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Notícias - Universidade de Pernambuco

Divulgado resultado da avaliação das propostas inscritas no Programa de Fortalecimento Acadêmico da UPE 2022

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade de Pernambuco divulgou o resultado da avaliação das propostas homologadas relativas ao edital 01/2022 do Programa de Fortalecimento Acadêmico (PFA) 2022.

Receberam aprovação nesta fase três cursos/oficinas, oito eventos, 37 programas e 76 projetos.

A lista está disponível neste link: http://www.upe.br/edital-proec-pfa-01-2022.html.

Autores de propostas não aprovadas devem encaminhar recurso para link disponibilizado em http://www.upe.br/edital-proec-pfa-01-2022.html até 27 de abril.

O resultado final será divulgado no dia 29 de abril, de acordo com o cronograma oficial do edital. 

Ao todo, foram apresentadas 140 propostas de projetos, programas, cursos, eventos e oficinas por professores, servidores e alunos vinculados aos diversos campi, instituições de ensino e unidades de saúde que integram a UPE.

As atividades aprovadas terão direito a financiamento cujo valor pode variar de R$ 1 mil a R$ 5 mil.

Para este edital, está prevista a aplicação de R$ 560 mil oriundos do PFA/UPE.

As 61 primeiras propostas melhores colocadas receberão verbas para pagamento a um estudante bolsista no valor de R$ 400 por seis meses.

As atividades deverão ocorrer entre 1º de junho deste ano e 31 de maio de 2023.

FENSG/UPE abre inscrições para curso de pós-graduação lato sensu em Enfermagem em Estomaterapia

A Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE) abre inscrições para seu curso de pós-graduação lato sensu em Enfermagem em Estomaterapia.

O edital e errata estão disponíveis em http://www.fensg.upe.br/lato-sensu/

São oferecidas 20 vagas. Poderão candidatar-se enfermeiros graduados em instituições reconhecidas
pelo MEC e devidamente registrados no Conselho Regional de Enfermagem.

Com duração de 16 meses, a especialização visa capacitar o profissional a assistir o indivíduo estomizado nas fases pré e pós-operatórias imediata, mediata e tardia e portadores de fístulas digestivas, com cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas, incontinências urinária e anal.

As inscrições começam nesta terça-feira (26) e vão até o dia 20 de maio. A taxa de R$ 150 deverá ser paga através de depósito bancário.

O resultado final será divulgado no dia 27 de maio. O curso começará no dia 28 de julho.

Todo o processo de inscrição e envio da documentação exigida será realizado de forma eletrônica por meio do link https://forms.gle/rmVMZU4Ux3bR9mTSA.

Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde da ESEF/UPE promove Diálogo Virtual sobre "Saúde do Adolescente: Evidências Científicas Para Pensar Intervenções"

O Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde (GPES) da Escola Superior em Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE) promoverá na quarta-feira (27) um Diálogo Virtual com o tema "Saúde do Adolescente: Evidências Científicas Para Pensar Intervenções".

Os convidados são os professores doutores Ferdinando Carvalho (Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf) e Kelly Silva (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC). A moderação ficará a cargo do professor da ESEF/UPE Gustavo Arruda.

A transmissão será pelo canal do GPES no YouTube (www.youtube.com/c/gpesupe), das 19h às 20h30.

Inscrições podem ser feitas pelo link https://www.even3.com.br/dialogovirtual/

Além de totalmente gratuito, haverá certificação para os participantes.

Temas deste Diálogo Virtual

🔹COMBINAÇÃO DE COMPORTAMENTOS DE RISCO À SAÚDE EM ADOLESCENTES - A professora doutora Kelly Silva (UFSC) abordará quais são os comportamentos saudáveis e não saudáveis mais frequentes em adolescentes, como esses comportamentos se agrupam e o seu impacto na saúde. Na oportunidade serão apresentadas revisões de escopo recentes, produzidas pelo grupo da professora, diferenciando cenários de países de baixa, média e alta renda. Por fim, serão realizadas reflexões sobre como deveriam ser as intervenções comportamentais nesta população-alvo.

