BACHARELADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
DADOS DA
COORDENAÇÃO
CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação /
Campus Benfica (POLI)
COORDENADOR:
Emmanual Andrade de Barros Santos
E-MAIL DE CONTATO:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE
NÚMERO DO PARECER:
068/2023-CES
VIGÊNCIA DO PARECER:
01/01/2029
DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
10 (Dez)
TURNO DE OFERTA:
Integral
VAGAS POR ENTRADA:
30 por entrada.
Esse curso possui entrada no 1º e no 2º semestre
APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)
O curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade de Pernambuco é multidisciplinar. Ele abrange as 3 grandes áreas da engenharia, que, em conjunto, atuam para a melhoria e desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e processos:
Computação:
Programação, noções de lógica e algoritmos são ferramentas essenciais para todo Engenheiro de Controle e Automação. Além de uma abordagem sistemática, o aluno também tem contato com diversa ferramentas computacionais que são aplicadas na área profissional.
Eletrônica:
A base para todos os sistemas utilizados em Controle e Automação vem da elétrica. No curso da POLI/UPE, o aluno aprende a analisar e desenvolver desde circuitos elétricos mais básicos, a sistemas eletrônicos integrados com sensores, atuadores, e outros instrumentos.
Mecânica:
Máquinas e mecanismos fazem parte da área de atuação de um Engenheiro de Controle e Automação. Quando integradas com sistemas eletrônicos é possível automatizá-las. Ao longo do curso o aluno entrará em contato com diversas disciplinas de análise e projeto de sistemas mecânicos e suas aplicações. .
COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)
O perfil do engenheiro de controle e automação da POLI-UPE egresso será:
• Um profissional de formação generalista, que atua no controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos ou equipamentos elétricos, eletromecânicos, eletrônicos, magnéticos, ópticos, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Planeja, projeta, instala, opera e mantém sistemas de medição e instrumentação eletro-eletrônica, de acionamentos de máquinas, de controle e automação de processos, de equipamentos dedicados, de comando numérico e de máquinas de operação autônoma. Projeta, instala e mantém robôs, sistemas de manufatura e redes industriais. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em suas atividades, considera aspectos referentes à ética, à segurança, à legislação e aos impactos ambientais.
PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO
O engenheiro de controle e automação da POLI-UPE terá competências e habilidades para atuar nos possíveis locais de trabalho e áreas de atuação:
• Concessionárias de energia, automatizando os setores de geração, transmissão e distribuição de energia;
• Automação de indústrias;
• Indústria automobilística;
• Indústria aeroespacial;
• Indústria petroquímica;
• Automação predial
• Simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador;
• Fabricação e aplicação de máquinas e equipamentos elétricos robotizados e automatizados
• Plantas industriais em geral;
• Projetar células de robô;
• Automação na Engenharia Biomédica;
• Institutos e centros de pesquisa, órgãos governamentais, escritórios de consultoria e outros.