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Notícias - Universidade de Pernambuco

UPE faz parceria com Secretaria de Educação para criar modelo que facilite adaptação às novas tecnologias

A Universidade de Pernambuco vai desenvolver um framework para facilitar a transformação digital e capacitação dos servidores públicos no processo de adaptação às novas tecnologias. O primeiro órgão a utilizar a solução será a Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco. 

Um acordo de cooperação técnico-científica foi firmado entre a UPE e a SEE-PE para a implantação do modelo que será criado pelos integrantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação (PPGEC) da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli/UPE).

A liderança do projeto é dos professores do PPGEC Cleyton Rodrigues (Campus Garanhuns) e Wylliams Santos (Campus Caruaru). A pós-graduação em Engenharia da Computação da UPE está entre as melhores do Brasil na sua área em relação à produção científica de seus atuais 21 docentes e 133 discentes.

O desenvolvimento da solução não contará apenas com a participação dos pesquisadores doutores do programa, mas também com os alunos de mestrado e doutorado, inclusive dos que entrarão nas seleções mais recentes, cujas inscrições estão abertas até o dia 23 de julho.

Os professores Cleyton Rodrigues e Wylliams Santos informam ainda que as agendas de mestrado e doutorado visam o desenvolvimento de uma estrutura para diagnóstico da maturidade digital da organização pública a partir dos serviços atuais, processos de negócios, perfil digital dos colaboradores e ambiente tecnológico.

A Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) vai disponibilizar para o projeto o montante de R$ 168,3 mil. A previsão é que o trabalho comece em agosto.

A coordenadora do projeto e gestora de Informações Sistemas e Aplicativos da SEE-PE, Ana Amélia Silva, destacou que "soluções como estas são necessárias e urgentes, face à quebra de paradigmas nesta mentalidade digital que as organizações experienciam cada vez mais".

UPE é a 100ª melhor universidade da América Latina segundo ranking do THE

 

A UPE é a 100ª melhor universidade da América Latina, segundo o ranking regional 2021 divulgado pelo Times Higher Education (THE), um dos principais indicadores de educação superior do mundo. É a primeira vez que a Universidade de Pernambuco integra a lista deste instituto britânico, formada neste ano por 177 instituições de 13 países.

Para figurar na relação do THE é preciso ter bons índices em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizado), pesquisas (em quantidade, investimentos e reputação), citações (a influência dessas pesquisas no ambiente acadêmico em geral), perspectivas internacionais (de docentes, estudantes e pesquisas) e renda gerada com transferência de tecnologia produzida dentro da universidade.

A Universidade de Pernambuco é uma das 67 instituições brasileiras que integram a lista. Por países, os mais bem representados depois do Brasil são Chile (28), Colômbia (24), México (23), Equador (11), Argentina (9) e Peru (8). 

A melhor instituição de ensino superior no ranking latino-americano divulgado na última terça-feira (13) é a Universidade do Chile, que mantém a liderança pelo terceiro ano seguido. 

Das dez melhores segundo o THE, sete são brasileiras, com destaque para a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Campinas (Unicamp). Das cem melhores, quase a metade (46) são brasileiras.

O Times Higher Education é uma das três classificações internacionais de universidades mais influentes no mundo. As outras duas são a QS World University Rankings e a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais.

De acordo com Igor Lapsky, assessor de Relações Internacionais da UPE, a inscrição da universidade estadual pernambucana em um dos rankings mundiais é um dos passos para seu reconhecimento em nível internacional, possibilitando novas parcerias e oportunidades para a comunidade acadêmica.

"A avaliação foi realizada com base em informações fornecidas pela UPE e analisadas pela equipe do THE. Nosso dossiê foi organizado a partir de um grande esforço coletivo de todas as pró-reitorias, que forneceram os dados necessários para a entrada da universidade nesse ranking", destacou Lapsky.

