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Notícias - Universidade de Pernambuco

Podcast produzido por docentes e estudantes extensionistas aborda o avanço da sífilis entre os jovens

O mais novo podcast da Universidade de Pernambuco foi produzido em episódio único por docentes e estudantes extensionistas da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) e aborda o avanço silencioso de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) entre adolescentes e jovens adultos no Brasil.

A sífilis é uma IST que tem causado uma preocupação crescente na saúde. Quando se avalia a sua expansão na população jovem, nota-se que é necessário investir de modo crescente na educação em saúde comunitária.

O podcast "Sífilis entre nós: o que o jovem tem a ver com isso?" tem o objetivo de levar conhecimento de modo solidário e compreensível a um maior número de pessoas, garantindo o acesso às informações de saúde construtivas.

Em formato de entrevista, as docentes colaboradoras Maria Aparecida Bezerra e Edilene Maria da Silva Barbosa conversaram com estudantes extensionistas Ilyson Samuel de Araújo Braga e Gabriella Leal Falcão Santos sobre os fatores de risco comportamentais dos mais jovens e a necessidade do uso de preservativos.

A coordenadora do projeto foi a professora Maria Suely Medeiros Corrêa. A gravação foi realizada em dezembro de 2019 e o trabalho será ainda publicado em revista da área de enfermagem na forma de relato de experiência.

O projeto se encontra articulado ao Grupo de Estudos e Pesquisa da Mulher (GEPEM), inserido na linha de pesquisa Fundamentos do Cuidar na Saúde e Enfermagem da FENSG.

Os podcasts do canal UPE nas Redes estão disponíveis no Spotify, Deezer, Apple ou no seu outro agregador preferido.

O canal UPE nas Redes integra o programa de extensão universitária Conhecimento Solidário, coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). O site oficial é www.upe.br/podcasts.

Link do episódio:
https://anchor.fm/upenasredes/episodes/Sfilis-entre-ns---O-que-o-jovem-tem-a-ver-com-isso-e1gccd6

Vice-diretor da OPAS, Jarbas Barbosa, é palestrante convidado de evento preparatório do VI Simpósio do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco

O médico sanitarista Jarbas Barbosa é o palestrante convidado do quarto evento preparatório do VI Simpósio do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco.

Ex-professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UPE) e atual vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), ele vai abordar o tema "Covid-19: novas variantes, perspectivas para a pandemia e estrategias sanitárias".

A palestra online vai acontecer no dia 5 de abril, das 10h às 12h, com transmissão pelo YouTube (bit.ly/UPESimposioCH).

Participarão do evento os secretários de Saúde do Estado, André Longo, e do Recife, Luciana Albuquerque, representantes da reitoria da UPE, da superintendência do Complexo Hospitalar e das diretorias do Procape, Cisam e HUOC.

O VI Simpósio do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco vai acontecer entre os dias 6 e 9 de abril no formato híbrido. Os trabalhos científicos devem ser enviados para avaliação.

O edital e as instruções para submissão estão disponíveis no site http://www.simposioch.upe.br/.

O encontro é voltado para os servidores técnico–administrativos, docentes e discentes do Complexo Hospitalar e de toda a UPE, mas também é aberto ao público externo em geral.

Os temas abordados e que serão publicados posteriormente nos anais do evento envolvem as áreas da Saúde, Enfermagem, Saúde Coletiva, Medicina, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Educação Física, Ciências Biológicas, Biomedicina e Educação em Saúde.

O objetivo é trazer à luz a discussão de temas em torno da transformação digital que vem ocorrendo aceleradamente desde o início da pandemia em 2020.

PROGRAD divulga edital de seleção para o Programa de Monitoria 2022

A Pró-reitoria de Graduação da Universidade de Pernambuco (PROGRAD/UPE), através da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) e por meio do Programa de Fortalecimento Acadêmico (PFA), abriu seleção para monitores bolsistas e voluntários dentro do seu Programa de Monitoria 2022.

O edital PROGRAD/PFA/UPE Nº 03/2022 está disponível para consulta neste link: http://www.upe.br/pfa2/pfa-2022.html.

O Plano de Trabalho do proponente deverá ser enviado, exclusivamente, por meio de fomulário eletrônico https://forms.gle/SRoN9CXRBhXrfcjE9 , onde deverão constar, obrigatoriamente, os dados do docente, como nome, matrícula, unidade e título do plano.

