1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Licenciatura em Matemática - Universidade de Pernambuco

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

DADOS DA
COORDENAÇÃO

CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Licenciatura em Matemática /
Mata Norte - Garanhuns - Petrolina

COORDENADORES:
Marilene Rosa dos Santos (Mata Norte)
Luciana Silva dos Santos Souza (Garanhuns)
Carla Saturnina Ramos de Moura (Petrolina).

E-MAIL DE CONTATO:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE

NÚMERO DOS PARECERES:
032/2019-CES

VIGÊNCIA DOS PARECERES:
30/12/2023

DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
08 (Oito)

TURNO DE OFERTA:
Mata Norte: Vespertino e noturno
Petrolina e Garanhuns: Noturno

VAGAS POR ENTRADA:
Mata Norte: 80 vagas anuais - Esse curso possui entrada no 1º e no 2º semestre.
Garanhuns: 60 vagas anuais - Esse curso possui entrada apenas no 1º semestre.
Petrolina: 60 vagas anuais - Esse curso possui entrada apenas no 1º semestres.

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)

O curso em Licenciatura em Matemática tem por objetivo preparar professores com uma sólida formação científica, filosófica, técnica e experimental, potencializando sua capacidade crítica e criativa, desenvolvendo as condições para atuarem na área de educação matemática, seja na Educação Básica, seja para ingressarem em curso de pós-graduação a fim de atuarem em instituições de nível superior. A formação profissional do licenciado em Matemática o habilita a lecionar no ensino dos níveis Fundamental e Médio das redes pública e privada, podendo exercer, também, atividades de pesquisa educacional em diversos setores, além de atividades de gestão nos estabelecimentos de ensino.

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)

● Capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
● capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
● capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;
● capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;
● habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;
● estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
● conhecimento de questões contemporâneas;
● educação abrangente necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social;
● participar de programas de formação continuada;
● realizar estudos de pós-graduação;
● trabalhar na interface da Matemática com outros campos de saber;
• elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica;
• analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
• analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;
• desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
• perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;
• contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

Além da atuação no âmbito educacional, o Curso de Licenciatura em Matemática possibilita integração de equipes multidisciplinares em diversos setores públicos e privados, que envolvam o trabalho visando a busca de solução de problemas lógicos, advindos de demandas sociais.