Artigo de professora do Campus Mata Norte da UPE obtém primeira colocação em evento internacional de ensino de Geografia

Um artigo da professora do Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco (UPE), Ana Regina Marinho Dantas Barboza da Rocha Serafim, em conjunto com três pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), obteve a primeira colocação em evento internacional de ensino de Geografia que contou com 2.241 congressistas da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia, do Equador, do Panamá, do Paraguai, do Peru, da Venezuela, do Uruguai, do México, além de países do continente europeu, como Espanha e Portugal.

Com nove páginas, “Incentivo à docência por meio do Pibid na formação inicial de professores de Geografia para a Educação Básica” foi o principal destaque entre os 339 artigos científicos submetidos ao I Congresso Latino-Americano de Ensino de Geografia (I Cleg), ocorrido virtualmente entre 14 a 17 de junho de 2021.

Avaliados por uma comissão científica, 238 artigos foram pelo rigor científico, inovação e relevância social. O documento da professora da UPE e dos pesquisadores da UFPE foi publicado juntamente com outras 11 produções acadêmicas, na revista Metodologias e Aprendizado, disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/2229/1678.

O texto vencedor foi escrito por Ana Regina, pelo doutorando em Geografia e professor substituto do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE Josias Ivanildo Flores de Carvalho, pelo professor do DCG/UFPE e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 Francisco Kennedy Silva dos Santos e pela mestra em Geografia e colaboradora do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (Legep/DCG/UFPE) Laryssa de Aragão Sousa.

 O trabalho, realizado a partir de entrevistas com estudantes de Geografia do Campus Mata Norte da UPE, avaliou a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibic) na formação de professores para atuação na Educação Básica.

“Observou-se diante dos dados que a bolsa oferecida aos participantes de certa maneira incentiva a docência e a permanência no curso de Licenciatura em Geografia, pois permite que os discentes  sobrevivam financeiramente na Educação Superior, dada as desigualdades socioeconômicas que o Brasil possui”, descreve o resumo do documento.

Prorrogado até o dia 17 de julho o fim do prazo para inscrições para o Prevupe

Ainda dá tempo para fazer a inscrição no Pré-vestibular gratuito da Universidade de Pernambuco.

O prazo agora foi prorrogado para até as 23h59 do sábado (17).

São dois dias a mais para garantir uma melhor preparação para o Enem e outros processos seletivos.

São 10,2 mil vagas em 43 municípios do estado, destinadas a estudantes do 3º ano e/ou egressos do Ensino Médio da rede estadual de ensino.

Acesso pelo site www.upenet.com.br.

DCE faz entrega de demandas à reitoria da UPE sobre assistência estudantil

Eleita com 3.034 votos na inédita votação online realizada nos dias 8 e 9 de julho, a nova gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Pernambuco (UPE) fez na manhã desta quinta-feira (15) a primeira reunião com o reitor Pedro Falcão e a vice-reitora Socorro Cavalcanti.

A presidente do DCE para a gestão 2021/2022, Clara Maria Gonzaga Lucena,  entregou um documento contendo oito tópicos referentes à assistência estudantil, uma das prioridades da chapa única Eu Defendo a UPE, que obteve 90% dos votos contra 10% de brancos/nulos (344).

De acordo com o DCE, 40% dos alunos da UPE necessitam de algum tipo de assistência estudantil para permanecer estudando. Atender a esta demanda representaria uma queda imediata nos índices de evasão e de reprovação por faltas.

O DCE propõe, de acordo com o documento entregue, a ampliação do orçamento estudantil, o aumento de 100% no número de bolsas de permanência, o aumento no valor da bolsas de permanência, o início de estudos para implementação de restaurantes e cantinas com preços acessíveis dento dos campi, a criação de cota para a UPE na Casa do Estudante de Pernambuco, garantia de auxílio-transporte para estudantes do interior, ampliação do passe livre e aperfeiçoamento da política de cotas.

O reitor Pedro Falcão propôs a retomada das discussões em um fórum envolvendo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Pró-reitoria de Graduação (Prograd). De imediato, ele informou o aumento, já a partir de julho, do valor das bolsas permanência, que passarão de R$ 260 para R$ 400. Este programa também será ampliado, subindo de 187 para 200 estudantes beneficiados.