1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Bacharelado em Psicologia - Universidade de Pernambuco

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

DADOS DA
COORDENAÇÃO

CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Bacharelado em Psicologia /
Campus Garanhuns

COORDENADORES:
Jacqueline Travassos de Queiroz

E-MAIL DE CONTATO:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE

NÚMERO DO PARECER:
132/2017-CES

VIGÊNCIA DO PARECER:
10/12/2023

DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
10 (Dez)

TURNO DE OFERTA:
Integral

VAGAS POR ENTRADA:
50 vagas.
Esse curso possui entrada apenas no 1º semestre

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)

A análise que justificou a criação do curso de Bacharelado em Psicologia – Formação de Psicólogo da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns levou em consideração dados que apontavam para a necessidade de investir na interiorização do ensino público, bem como de atender a uma demanda crescente pela atuação do profissional de Psicologia em contextos da rede pública e privada do agreste pernambucano.
Durante o desenvolvimento e aprimoramento das atividades relacionadas a formação acadêmica e profissional em questão, foi possível perceber cada vez mais a integração entre a proposta pedagógica do curso e as demandas sociais. Tem sido notória, nestes dez anos de existência do curso, a inserção dos egressos no mundo do trabalho, bem como a dialogicidade entre o corpo docente e a rede de serviços através da realização de projetos de extensão universitária, projetos de iniciação científica e o desenvolvimento de estágios nas suas mais diversas modalidades e em diferentes áreas. Esta troca de conhecimentos acadêmicos e técnicos tem se mostrado como abertura para o surgimento de outros campos de atuação da Psicologia em consonância com a realidade sócio-econômica-cultural da região onde o curso está inserido.
O presente Projeto Pedagógico do Curso (PPC) atualiza os referenciais que nortearam a elaboração do projeto anterior reconhecido e aprovado pela Câmara de Educação Superior - CES e pelo plenário do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco – CEE, através do parecer CEE/PE Nº 21/2011 – CES (Anexo 01). Vale ressaltar que a versão corrente atende as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN para a formação de Cursos de Psicologia, conforme os princípios norteadores da Resolução Nº 5/2011 do Ministério da Educação – MEC (Anexo 02), Conselho Nacional de Educação - CNE e Câmara de Educação Superior – CES.
O curso de Psicologia deve primar pela indissociabilidade das dimensões ensino, pesquisa e extensão, buscando a interdisciplinaridade e articulação entre diversas atividades e saberes em distintos campos de atuação, privilegiando uma formação generalista com contextualização e criticidade dos conhecimentos.

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)

Citando a DCN 2011, a formação em Psicologia tem por objetivos gerais dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

I - Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;
II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III - Comunicação: os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
IV - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;
V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho;
VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

Especialmente no contexto do agreste meridional, há notadamente uma demanda social reprimida, identificada pela crescente solicitação pelo curso em diferentes contextos, fato que impulsiona uma rápida absorção do mundo do trabalho dos alunos recém-concluintes do curso. Com a ampliação de programas governamentais de assistência social, jurídica e de saúde à população, as possibilidades de atuação do psicólogo vêm sendo ampliadas, sobretudo no interior do Estado. Além disso, os espaços tradicionais, tais como consultórios, empresas, escolas e hospitais, têm se apresentado não só como projetos sociais não governamentais também como oportunas áreas de atuação para o psicólogo.