LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA ESPANHOLA
DADOS DA
COORDENAÇÃO
CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua
Portuguesa e Língua Espanhola / Mata Norte e Petrolina
COORDENADORES:
Josivaldo Custódio da Silva (Mata Norte)
Francisco da Assis Silva Panta (Petrolina).
E-MAIL DE CONTATO:
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ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE
NÚMERO DOS PARECERES:
024/2019-CES
069/2019-CES
VIGÊNCIA DOS PARECERES:
30/12/2023
DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
09 (Nove)
TURNO DE OFERTA:
Vespertino e Noturno
VAGAS POR ENTRADA:
Mata Norte: Esse curso possui entrada apenas no 2º semestre.
Petrolina: Esse curso possui entrada no 1º e no 2º semestre.
APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)
Os Cursos de Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, da Universidade de Pernambuco – Campi Mata Norte e Petrolina solicitam ao Conselho de Educação de Pernambuco os seus reconhecimentos.
Saliente-se que a elaboração desse projeto deveu-se a constatação da necessidade premente de formar profissionais para atuarem na educação básica, tendo em vista a importância do conhecimento das línguas portuguesa, espanhola e inglesa para o meio científico e para o mercado de trabalho que vem exigindo, principalmente, no Estado de Pernambuco, recursos humanos qualificados, haja vista a ampliação da indústria, do comércio e a criação do complexo portuário de Suape e ampliação agroexporatadora da região do Vale do Médio São Francisco.
COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)
Competências e habilidades:
1. respeitar os princípios da ética democrática: da dignidade humana, da justiça, cultuando o respeito mútuo, a participação, a responsabilidade, o diálogo e a solidariedade; indispensáveis à formação humanística e profissional;
2. integrar o conhecimento à realidade econômica, cultural, política e social brasileiras das Regiões da Mata Norte e Sertão do Médio São Francisco do Estado de Pernambuco.
3. realizar escolhas e tomar decisões metodológicas e didáticas de modo consciente e consistente;
4. aplicar diferentes teorias de ensino que permitam a transposição didática dos conhecimentos das Línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa e de suas literaturas para os níveis de Ensino Básico;
5. escolher métodos adequados de ensino para os níveis fundamental e médio da Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Inglesa e de suas literaturas;
6. praticar os conhecimentos apreendidos como exercício para o desenvolvimento profissional de educador;
7. praticar técnicas de tradução das Línguas Espanhola e Inglesa para a Portuguesa;
8. estabelecer e discutir as relações dos textos literários com discursos de outra natureza e com os vários contextos socioideológicos em que se inserem.
PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO
Portanto, o perfil do profissional egresso dos cursos em questão deve ser o de professor/pesquisador que tenha:
a) Competência intelectual - domínio de um repertório cultural e metalinguístico capaz de torná-lo apto a desempenhar as suas funções profissionais, tais como docência na educação básica, produtor e revisor de textos.
b) Habilidades de articular seus conhecimentos com a realidade social, de compreender e produzir textos de gêneros diversos, com ênfase na modalidade culta da língua, de favorecer o domínio de conhecimentos linguísticos e literários com aqueles com quem o professor trabalha, de contribuir com o aprender a pensar, a fazer, a criticar, a propor;
c) Capacidade de percorrer o caminho da pesquisa, na produção de conhecimentos e na utilização das tecnologias da informação e da comunicação.