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Notícias - Universidade de Pernambuco

PROGRAD divulga edital de seleção para o Programa de Monitoria 2022

A Pró-reitoria de Graduação da Universidade de Pernambuco (PROGRAD/UPE), através da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) e por meio do Programa de Fortalecimento Acadêmico (PFA), abriu seleção para monitores bolsistas e voluntários dentro do seu Programa de Monitoria 2022.

O edital PROGRAD/PFA/UPE Nº 03/2022 está disponível para consulta neste link: http://www.upe.br/pfa2/pfa-2022.html.

O Plano de Trabalho do proponente deverá ser enviado, exclusivamente, por meio de fomulário eletrônico https://forms.gle/SRoN9CXRBhXrfcjE9 , onde deverão constar, obrigatoriamente, os dados do docente, como nome, matrícula, unidade e título do plano.

O período para submissão dos Planos de Trabalho de Monitoria, Curriculum Lattes do docente proponente e demais documentações termina no dia 8 de abril.

Cada professor poderá apresentar apenas um plano de monitoria, com no máximo cinco estudantes vinculados, dos quais apenas um poderá ser contemplado com bolsa, conforme item 4 do presente edital.

Dentro da categoria Monitoria Remunerada, serão oferecidas 60 bolsas no valor de R$ 400 cada, com duração de oito meses. O monitor bolsista, durante a vigência do plano, não poderá receber outra modalidade de bolsa acadêmica oriunda do PFA.

Dentro da categoria Monitoria Voluntária, a cada plano de trabalho apresentado por um professor orientador, outros quatro discentes podem ser indicados para participar sem pagamento de bolsa.

As bolsas serão concedidas às 60 maiores pontuações, referentes à classificação dos Planos de Trabalho de Monitoria. Os Planos de Trabalho classificados das posições 61ª a 120ª não serão contemplados com bolsas.

O objetivo é aprimorar a formação do estudante de graduação da UPE na vida acadêmica. A monitoria é considerada uma atividade de iniciação à docência e estimula o desenvolvimento das habilidades relacionadas a este exercício.

O período de vigência da proposta do programa e das bolsas aprovadas será de oito meses, com início em maio e término em dezembro de 2022, porém as atividades dos monitores precisarão continuar até findar o semestre acadêmico 2022.2.

Informações: e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (81) 3183-4013.

Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde realiza diálogo virtual sobre "Políticas nas áreas da Saúde e Lazer"

O Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde (GPES) da Universidade de Pernambuco realiza, às 19h de quarta-feira (30), um diálogo virtual que tem como tema "Políticas na área da Saúde e Lazer: o papel da Educação Física".

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do link https://www.even3.com.br/dialogovirtual/. A transmissão será feita pelo canal do GPES no YouTube: youtube.com/c/gpesupe. Haverá certificação.

Criado em 2004, o GPES é um grupo de pesquisa que dá suporte aos Programas de Pós-graduação em Hebiatria e em Educação Física, absorvendo entre os seus participantes uma ampla gama de profissionais de saúde (educadores físicos, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e dentistas).

É um grupo de pesquisa da grande área das ciências da saúde e que funciona na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UPE.

Participam do debate, com previsão de uma hora e meia de duração, os professores da UPE Flávio da Guarda e Alan Costa, que falarão, respectivamente, sobre políticas para a saúde e políticas para o lazer. A moderação será do professor Gustavo Arruda.

REFLEXÕES SOBRE O TEMA
As intervenções em saúde requerem ampliação do seu escopo, tomando como objeto os problemas e necessidades de saúde, bem como seus determinantes e condicionantes.

As ações e os serviços devem operar sobre a saúde e o adoecimento, incidindo sobre as condições de vida e favorecendo a ampliação de escolhas saudáveis (BRASIL/MS, 2018).

No contexto das políticas de saúde no Brasil, qual o papel do Profissional de Educação Física a partir do conceito de saúde ampliado?

As políticas públicas de lazer geralmente estão associadas a outras ações correlatas, muitas vezes pouco compreendidas pela população e pelos gestores que atuam nesse segmento.

No contexto das políticas de lazer no Brasil, qual o papel do profissional de Educação Física e qual o seu entendimento do conceito de lazer?

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Trabalho conjunto de mestrandos e docentes da UPE torna-se livro que aborda temas relativos aos desafios da adolescência

Trabalhos elaborados em uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Hebiatria da Universidade de Pernambuco tornaram-se um ebook que está disponível para download gratuito no site da Editora Buqui (https://www.editorabuqui.com.br).

Com 151 páginas, o livro "Fundamentos de Hebiatria: reflexões sobre temas atuais" tem oito capítulos desenvolvidos por grupos de mestrandos sob a supervisão de docentes do programa que integra a Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE).

Os trabalhos foram produzidos em 2020 durante as aulas da disciplina Fundamentos de Hebiatria e a organização do livro ficou a cargo da professora de Odontopediatria Viviane Colares.

