboradores e voluntários do PROCAPE, que demonstraram a importância do trabalho desenvolvido para as diferentes instituições. “O PROCAPE tem uma atuação importante para Pernambuco, com o atendimento às demandas da população, que vêm de diferentes localidades do Estado e do Nordeste. Estamos sempre disponíveis para colaborar com a instituição, que é um patrimônio do Estado”, afirmou o Deputado Federal Mendonça Filho.

Compuseram a mesa de abertura do evento a Reitora da UPE, Profª Socorro Cavalcanti, o Deputado Federal, Mendonça Filho, o Gestor Executivo do PROCAPE, Prof. Ricardo Lima, o Superintendente do Complexo Hospitalar da UPE, Ricardo Trindade, a Gestora Executiva do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Profª Izabel Avelar, a Coordenadora do Voluntariado do PROCAPE, Iolanda Chaves, e o Coordenador do Voluntariado da AACD, Mário Mendes.

A Universidade de Pernambuco parabeniza todos os voluntários do PROCAPE.

UPE participa do Programa Ouvir para Mudar nas cidades de Arcoverde, Garanhuns e Carpina

 

 

Publicado em 25/09/23

A Universidade de Pernambuco (UPE) esteve presente nos evento do Programa Ouvir para Mudar, que tem o objetivo de construir o Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado de Pernambuco. O PPA é o instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo, que apontará as prioridades da gestão para os próximos quatro anos, de 2024 a 2027, a partir da consulta popular.

A gestão da UPE esteve presente nos debates em todas as regiões do Estado onde existem campus da instituição. Na última semana, as discussões foram desenvolvidas nas cidades de Arcoverde, Garanhuns e Carpina, Sertão, Agreste e Zona da Mata Norte de Pernambuco, respectivamente. As reuniões foram acompanhadas por estudantes, docentes e técnicos-administrativos, que apresentaram diferentes demandas da universidade na sala temática dedicada à Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura.

“Foi fundamental participar das discussões sobre o planejamento das ações do Governo do Estado, especialmente, por ter a oportunidade de apresentar as diferentes demandas da Universidade de Pernambuco e se colocar como instituição que pode contribuir com soluções de problemas do nosso Estado. Tivemos uma participação efetiva da nossa comunidade acadêmica, com propostas para as diferentes áreas da nossa instituição”, apontou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.

Entre as diferentes demandas apresentadas pela comunidade acadêmica, destacaram-se a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores técnico-administrativos, ampliação dos Campi Arcoverde e Mata Norte, oferta de novos cursos de graduação e pós-graduação, ampliação da conectividade nas unidades de educação, criação de polo da UPE em Santa Cruz, aumento do número de bolsas de pesquisa e da assistência estudantil, reestruturação salarial dos docentes e técnicos administrativos da UPE, dentre outras demandas que foram apresentadas. 

Leia mais...