O período para submissão dos Planos de Trabalho de Monitoria, Curriculum Lattes do docente proponente e demais documentações termina no dia 8 de abril.

Cada professor poderá apresentar apenas um plano de monitoria, com no máximo cinco estudantes vinculados, dos quais apenas um poderá ser contemplado com bolsa, conforme item 4 do presente edital.

Dentro da categoria Monitoria Remunerada, serão oferecidas 60 bolsas no valor de R$ 400 cada, com duração de oito meses. O monitor bolsista, durante a vigência do plano, não poderá receber outra modalidade de bolsa acadêmica oriunda do PFA.

Dentro da categoria Monitoria Voluntária, a cada plano de trabalho apresentado por um professor orientador, outros quatro discentes podem ser indicados para participar sem pagamento de bolsa.

As bolsas serão concedidas às 60 maiores pontuações, referentes à classificação dos Planos de Trabalho de Monitoria. Os Planos de Trabalho classificados das posições 61ª a 120ª não serão contemplados com bolsas.

O objetivo é aprimorar a formação do estudante de graduação da UPE na vida acadêmica. A monitoria é considerada uma atividade de iniciação à docência e estimula o desenvolvimento das habilidades relacionadas a este exercício.

O período de vigência da proposta do programa e das bolsas aprovadas será de oito meses, com início em maio e término em dezembro de 2022, porém as atividades dos monitores precisarão continuar até findar o semestre acadêmico 2022.2.

Informações: e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (81) 3183-4013.

PROPEGI lança o Edital de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação - 2022: conheça as novidades

A Universidade de Pernambuco, através da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI), lançou o Edital de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação - 2022, para submissão de propostas em três modalidades:
a) Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC);
b) Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI);
c) Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM).

Apesar de estarem no mesmo edital, o professor tem a liberdade de enviar propostas para os programas que desejar participar, respeitando o limite de propostas informado no edital. Docentes com titulação de doutorado e mestrado podem participar.

Este ano tem uma novidade para o PIBITI, pois além das bolsas CNPq, pela primeira vez esse programa contará com bolsas concedidas pela UPE (PIBITI-PFA), como já ocorre na modalidade do PIBIC.

As inscrições estão abertas até as 17h de 12 de maio de 2022, e devem ser feitas exclusivamente através do Sistema de Informações sobre Pós-Graduação e Pesquisa da UPE (SISPG) (http://www.sispg.upe.br).

Acesse o edital completo em: http://www.upe.br/editais.html

Outras informações podem ser obtidas diretamente na Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI), através do telefone (81) 3183-3784, ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde realiza diálogo virtual sobre "Políticas nas áreas da Saúde e Lazer"

O Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde (GPES) da Universidade de Pernambuco realiza, às 19h de quarta-feira (30), um diálogo virtual que tem como tema "Políticas na área da Saúde e Lazer: o papel da Educação Física".

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do link https://www.even3.com.br/dialogovirtual/. A transmissão será feita pelo canal do GPES no YouTube: youtube.com/c/gpesupe. Haverá certificação.

Criado em 2004, o GPES é um grupo de pesquisa que dá suporte aos Programas de Pós-graduação em Hebiatria e em Educação Física, absorvendo entre os seus participantes uma ampla gama de profissionais de saúde (educadores físicos, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e dentistas).

É um grupo de pesquisa da grande área das ciências da saúde e que funciona na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UPE.

Participam do debate, com previsão de uma hora e meia de duração, os professores da UPE Flávio da Guarda e Alan Costa, que falarão, respectivamente, sobre políticas para a saúde e políticas para o lazer. A moderação será do professor Gustavo Arruda.

REFLEXÕES SOBRE O TEMA
As intervenções em saúde requerem ampliação do seu escopo, tomando como objeto os problemas e necessidades de saúde, bem como seus determinantes e condicionantes.

As ações e os serviços devem operar sobre a saúde e o adoecimento, incidindo sobre as condições de vida e favorecendo a ampliação de escolhas saudáveis (BRASIL/MS, 2018).

No contexto das políticas de saúde no Brasil, qual o papel do Profissional de Educação Física a partir do conceito de saúde ampliado?

As políticas públicas de lazer geralmente estão associadas a outras ações correlatas, muitas vezes pouco compreendidas pela população e pelos gestores que atuam nesse segmento.

No contexto das políticas de lazer no Brasil, qual o papel do profissional de Educação Física e qual o seu entendimento do conceito de lazer?

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