🔹FATORES DE RISCO À SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA - O professor doutor Ferdinando Carvalho abordará as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde sobre atividade física, destacando também quais são os fatores de risco mais importantes na adolescência. Serão apresentadas as características do adolescente, da família, da comunidade e questões sociais/culturais sobre os principais fatores de riscos. Por fim, serão discutidos estudos tratando sobre os seguintes fatores de risco à saúde dos adolescentes: prática insuficiente de atividade física, hábitos alimentares inadequados, tabagismo, consumo abusivo de álcool, consumo de drogas ilícitas, envolvimento em situações de violência e comportamentos sexuais de risco.

UPE celebra sexto ano de parceria com a Universidade Estadual Paulista entre os programas de Doutorado e Mestrado das suas Faculdades de Odontologia

O professor titular da Universidade Estadual Paulista Eduardo Piza Pellizzer participou da abertura oficial da disciplina Fundamentos da Revisão Sistemática que integra a parceria entre os programas de Doutorado e Mestrado das Faculdades de Odontologia da UNESP/Araçatuba e da Universidade de Pernambuco (FOP/UPE).

A atividade realizada nesta terça-feira (26), no Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Campus Saúde FOP/HUOC/UPE do bairro de Santo Amaro, representa a formalização do sexto ano da parceria entre a FOP/UPE e a UNESP.

Docente da Faculdade de Odontologia da UNESP instalada no Campus Araçatuba, Eduardo Piza Pellizzer falou aos alunos inscritos sobre os "Fundamentos da revisão sistemática em Saúde".

Representando a Faculdade de Odontologia de Pernambuco, a aula inaugural contou com a presença dos professores Belmiro Vasconcelos (coordenador da pós-graduação), Priscila Prosini (vice-diretora da FOP) e Sandra Moraes (uma das coordenadoras da disciplina).

Com carga horária de 90 horas/aula, a disciplina Fundamentos da Revisão Sistemática resulta em seis créditos que podem ser integralizados e homologados ao histórico dos alunos de pós-graduação stricto senso como atividades complementares.

Ao longo dos últimos seis anos passaram pela disciplina 55 alunos e seus orientadores, além de professores de graduação convidados.

Como produto direto da disciplina, 25 artigos foram publicados em periódicos de alto impacto (A1, A2, B1 e B2) e muitos outros estão em revisões.

Como produto indireto, com o domínio da metodologia, inúmeros artigos foram desenvolvidos e publicados pelos egressos da disciplina. Professores e alunos da Odontologia participaram da publicação de dois livros sobre o tema.

A disciplina em anos anteriores contribuiu com professores e alunos de outros programas stricto sensu da UPE, como Hebiatria, Ciências da Saúde, Biologia Celular e Molecular Aplicada.

Desde o início sempre houve integração dos idealizadores com a Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI) da Universidade de Pernambuco.

PROPEGI divulga abertura de inscrições para edital de Apoio à Pós-graduação Stricto Sensu 2022 da UPE

A Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI) da Universidade de Pernambuco anuncia a abertura das inscrições para submissão de propostas de professores da instituição ao Edital de Apoio à Pós-graduação Stricto Sensu 2022 da UPE.

Os docentes interessados poderão submeter uma única proposta para mais de uma modalidade, caso atendam aos critérios exigidos. 

O prazo começa nesta segunda-feira (25) e termina às 17h do dia 25 de maio. Neste ano o edital contemplará três modalidades distintas:

a) Auxílio de Mobilidade Docente para Cooperação Nacional e Internacional (AMD);

b) Auxílio para Qualificação Docente (AQD);

c) Auxílio para Projetos de Pesquisa (APQ).

A Secretaria da Coordenação Geral de Pesquisa da PROPEGI recomenda aos professores da UPE uma leitura detalhada do edital para entendimento das mudanças que ocorreram no mesmo. 

"É de extrema importância esta leitura, para que propostas não sejam enviadas fora das exigências, sendo consequentemente desenquadradas", informa comunicado da pró-reitoria. 

O link para acesso ao edital já está disponível no SISPG: http://www.sispg.upe.br/publico/noticias/194