BACHARELADO EM FÍSICA DE MATERIAIS
DADOS DA
COORDENAÇÃO
ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE
NÚMERO DO PARECER:
126/2022-CES
VIGÊNCIA DO PARECER:
19/10/2028
DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
8 (Oito)
TURNO DE OFERTA:
Diurno
VAGAS POR ENTRADA:
50 alunos por turma.
Esse curso possui entrada apenas no 2º semestre.
APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)
O estado de Pernambuco tem, nos últimos anos, se consolidado como um dos mais importantes polos industriais, tecnológicos e de serviços – sobretudo na área de tecnologia da informação – do País atraindo investimentos de porte nos mais diversos setores. Essa consolidação se deve, em grande parte, a um investimento massivo na capacitação do material humano. Núcleos de excelência nacionais e internacionais atualmente consolidados nas áreas de Física, Tecnologia da Informação e Medicina são exemplos desse investimento.
Os ciclos de desenvolvimento das últimas décadas foram planejados para suprir as demandas da região em capacitação acadêmica e em pesquisa básica, resultando em uma fraca transferência de conhecimento para o setor produtivo. Esse resultado é ilustrado no baixo número de patentes da região em comparação com sua relevante produção científica mundial. Esgotado este ciclo e entendendo o momento atual de desenvolvimento do Estado, a Universidade de Pernambuco – cumprindo com seu papel principal descrito em sua missão de "contribuir para o desenvolvimento sustentável de Pernambuco através do ensino, da pesquisa e da extensão universitária" e alinhada com sua visão de "ser reconhecida pela sociedade e diversas instâncias de governo, por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Estado, em razão da sua excelência no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, assumindo-se, definitivamente, como Universidade estatal, pública e gratuita" vem iniciar um novo ciclo de formação acadêmica de alto nível atrelada a atuação nos diversos setores produtivos regionais e nacionais o curso de Bacharelado em Física de Materiais.
A Física é o conhecimento da natureza. Envolve o estudo da matéria, suas interações e dinâmica no espaço-tempo. Por sedimentar-se no estudo dos constituintes mais fundamentais do universo, é o motor do desenvolvimento científico e tecnológico, acompanhando e participando das transformações ocorridas nos processos de geração e utilização do conhecimento científico.
Dentro desse contexto, o profissional de Física possui uma atuação multidisciplinar, destacando-se em desenvolver e propor processos de medição aliado ao tratamento e análise de dados. Sua pesquisa estende-se pelos mais variados fenômenos das áreas de óptica, física da matéria condensada, física da matéria viva, física nuclear, fluidos, polímeros, partículas e campos, física atômica, física molecular, plasma e biofísica, além de atuar em áreas que possuem interfaces com a informática, biologia, química, matemática, engenharias, entre outras. Essa atuação tão diversificada proporcionou espaços de destaque dentro da história mundial e entre os diversos exemplos, destacamos a contribuição dos físicos na engenharia genética com a descoberta da estrutura do DNA; na informática, ao elaborar e desenvolver a linguagem de internet WWW, padrão de comunicação para a rede mundial de computadores; na engenharia microeletrônica, ao conceber o transistor, que revolucionou os meios de comunicação e computação. Essas, chamadas, “ondas de inovação” do último século foram baseadas em “ondas” de séculos anteriores, também lideradas por físicos e pesquisas em física básica, como a revolução das máquinas térmicas e a geração e distribuição da energia elétrica.
O bacharel em Física de Materiais é o profissional responsável pela pesquisa básica aplicada em novos materiais. Trabalha essencialmente em institutos de pesquisa, empresas ou universidades, onde sua atuação pode ocorrer em áreas industriais com foco em optoeletrônica, eletrônica, robótica, biologia, química, fármacos, mecânica, energia, medicina e computação, por exemplo, onde pode atuar no desenvolvimento de programação computacional na área científica.
COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)
O bacharel em Física de Materiais é um profissional de formação voltada à resolução de problemas, com base em processos de investigação científica, desenvolvimento de técnicas e materiais e intervenção da realidade, sendo capaz de:
a) Compreender e aplicar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas.
b) Descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais.
c) Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados.
d) Manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica.
e) Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão e análise dos fenômenos naturais.
f) Solucionar problemas de natureza experimental e prática, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até à análise de resultados.
g) Propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade e expandindo a compreensão dos mais diversos fenômenos.
h) Concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada.
i) Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados.
j) Utilizar os diversos recursos da informática, robótica e eletrônica, dispondo de noções de linguagem computacional.
k) Conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados teóricos e/ou experimentais.
l) Reconhecer as relações do desenvolvimento da Física e suas aplicações em outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais contemporâneas.
m) Apresentar resultados científicos nas mais variadas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários, palestras e patentes.
n) Desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos.
PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO
O bacharel em Física de Materiais deve ser um profissional capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, mantendo-se atento e motivado a investigar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico, associada a diferentes formas e objetivos de trabalho. A formação do Físico de Materiais deve levar em conta as perspectivas tradicionais de atuação dessa profissão no Brasil e no mundo, mas sobretudo as novas demandas que vêm emergindo nas últimas décadas nas mais diversas áreas do conhecimento. Em uma sociedade em rápida transformação, como a atual, surgem continuamente novas funções sociais e econômicas, além de novos campos de atuação, colocando em questão os paradigmas profissionais anteriores, com perfis bem estabelecidos. Dessa maneira, o objetivo é propor uma formação, ao mesmo tempo moderna quanto ampla e flexível, que desenvolva habilidades e competências necessárias às expectativas atuais de desenvolvimento regional, nacional e mundial, com plena capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura.