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Licenciatura em História - Universidade de Pernambuco

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

DADOS DA
COORDENAÇÃO

CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Licenciatura em História /
Mata Norte - Garanhuns - Petrolina

COORDENADORES:
Janaína Guimarâes da Fonseca e Silva (Mata Norte)
Isabela de Albuquerque R. do Nascimento (Garanhuns)
Thiago Silva de Lima (Petrolina).

E-MAIL DE CONTATO:
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ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE

NÚMERO DOS PARECERES:
083/2019-CES

VIGÊNCIA DOS PARECERES:
20/12/2023

DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
08 (Oito)

TURNO DE OFERTA:
Mata Norte e Garanhuns: Noturno
Petrolina: Vespertino e Noturno

VAGAS POR ENTRADA:
Mata Norte: 60 vagas anuais - Esse curso possui entrada apenas no 1º semestre.
Garanhuns: 50 vagas anuais - Esse curso possui entrada apenas no 1º semestre.
Petrolina: 80 vagas anuais - Esse curso possui entrada no 1º e no 2º semestre.

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)

O Curso de Licenciatura em História dos campi Garanhuns, Mata Norte e Petrolina empenha-se na promoção de um Projeto que atenda às reais necessidades da formação de profissionais competentes e habilitados para interagir na sociedade, contribuindo para a solução do problema educacional do Estado. O objetivo desta Proposta está fundamentado nos princípios emanados das Reformas no campo da Formação de Professores, a partir da LDB 9.394/96, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além de outros documentos normativos do MEC, destacando as discussões mais recentes sobre o Ensino de História. Com estas perspectivas, são retomados os pontos principais da política nacional de formação dos profissionais da educação, enfatizando as condições da formação inicial, a base comum nacional e a intervenção no processo de discussão das Diretrizes Curriculares para o Curso de Licenciatura em História.
O termo mais amplo, profissional de História, vincula o rigor científico da pesquisa aos não menos importantes ofícios de professor, extensionista, dentre outros, carregando a inquietação típica do investigador para a sala de aula e além dela, produzindo conhecimento e divulgando-o de maneira mais ampla possível.
A Universidade de Pernambuco é a maior formadora de profissionais de História do Estado; objetivamos a formação do profissional de História, educador e historiador, enquanto sujeito reflexivo, crítico, aberto às inovações, valorizador do ensino público, com sólida formação científico-pedagógica, aliada a uma consistente valorização do ser humano, no que diz respeito à sua pluralidade cultural e identitária.
Os profissionais formados pelos cursos de Licenciatura em História da Universidade de Pernambuco são em sua maioria muito jovens, em faixa de 18 a 25 anos de idade, que estarão aptos para exercer o ofício de professor de História para o Ensino Básico, Fundamental e Médio.
Atualmente, o ciclo de formação corresponde a oito períodos, totalizando quatro anos, com componentes curriculares que priorizam a excelência científica, enfocando numa formação plural, ética, decolonial, antirracista e democrática, preparando-os para uma atuação qualificada no Ensino Básico.

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)

Crítico, reflexivo, dialético, permanente construtor e assessor de processos e percursos de formação humana, voltado para o desenvolvimento integral do educando com enfoque nas abordagens históricas;
Conhecedor e articulador das diversas e variadas dimensões do conhecimento histórico, possibilitando e proporcionando intervenções na realidade social, política, econômica e cultural, facilitando a manutenção de uma sociedade democrática;
Facilitador e mediador do conhecimento, observando as diferenças individuais e dificuldades de aprendizagem, referenciados pelos projetos político-pedagógicos institucionais e as diretrizes curriculares nacionais da educação;
Profissional que respeita e colabora com os projetos e propostas construídos e elaborados coletivamente, detentores de enfoques disciplinares, pluri, inter e transdisciplinares;
Ator no processo de elaboração e construção da prática do ensino de história numa perspectiva dialética, assimilando e compreendendo a visão histórica como elemento socializador da pluralidade das relações do homem com o mundo;
Renovador de métodos e técnicas educacionais no ensino de História, orientando seus fins pedagógicos numa avaliação constante;
Comprometido, político e pedagogicamente, com a renovação constante da qualidade do ensino, do sistema educacional brasileiro, acompanhando e orientando-se sobre as tendências pedagógicas que buscam a melhoria da educação, selecionando, renovando e adaptando-se aos próprios fins didáticos e do meio onde atue, sendo capaz de detectar, interferir e colaborar;
Cooperador e facilitador das atividades da escola com a família e comunidade, sendo também um administrador da heterogeneidade, transmissor cultural e mediador intercultural na História;
Profissional ético nas relações pedagógicas, didáticas, históricas e filosóficas, respeitador dos sincretismos de pensamento nas relações com funcionários, educadores, comunidades e instituições de ensino no meio onde atue;
Conhecedor das políticas públicas, voltadas para o atendimento das necessidades dos envolvidos no processo histórico-educacional, comprometido com o respeito às diferenças étnicas, de classe social, de gênero, de idade, de credo, políticas e partidárias;
Articulador das dimensões epistemológicas, didáticas e de conteúdos específicos, como condição para a docência de História na Educação Básica;
Proporcionador do desenvolvimento da pesquisa, de produção e difusão do conhecimento em órgãos de preservação de documentos e construção de políticas e projetos do patrimônio cultural.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

Atuação docente em instituições de ensino público ou particular da Educação Básica;
Atuação em instituições ou repartições publicas ou privadas voltadas para educação, ensino e pesquisa no campo museológico, arquivístico ou bibliográfico;
Elaboração de materiais didáticos para Educação Básica;
Analista ou colunista de meios de comunicação;
Gestão de documentos e coleções, pessoais e públicas;
Consultoria de produções culturais;
Escrita de histórias sobre instituições públicas e privadas;
Colaboração na confecção de laudos antropológicos e de demarcações territoriais;
Atuação junto a conselhos e secretarias de educação e ou órgãos correlatos.