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Bacharelado em Nutrição - Universidade de Pernambuco

BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

DADOS DA
COORDENAÇÃO

CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Bacharelado em Nutrição /
Multicampi Petrolina

COORDENADOR:
Diego Felipe Santos

E-MAIL DE CONTATO:
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ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE

NÚMERO DO PARECER:
018/2019-CES

VIGÊNCIA DO PARECER:
29/11/2023

DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
9 (Nove)

TURNO DE OFERTA:
Diária Integral

VAGAS POR ENTRADA:
50 vagas anuais.
Esse curso possui entrada apenas no 2º semestre.

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)

“Deixe que a alimentação seja o seu remédio e o remédio a sua alimentação” (Hipócrates). “O destino das nações depende daquilo e de como as pessoas se alimentam” (Brillat-Savarin,1825).

Afirmações como estas que remontam há centena de anos já testavam a relação vital entre a alimentação e a saúde. Em um país como o Brasil, onde as desigualdades regionais são expressivas, é importante destacar que a promoção da alimentação saudável requer a formação de profissionais capacitados para inserção em um modelo de atenção à saúde e de cuidado nutricional, atuando na produção de refeições que atendam aos padrões de segurança alimentar e nutricional. Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando constantes taxas de crescimento econômico e populacional. Assim, a ampliação de oportunidade de trabalho no setor saúde, em resposta à demanda por ações diversificadas, aumento de complexidade, direito de cidadania, vem requerendo maior investimento para o crescimento da rede hospitalar e da atenção básica. A oferta de postos de trabalho em particular para o segmento da Nutrição impulsiona as iniciativas de reflexão e proposição de projetos de formação para atender aos reclamos da sociedade na preparação de um potencial humano em qualidade e quantidade na área de saúde, com visão pluralista, com competências e habilidades para intervir sobre a realidade diversificada de modelos assistenciais de saúde. Desse modo, a informação e o conhecimento surgem como elementos essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico, necessários à compreensão do saber atualizado e sua aplicabilidade no contexto da sociedade com competência científica, política e social para transformar a realidade regional. Apesar de há tempos já se valorizar a importância da alimentação e nutrição no processo saúde-doença, o surgimento da nutrição como ciência se deu apenas no início do século XX e sendo que hoje é um dos campos que mais tem apresentado evolução quanto ao conhecimento científico. No Brasil, o primeiro Curso de Nutrição foi criado no então Instituto de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo, durante o governo Getúlio Vargas em 1939, seguido, na década de 1940, pelos cursos do Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (1943), Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ (1944) e Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1946). Somente uma década depois (anos 50) surgiram cursos de Nutrição na região nordeste, sendo os primeiros na Universidade Federal da Bahia-UFBA (1956) e na Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (1957).
No entanto, a formação universitária do nutricionista foi estabelecida apenas em 1962, a partir da aprovação do primeiro Currículo Pleno do Curso de Graduação, dado pelo Parecer nº 265, do Conselho Federal de Educação (CFE). Em 1974, a resolução CFE nº 36 aprovou o segundo currículo mínimo, o qual definia ciclos básico e profissionalizante, com destaque para alimentos e saúde pública, em acréscimo ao conjunto de conteúdos já estabelecidos e relacionados às ciências biológicas e da saúde, bases da formação clássica em nutrição clínica.
Conforme dados do Conselho Federal de Nutrição (CFN), em 1981 existiam 30 cursos de graduação em nutrição no Brasil. Até maio de 2009, somavam-se 383 cursos, sendo 17 na região norte; 30 na região centro-oeste; 55 na região nordeste; 219 na região sudeste e 62 na região sul. (CFN, 2012), observando-se um aumento acentuado no número de cursos.
Apesar desse aumento tão rápido do número de cursos de graduação em Nutrição apenas em 17 de setembro 1991, a Lei 8.234 regulamentou a profissão de nutricionista no Brasil e em 2005 a resolução CFN nº 380, estabelece suas áreas de atuação.

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)

Competências e Habilidades Gerais:

✔ Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
✔ Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
✔ Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve diálogo verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
✔ Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
✔ Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
✔ Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os mesmos devem ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

● Competências e Habilidades Específicas a Serem Desenvolvidas pelo Aluno

A formação do nutricionista deve dotar o profissional de conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas que seguem a seguir. Deve contemplar as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
✔ Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética; ✔ Contribuir para promover, manter e/ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais;
✔ Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação;
✔ Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;
✔ Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária;
✔ Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional; ✔ Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;
✔ Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando à manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas;
✔ Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sócio-cultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população;
✔ Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação, nutrição e de saúde;
✔ Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
✔ Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição;
✔ Atuar em marketing de alimentação e nutrição;
✔ Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;
✔ Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares, visando sua utilização na alimentação humana;
✔ Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição;
✔ Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano, integrando equipes multiprofissionais.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

"O ensino e as diretrizes curriculares do curso de Nutrição da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina considerará as competências requeridas ao profissional generalista, havendo, entretanto, para sua formação complementar, inúmeras possibilidades de flexibilização curricular, adaptando-as às necessidades socioeconômicas regionais e da própria sociedade, caracterizado no projeto pedagógico deste curso, possibilitando ao futuro profissional competitividade em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, integrado e globalizado.
O projeto curricular, contemplando a flexibilidade, garante assim, seu ajuste às mudanças ocorridas no mercado de trabalho da Nutrição. A variedade na oferta dos tipos de atividades para integralização curricular é considerada, de maneira a levar o aluno a desenvolver sua capacidade de lidar com problemas e buscar soluções.
Na estrutura curricular do Curso será contemplada a formação humanística do graduando, onde o relacionamento interpessoal adequado na comunidade acadêmica, que envolve necessariamente, o paciente, o outro aluno, o professor e o funcionário é de valor fundamental.
A visão social ou humanística e ética será trabalhada não apenas nas disciplinas de cunho social, mas também inserida na filosofia da articulação curricular, quando todo o corpo docente estará engajado nessa perspectiva, considerando aspectos biopsicossociais, filosóficos, políticos, econômicos e culturais."