UPE entrega Título de Doutor Honoris Causa aos docentes Maria Auxiliadora e Itamar Lages
Publicado em 21/03/2025
Nesta sexta-feira (21), a Universidade de Pernambuco (UPE) concedeu os títulos de Doutor(a) Honoris Causa aos docentes Itamar Lages e Maria Auxiliadora Leal Campos. A cerimônia ocorreu no Auditório Jaime Scherb, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UPE). Além dos homenageados, o evento contou com a presença de familiares, da comunidade acadêmica e dos integrantes da mesa, que foi composta pela Reitora da UPE, profª Maria do Socorro Cavalcanti, o Vice-reitor da UPE, Prof. José Roberto Cavalcanti, a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, o Diretor do Campus Mata-Norte da UPE, Prof. João Allyson Ribeiro de Carvalho, e a Diretora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG-UPE), Betânia da Mata Ribeiro Gomes.
Aprovada pelo Conselho Universitário da UPE (CONSUN), a honraria é um reconhecimento ao trabalho dos dois profissionais, que também são responsáveis pelo prestígio nacional conquistado pela UPE em suas áreas. A trajetória da Profa. Maria Auxiliadora na UPE começou em 1987, na antiga Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata, com uma atuação de destaque pela dedicação e busca por mudanças no ambiente acadêmico. Sua inquietação diante da realidade educacional a levou, em 1994, a aceitar o convite de Rinaldo Cardoso para integrar a primeira diretoria da Seção Sindical dos Docentes da UPE (ADUPE). Conciliando a docência com a militância sindical, ampliou sua atuação política e, em 1997, foi eleita presidente da ADUPE, cargo que exerceu por duas gestões consecutivas. Sua trajetória é marcada pela defesa da educação pública e pelo compromisso com a valorização do magistério superior.
‘’Esse título que recebo com humildade e gratidão, não é apenas um reconhecimento individual. Ele simboliza cada mulher que ousou sonhar, lutar e conquistar seu espaço. Vivemos numa sociedade que ainda impõe desafios diários. Ainda querem decidir sobre nossos corpos, nossos passos e nossos destinos. Mas nós seguimos rompendo barreiras’’. Ressaltou a Profª Maria Auxiliadora em seu discurso.
O professor Itamar Lages iniciou sua Jornada na UPE em 1994, atuando como docente na FENSG-UPE e como Coordenador de Graduação e Técnico de Extensão. De 2004 a 2014, esteve à frente da ADUPE, ocupando os cargos de Secretário, Vice-Presidente e Presidente. Reconhecido por sua contribuição à saúde e à educação, foi homenageado em diversas ocasiões, incluindo o Prêmio Mérito de Saúde Professor Fernandes Figueira, em 2019, e homenagens ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família do Campo, em Garanhuns.
‘’Encontrei assertividade em todas as pessoas que de perto e longe se alegraram com a outorga desse título. Estou aqui para agradecer pelo fato de ser professor da UPE, a partir da condição de Enfermeiro e Sanitarista. Aprendi a ser professor no cotidiano institucional da UPE’.’ Pontuou o Prof. Itamar Lages em sua fala.
A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou a importância da presença de mulheres em cargos que, historicamente, não podiam ocupar. Também ressaltou o papel do título de Doutor(a) Honoris Causa no reconhecimento de trajetórias acadêmicas e científicas, com ênfase no fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação em Pernambuco, especialmente na Universidade de Pernambuco (UPE). Para encerrar a cerimônia, a Reitora da UPE, Socorro Cavalcanti, fez um discurso agradecendo aos profissionais que colaboram para o crescimento da Universidade. “Hoje, ao conceder esse título, celebramos mais que trajetórias profissionais e acadêmicas. Celebramos um modo de estar no mundo que inspira, transforma e liberta’’ Destacou.
A Universidade de Pernambuco parabeniza os professores Itamar Lages e Maria Auxiliadora Leal Campos