BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
DADOS DA
COORDENAÇÃO
CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Bacharelado em Engenharia da Computação /
Campus Benfica (POLI)
COORDENADOR:
Luís Carlos de Souza Menezes
E-MAIL DE CONTATO:
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ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE
NÚMERO DO PARECER:
096/2023-CES
VIGÊNCIA DO PARECER:
01/07/2028
DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
10 (Dez)
TURNO DE OFERTA:
Integral
VAGAS POR ENTRADA:
40 por entrada.
Esse curso possui entrada no 1º e no 2º semestre.
APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)
O curso de Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco tem como grande objetivo formar profissionais com as habilidades e competências pautadas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), capazes de atender as demandas tecnológicas do estado, atuando em quase todas as áreas de trabalho, como, por exemplo, empresas e indústrias usuárias de informática, grupos financeiros, centros de pesquisa e de desenvolvimento, universidades, estabelecimentos de ensino e serviços públicos, dentre outros.
COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)
Espera-se que o engenheiro da computação da POLI-UPE tenha habilidades e competências para: a) planejar, especificar, projetar, implementar, testar, verificar e validar sistemas de computação (sistemas digitais), incluindo computadores, sistemas baseados em microprocessadores, sistemas de comunicações e sistemas de automação, seguindo teorias, princípios, métodos, técnicas e procedimentos da Computação e da Engenharia; b) compreender, implementar e gerenciar a segurança de sistemas de computação; c) gerenciar projetos e manter sistemas de computação; d) antever as implicações humanísticas, sociais, ambientais, éticas, profissionais, legais (inclusive relacionadas à propriedade intelectual) e políticas dos sistemas computacionais; e) conhecer os direitos e propriedades intelectuais inerentes à produção e à utilização de sistemas de computação; f) desenvolver processadores específicos, sistemas integrados e sistemas embarcados, incluindo o desenvolvimento de software para esses sistemas; g) analisar e avaliar arquiteturas de computadores, incluindo plataformas paralelas e distribuídas, como também desenvolver e otimizar software para elas; h) projetar e implementar software para sistemas de comunicação; i) analisar, avaliar e selecionar plataformas de hardware e software adequados para suporte de aplicação e sistemas embarcados de tempo real; j) analisar, avaliar, selecionar e configurar plataformas de hardware para o desenvolvimento e implementação de aplicações de software e serviços; k) projetar, implantar, administrar e gerenciar redes de computadores; l) realizar estudos de viabilidade técnico-econômica; m) relacionar problemas do mundo real com suas soluções, considerando aspectos de computabilidade e de escalabilidade; n) perceber as necessidades de inovação e inserção internacional com atitudes criativas e empreendedoras. o) Aprender a aprender
PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO
O engenheiro da computação tem competências e habilidades (mas não limitados) para atuar nos possíveis locais de trabalho e áreas de atuação:
a) empresas do setor de tecnologia da informação;
b) indústria de computadores, periféricos e sistemas embarcados;
c) empresas de automação de processos industriais e computacionais;
d) empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica;
e) atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.