LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DADOS DA
COORDENAÇÃO
CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Licenciatura em Ciências Biológicas /
Garanhuns - Mata Norte - Petrolina
COORDENADORES:
Áurea Lucina Monteiro (Mata Norte) /
Hiram Martinho Falcão (Garanhuns)
Andréia Amariz (Petrolina)
E-MAIL DE CONTATO:
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ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE
NÚMERO DOS PARECERES:
040/2022-CES (Mata Norte)
114/2019-CES (Garanhuns/Petrolina)
DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
8 (Oito)
TURNO DE OFERTA:
Vespertino e noturno (Mata Norte/Petrolina)
Noturno (Garanhuns)
VAGAS POR ENTRADA:
Mata Norte: 100 vagas anuais - Esse curso possui entrada no 1º e no 2º semestre.
Garanhuns: 40 (80% universal, 20% cotas) - Esse curso possui entrada apenas no 1º semestre.
Petrolina: 80 vagas anuais - Esse curso possui entrada no 1º e no 2º semestre.
APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)
O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é oferecido nos seguintes Campi: Garanhuns, Mata Norte e Petrolina, funcionando nas modalidades presencial e a distância. A duração é de quatro anos e corresponde a 08 semestres, totalizando uma carga horária mínima de 3.090 horas. Em Garanhuns, o curso totaliza 3.230 horas, sendo 2.070 horas de componentes curriculares obrigatórios, 420 horas de práticas pedagógicas, 420 horas de estágio obrigatório, 60 horas de componentes curriculares eletivos, 60 horas de seminários de pesquisa (desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso), e 200 horas de atividades complementares.
COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)
O curso tem como objetivos específicos promover o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao saber (conteúdos conceituais), fazer (conteúdos procedimentais) e ao ser (conteúdos atitudinais). Dessa forma, as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelo aluno, ao longo do curso são:
Conceituais:
• construir, de forma ampla e aprofundada, um corpo de conhecimentos sobre a diversidade dos seres vivos, suas relações filogenéticas, evolutivas e ambientais;
• compreender o corpo humano como um sistema integrado, composto por diferentes níveis de organização, assim como em outros organismos;
• dominar, de forma problematizadora e crítica, os conhecimentos sobre as principais subáreas da biologia;
• entender o processo histórico de produção do conhecimento em sua área de atuação referente a conceitos/princípios e teorias, apropriando-se do método científico;
• apropriar-se do saber e fazer pedagógicos, em uma visão crítica e investigativa, integrando-os com os conhecimentos específicos da área biológica, que embasem e orientem a sua prática profissional.
Procedimentais:
• aplicar as etapas do método científico na construção das aprendizagens, como caracterizar problemas, levantar hipóteses, definir estratégias e métodos para testar as hipóteses, interpretar os resultados e análises obtidas com a investigação e propor possíveis soluções e encaminhamentos para os problemas levantados;
• propor estratégias e ideias para a resolução de problemas ligados à esfera social, ambiental e econômica;
• selecionar e aplicar recursos de comunicação e metodologias diversificadas adequadas às atividades científicas e pedagógicas de sua área de atuação;
• analisar criticamente os materiais didáticos disponíveis, adequando-os às atividades escolares próprias dos diferentes níveis e modalidades da educação básica;
• desenvolver projetos articulados e relevantes para a sociedade, de ensino, pesquisa e extensão;
• promover debates que priorizem as questões científicas, ambientais e político-sociais, com argumentação coerente e relevante;
• desenvolver pesquisa básica e aplicada nas diversas áreas de atuação profissional, comprometendo-se com a divulgação dos seus resultados, possibilitando a difusão e ampliação do conhecimento;
• empregar metodologias diversificadas de avaliação do processo e dos resultados da prática profissional, utilizando os resultados na busca por melhorias e aperfeiçoamento.
Atitudinais:
• portar-se como educador consciente de seu papel na formação de cidadãos éticos, comprometidos com a melhoria da qualidade de vida no planeta;
• assumir atitudes responsáveis como profissional-cidadão, ético, consciente, crítico e tecnicamente capaz de atuação na construção do projeto pedagógico da instituição em que atua, bem como na transformação social;
• atuar inter e transdisciplinarmente, interagindo com diferentes profissionais, construindo conhecimentos indispensáveis à atuação competente;
• comprometer-se com o desenvolvimento pessoal, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, inerentes ao exercício profissional;
• refletir sobre o papel de educador como docente e pesquisador contemporâneo, na perspectiva de constante atualização por meio da formação continuada;
• desmistificar ideias, pensamentos, atitudes não éticas que dificultam o processo de construção do saber;
• respeitar as diferenças sociais, individuais, gênero, credos e ideológicas;
• participar de entidades de classe apoiando as lutas em defesa da vida;
• incorporar a experiência de vida do meio social como fator preponderante para conhecimento científico;
• orientar escolhas e decisões por valores e pressupostos metodológicos alinhados à democracia, à promoção da diversidade étnica e cultural e à conservação da biodiversidade;
• avaliar e criticar sua própria atuação como docente, tendo autonomia para buscar alternativas para ajustar sua ação de forma que esteja voltada para a compreensão e transformação das realidades sociocultural, política e ambiental que atua;
• identificar formas de discriminação racial, social, de gênero, posicionando-se diante delas de forma crítica, tendo como fundamento, pressupostos epistemológicos, sociais e éticos coerentes.
PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO
Além da atuação no âmbito educacional, o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas busca a formação de profissionais sensíveis às questões ambientais e éticas que envolvam a Biologia como área de ação humana e que estão sujeitas às transformações sociais e técnicas, sendo, em essência, processos históricos de influência da humanidade. Além disso, o licenciado está habilitado à participação em cursos de formação complementar como especializações, mestrados (lato e stricto sensu) e doutorado, visando uma atuação profissional em pesquisa, desenvolvimento e docência no ensino superior.