Os temas abordados neste volume são: 1) as identidades fragmentárias dos adolescentes na globalização; 2) perfil alimentar e saúde do adolescente; 3) o direito da pessoa com deficiência no Brasil; 4) políticas de saúde pública para o adolescente; 5) exposição à violência por adolescentes em diferentes contextos; 6) qualidade do sono e saúde do adolescente; 7) comportamentos de risco à saúde na adolescência; (8) a convivência com a Covid-19 e o adolescente em tempos de isolamento social.

O Programa de Hebiatria da UPE, de área interdisciplinar, foi criado em 2005, sendo o único programa de pós-graduação stricto sensu no Brasil com foco exclusivo na adolescência.

Trata-se de um período da vida de enorme crescimento e desenvolvimento, com mudanças através dos tempos, que requer estudos constantes e análises com base multi e interdisciplinar.

Através da cooperação de sua equipe multiprofissional de estudantes e professores, esta ação do PPGH/UPE tem o objetivo de produzir conhecimento, visando contribuir para melhor qualidade de vida nessa fase decisiva do desenvolvimento humano.

Link para download gratuito:
https://www.editorabuqui.com.br/product-page/fundamentos-de-hebiatria-reflex%C3%B5es-sobre-temas-atuais

Professor do Multicampi Garanhuns receberá Medalha de Mérito Literário

O professor Acauam Silvério de Oliveira, vice-coordenador do Mestrado Profissional em Letras do Multicampi Garanhuns da Universidade de Pernambuco, vai receber a Medalha Escritor Luís Inácio de Miranda (Mérito Literário) concedido pela Câmara de Vereadores da cidade do Agreste.

A cerimônia será realizada no dia 31 de março, a partir das 19h, na sede do Poder Legislativo Municipal. A homenagem proposta pela vereadora Fany Bernal foi aprovada por unanimidade no plenário. A mesma medalha vai ser concedida à professora e escritora Ivonete Batista Xavier (proposição do vereador Erivan Pita).

Ainda na quinta-feira, mais cinco personalidades receberão medalhas diversas de mérito (Cultural, Esportivo, Pessoa Física, Segurança e Educacional) e outras três terão a cidadania honorária de Garanhuns.

Doutor em Letras-Teoria Literária pela Universidade de São Paulo (USP), Acauam Silvério de Oliveira é professor de literatura brasileira na UPE e autor do texto de abertura do livro "Racionais MC's - Sobrevivendo no Inferno", que aborda o disco que integra, de forma inédita, a lista de "leituras obrigatórias" do vestibular da Universidade de Campinas (Unicamp).

O maior grupo de rap do Brasil também foi tema da tese de doutorado de Acauam, intitulada "O fim da canção? Racionais MC's como efeito colateral do sistema cancional brasileiro" e defendida em 2014.

Abertas inscrições para Formador(a) de Área do PREVUPE 2022

Docentes da rede pública de ensino em Pernambuco, que sejam do quadro efetivo e devidamente nomeados, já podem se inscrever para atuarem como Formadores de Área do Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (PREVUPE).

O edital para seleção de cadastro de reserva foi lançado nesta segunda-feira (28) pela Universidade de Pernambuco, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE).

A inscrição deverá ser feita preenchendo o formulário (Dados Gerais, Plano de Ação e Documentos Comprobatórios relativos aos critérios de seleção) e anexando os documentos solicitados a partir do link https://forms.gle/kF8gWMreSrxNJytn9.

O período de inscrição termina no dia 15 de abril. 

O edital está disponível neste link: http://www.upe.br/editais-extensao.html.

Estão previstas até 10 vagas para Formador(a) de Área do PREVUPE 2022, sendo uma para cada uma destas áreas: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Língua estrangeira (espanhol), Língua estrangeira (inglês), Matemática, Português (Análise linguística), Português (Literatura e Produção textual) e Química.

A carga horária é de 50 horas, distribuídas ao longo de 180 dias. O valor da bolsa está diretamente condicionado à quantidade de horas/aulas trabalhadas. O valor da hora trabalhada será de R$ 140.

O Formador(a) de Área terá como função principal acompanhar e orientar o/a Docente Extensionista nos processos de ensino e de aprendizagem e na produção de materiais materiais didáticos, além de colaborar com o processo de avaliação dos estudantes do PREVUPE.

Criado pela Resolução CEPE nº 066/2019, o PREVUPE é uma atividade de extensão da Universidade de Pernambuco voltada a estudantes do 3º ano e/ou egressos do Ensino Médio de escolas das redes públicas de ensino do estado.

Através de aulas preparatórias, o objetivo é preparar estes alunos, de forma gratuita, para que possam participar de processos seletivos para ingresso nas instituições públicas e particulares de Ensino Superior.

Inscrição/Edital: http://www.upe.br/editais-extensao.html

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.