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Notícias - Universidade de Pernambuco

Docentes, discentes e egressos das pós-graduações em Educação Física e Hebiatria da UPE têm participação de destaque na elaboração de guia do Ministério da Saúde

A Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS), com apoio do Centro Esportivo Virtual (CEV), realiza na quarta-feira (7), às 14h30,  a “Apresentação Científica do Guia de Atividade Física para a População Brasileira”. O evento no canal do YouTube da SBAFS será promovido pelos pesquisadores e pesquisadoras que redigiram a obra para o Ministério da Saúde.

Dos 62 participantes dos Grupos de Trabalho, 15 eram discentes, egressos ou docentes do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba (PAPGEF/UPE/UFPB) ou do Programa de Pós-Graduação em Hebiatria da Universidade de Pernambuco (PPGH/UPE), totalizando 24% do total da equipe envolvida na elaboração do conteúdo do documento. 

Ao todo, a UPE foi representada por quatro professores, quatro alunos e sete pesquisadores da área de saúde que tiveram sua formação acadêmica na universidade estadual pernambucana. No comitê científico que coordenou os grupos de trabalhos estava Maria Cecília Marinho Tenório, egressa do Programa de Pós-graduação em Hebiatria da UPE.

Primeiro mestrado em Educação Física instituído no Nordeste, em parceria com a UFPB, o PAPGEF da UPE teve a sua aula inaugural realizada no dia 3 de março de 2008. Suas linhas de pesquisa são duas: Saúde, Desempenho e Movimento Humano e Cultura, Educação e Movimento Humano.

O objetivo principal do programa associado de pós-graduação é atuar na formação de pesquisadores e na qualificação de recursos humanos especializados na área de Educação Física, com autonomia em sua área de concentração e capacidade para planejar, desenvolver e executar atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão no âmbito da Educação Física, de forma interdisciplinar e com visão multirreferencial.

Já o mestrado em Hebiatria da UPE iniciou as atividades em fevereiro de 2005 e trabalha atualmente com três linhas de pesquisas voltadas para a Saúde na Adolescência. 

Coordenado pelo professor Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Guia de Atividade Física para a População Brasileira tem 52 páginas e foi produzido por mais de 70 pesquisadores divididos entre o comitê científico e os oito grupos de trabalho.

Além de disponível no formato digital, o guia terá 74 mil exemplares distribuídos para secretarias estaduais e municipais de Saúde. Com textos didáticos e ilustrado, o material traz informações que ajudam a diferenciar o que é exercício físico de atividade física. O guia também tem versões em audiobook e braile, garantindo o acesso às pessoas com deficiência, além de edições em espanhol e inglês.

Segundo o Ministério da Saúde, trata-se do primeiro documento oficial que visa estimular a atividade física em nível populacional com recomendações nacionais que contribuem para a busca de uma vida ativa.

O guia é dividido em oito capítulos, com recomendações para diferentes públicos, de bebês a idosos. Há conteúdos voltados para o público em geral; crianças até 5 anos; crianças e adolescentes até 17 anos; adultos; idosos; gestantes e puérperas; educação física escolar e pessoas com deficiência.

ESTRUTURA DO GUIA (Disponível neste link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf)

Conceitos

Capítulo 1 - Entendendo Atividade Física

Ciclos de vida 

Capítulo 2 - Atividade Física para Crianças até 5 anos

Capítulo 3 - Atividade Física para Crianças e Jovens de 6 a 17 anos

Capítulo 4 - Atividade Física para Adultos

Capítulo 5 - Atividade Física para Idosos)

Educação Física Escolar 

Capítulo 6 - Educação Física Escolar

Gestantes

Capítulo 7 - Atividade Física para Gestantes e Mulheres Pós-Parto, incluindo contraindicações)

Pessoas com deficiência

Capítulo 8 - Atividade Física para Pessoas com Deficiência

 

 

Palestra virtual abordará papel das ouvidorias na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados

O papel das ouvidorias na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é o tema de uma palestra virtual que acontecerá no dia 8 de julho, às 9h30, para servidores, colaboradores e alunos do Centro Universitário Integrado Amaury de Medeiros (Cisam), que integra o complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE).

As palestrantes serão Tânia Santos Cavalcante Santana (Ouvidora Setorial Cisam-UPE) e Maria do Rosário Lapenda (Ouvidora Central UPE). O evento será através da plataforma Google Meet.

