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Bacharelado em Engenharia Elétrica Eletrotécnica - Universidade de Pernambuco

BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA ELETROTÉCNICA

DADOS DA
COORDENAÇÃO

CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Bacharelado em Engenharia Elétrica Eletrotécnica /
Campus Benfica (POLI)

COORDENADOR:
Roberto Feliciano Dias Filho

E-MAIL DE CONTATO:
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ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE

NÚMERO DO PARECER:
152/2022-CES

VIGÊNCIA DO PARECER:
01/07/2028

DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
10 (Dez)

TURNO DE OFERTA:
Integral

VAGAS POR ENTRADA:
50 por entrada.
Esse curso possui entrada no 1º e no 2º semestre.

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)

A Engenharia Eletrotécnica é uma subárea da Engenharia Elétrica que estuda as técnicas de processamento da energia elétrica, isto é, a geração, transmissão e distribuição da energia elétrica, o que inclui também o estudo do seu mercado, assim como o aproveitamento dessa energia nas instalações elétricas industriais, comerciais e residenciais.

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)

Um engenheiro eletrotécnico formado pela Poli-UPE tem competência para:
I. Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto: (a) ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos; e (b) formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;
II. Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação: (a) ser capaz de modelar os fenômenos, os sistemas físicos e químicos, utilizando as ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação, entre outras; (b) prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos; (c) conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo; e (d) Verificar e validar os modelos por meio de técnicas adequadas;
III. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos: (a) ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas; (b) projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de Engenharia; e (c) aplicar conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia;
IV. Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia: (a) ser capaz de aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a implantação das soluções de Engenharia; (b) estar apto a gerir, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos, no que diz respeito aos materiais e à informação; (c) desenvolver sensibilidade global nas organizações; (d) projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas; (e) realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental;
V. Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica: ser capaz de expressar-se adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente do Português, inclusive por meio do uso consistente das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), mantendo-se sempre atualizado em termos de métodos e tecnologias disponíveis;
VI. Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares: (a) ser capaz de interagir com as diferentes culturas, mediante o trabalho em equipes presenciais ou a distância, de modo que facilite a construção coletiva; (b) atuar, de forma colaborativa, ética e profissional em equipes multidisciplinares, tanto localmente quanto em rede; (c) gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo as estratégias e construindo o consenso nos grupos; (d) reconhecer e conviver com as diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em todos os contextos em que atua (globais/locais); (e) preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de finanças, de pessoal e de mercado;
VII. Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão: (a) ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de Engenharia na sociedade e no meio ambiente e (b) atuar sempre respeitando a legislação, e com ética em todas as atividades, zelando para que isto ocorra também no contexto em que estiver atuando. VIII. Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação: (a) ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua, à produção de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias e (b) aprender a aprender.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

O mercado de atuação do engenheiro eletricista eletrotécnico envolve: empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia elétrica, assim como as indústrias, agências reguladoras, empresas comercializadoras de energia elétrica, operadores do sistema elétrico, as empresas de projetos de instalações elétricas e de automação e controle de subestações, entre outras correlatas.