LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS EAD
DADOS DA
COORDENAÇÃO
CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas EAD
Garanhuns
COORDENADORA:
Silvania Núbia Chagas
E-MAIL DE CONTATO:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE
NÚMERO DOS PARECERES:
024/2019-CES
069/2019-CES
VIGÊNCIA DOS PARECERES:
30/12/2023
DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
08 (Oito)
TURNO DE OFERTA:
Noturno
VAGAS POR ENTRADA:
50 vagas.
APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)
O Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e suas Literaturas (Modalidades Presencial e EAD), da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns tem importância histórica no desenvolvimento social e acadêmico do interior do Estado, exercendo influência significativa na formação de mão de obra qualificada para Garanhuns e região. O curso é veiculador de valores éticos, científicos, sociais, artísticos, culturais e tecnológicos e se destaca pela eficácia e qualidade do ensino, da pesquisa e extensão - tríade que abriga as ciências humanas e põe em relevo a importância do conhecimento acadêmico pelo viés de uma visão crítico-transformadora.
A cidade de Garanhuns, situada na região Agreste Meridional de Pernambuco, tem se tornado nas últimas décadas uma das principais cidades do Estado, obtendo importante destaque através do crescente desenvolvimento de seu polo econômico, representado pelos progressos obtidos nos campos da educação, política, economia, infraestrutura e turismo.
Frente aos desafios impostos pelo mundo contemporâneo, o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e suas Literaturas (Modalidades Presencial e EAD), da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, foi implantado a partir de um contexto amplo de discussões acadêmicas com finalidade de atender aos anseios da comunidade escolar instaurada na Rede Pública Estadual, na Rede Pública Municipal e na Rede Particular de Ensino, tendo como eixo o exercício de docências interdisciplinares em sua base curricular.
COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)
Espera-se que o egresso do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas esteja apto a:
• Atuar como agente participante crítico no desenvolvimento da política educacional;
• Interagir com diversos contextos multiculturais, promovendo intervenções científicas, técnicas e pedagógicas;
• Utilizar recursos tecnológicos como ferramenta que potencializa o processo ensino- aprendizagem e proporciona uma formação técnico-científico-pedagógica;
• Gerenciar seu próprio projeto de formação continuada promovendo uma reflexão sobre sua prática pedagógica e as realidades educacionais;
• Refletir criticamente sobre sua prática pedagógica, seu papel de educador na sala de aula, na escola e na sociedade, buscando um refazer constante de sua formação;
• Participar das propostas pedagógicas da escola de forma ética e consciente considerando a dinâmica da sociedade e do mercado de trabalho;
• Exercer a docência numa perspectiva crítico-reflexiva sobre as realidades sociais para favorecer o processo de transformação social;
• Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, como expressão de sentimentos, experiências, ideias e opiniões;
• Respeitar a diversidade de expressão, acolhendo e considerando as ideias dos outros.
• Produzir conhecimentos de forma interdisciplinar;
• Propor e utilizar métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição do conhecimento para os diferentes níveis de ensino;
• Articular as atividades de ensino com as de pesquisa como uma das formas de intervenção na realidade;
• Expandir o uso da linguagem, adequando-a ao contexto de produção, à sua funcionalidade, aos interlocutores e ao gênero;
• Conhecer as diferentes modalidades e especificidades das linguagens verbal e não verbal estabelecendo diálogos entre essas linguagens;
• Abordar a língua em suas diversas variantes com suas peculiaridades fonológicas, morfológicas, sintáticas, lexicais, semânticas e pragmáticas;
• Intervir interdisciplinarmente no ensino da Língua Portuguesa e suas Literaturas, tendo como referência as propostas de ensino da Educação Básica;
• Situar o ensino de língua e literatura no contexto sócio-histórico, político e filosófico.
• Trabalhar a literatura como elemento construtor da identidade sociocultural das sociedades;
• Estabelecer relações entre textos literários de língua portuguesa nos diversos gêneros textuais considerando as dimensões sociolinguísticas, ideológicas, histórico-culturais em obras eruditas e populares;
• Apresentar os fundamentos que norteiam a leitura e a escrita em contextos diversificados;
• Investigar a Psicogênese da Escrita e sua relação com o processo de escrita do aluno;
• Articular os conhecimentos do Latim e de História da Língua Portuguesa ao processo de evolução da Língua;
• Valorizar a leitura como fonte de informação e de acesso aos diferentes universos da literatura, sendo capazes de recorrer aos diversos materiais escritos;
• Criar fórum de debates sobre o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, priorizando as questões sociais, políticas e educacionais;
• Elaborar projetos que favoreçam a intervenção na realidade sócio-político-econômico- cultural do ensino de Língua Portuguesa;
• Utilizar os recursos da Língua com vistas à revisão de textos técnico-científicos pertinentes à realidade produtiva e econômica da região;
• Utilizar recursos das tecnologias da informação e da comunicação como instrumentos para a formação técnico-científico-pedagógica no processo de ensino e aprendizagem;
• Interagir com diversos contextos multiculturais, promovendo intervenções científicas, técnicas e pedagógicas;
• Propor e utilizar métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição do conhecimento para os diferentes níveis de ensino.
PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO
A maioria dos alunos que prestam vestibular (Modalidades Presencial e EAD) na Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns são oriundos de escolas públicas de diversas cidades da Região do Agreste Meridional (Modalidade Presencial) e do Agreste ao Sertão (Modalidade EAD). Uma hipótese para esse fato é a de que a licenciatura é o caminho natural para aqueles alunos que terminaram o Curso Normal Médio, o antigo Curso de Magistério (geralmente oferecido em instituições públicas) e a Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns por ser a faculdade pública da região que oferece o maior número de cursos de licenciatura, tem essa preferência dos referidos estudantes.
Nesse sentido, baseando-se nas propostas de Diretrizes Curriculares para as Licenciaturas em Letras, propõe-se que o profissional oriundo deste curso de graduação deverá apresentar um domínio dos conhecimentos pertinentes à área em questão para atuar como docente na educação básica, além de um perfil que o capacite a ter preparação adequada à transposição pedagógica do conhecimento.
Portanto, o perfil do profissional egresso do Curso de licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas deve ser o de professor/pesquisador que tenha:
a) Competência intelectual - domínio de um repertório cultural e metalinguístico capaz de torná-lo apto a desempenhar as suas funções profissionais, tais como docência na educação básica, produtor e revisor de textos em Língua Portuguesa;
b) Habilidades de articular seus conhecimentos com a realidade social, de compreender e produzir textos de gêneros diversos, com ênfase na modalidade culta da língua, de favorecer o domínio de conhecimentos linguísticos e literários com aqueles com quem o professor trabalha, de contribuir com o aprender a pensar, a fazer, a criticar, a propor;
c) Capacidade de percorrer o caminho da pesquisa, na produção de conhecimentos e na utilização das tecnologias da informação e da comunicação.