A inscrição pode ser realizada através deste endereço eletrônico: https://forms.gle/TqLUSxKndEMS8Td56. O link de acesso será enviado para o e-mail da inscrição. Será emitido certificado de participação.

O evento é uma ação do Núcleo de Educação Permanente Cisam/CH/UPE, dentro das suas atividades de treinamento.

A comunidade universitária dos 15 campi da UPE em todo estado e das outras unidades de complexo hospitalar da UPE - HUOC e Procape - também pode participar.

Em vigor desde setembro de 2020, a LGPD (Lei 13.709, de 2018) trouxe mudanças para as instituições que coletam, tratam e armazenam informações de cidadãos, tanto online quanto offline. Qualquer pedido externo de informação terá que respeitar a privacidade, a não ser quando ocorre o chamado legítimo interesse.

A Ouvidoria Central da Universidade de Pernambuco registra as solicitações (sugestões, reclamações, denúncias, informações e elogios) da comunidade acadêmica e dos usuários em geral e faz os encaminhamentos necessários à finalização das questões dentro de um prazo de até 20 dias. 

Os contatos podem ser feitos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo telefone (81) 3183-3676.

 

 

 

 

 

UPE disponibiliza catálogo online atualizado de seus cursos lato sensu (especializações e MBAs)

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Propegi) da Universidade de Pernambuco (UPE) disponibiliza, dentro das comemorações dos 30 anos da instituição, um catálogo atualizado dos seus cursos lato sensu.

Ao todo, são 67 especializações ou MBAs (Master in Business Administration) oferecidos em sistema regular ou sob demanda em seis áreas de conhecimento: Ciências Biológicas (2), Ciências da Saúde (23), Ciências Humanas (4), Ciências Sociais Aplicadas (27), Engenharias (10) e Linguística, Letras e Artes (1).

Com 71 páginas, o portfólio traz a descrição do objetivo de cada curso, a carga horária e os contatos das unidades de ensino que oferecem as especializações.

As oportunidades estão disponíveis na Escola Politécnica (Poli), Faculdade de Direito e Administração (FCAP), Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Escola Superior de Educação Física (ESEF), Faculdade de Odontologia (FOP) e nos campi Mata Norte, Garanhuns e Petrolina. 

Em tempos de pandemia e novos desafios profissionais, uma especialização é um diferencial no currículo e favorece o desenvolvimento social, científico e tecnológico. As aulas são ministradas por especialistas que possuem experiência prática e conhecem a realidade de mercado.

O catálogo lato sensu da UPE apresenta oportunidades em cursos de uma duração menor (carga horária a partir de 360h) e, em alguns casos, sem necessidade de graduação concluída para inscrição.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Sérgio Campello, destaca que a ampla experiência da UPE, com seus mestrados e doutorados, proporciona uma formação diferenciada nas suas especializações.

CATÁLOGO DE CURSOS LATO SENSU DA UPE

UPE divulga nota de pesar por falecimento de assessora de relações institucionais

A comunidade acadêmica da Universidade de Pernambuco (UPE) externa seu mais profundo pesar em razão do falecimento de Norma Fonseca de Gouveia, aos 79 anos de idade.

Nomeada em 7 de julho de 1992 como professora auxiliar da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) por concurso público realizado em 1991, Norma exerceu suas atividades na reitoria da UPE, como assessora do reitor e chefe da unidade de comunicação. Mesmo após a sua aposentadoria em 2012, ela continuou vinculada à UPE, atuando como assessora de relações institucionais.

A UPE expressa as mais sinceras condolências e deseja, ainda, conforto, paz e muita força para a família enfrentar a perda.

UPE lança seu processo de ingresso 2022 e amplia sistema de cotas

A Universidade de Pernambuco (UPE) vai reservar 30% das vagas do processo de ingresso 2022 para estudantes egressos de escolas públicas que tenham cursado integral, exclusiva e regularmente os anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e todos os anos do Ensino Médio, comprovado no ato da matrícula. Antes, o percentual era de 20%. A alteração foi aprovada em reunião do conselho Universitário (CONSUN) nesta quarta-feira (30). A medida agora também beneficia os alunos de escolas federais. As datas da realização do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) também foram divulgadas pela Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA) da UPE.

O número de vagas ofertadas pela instituição é de 3.480, distribuídas em 11 campi, para 54 cursos de graduação, sendo: 1.740 no SSA e 1.740 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).

Os candidatos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, poderão solicitar isenção da taxa de inscrição em período definido no calendário do manual do candidato que será disponibilizado no site do processo a partir do dia 14 de julho.

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