Aluno do programa de Pós-graduação da Esef/UPE faz conexão entre cineclube e Educação Física
O aluno Felipe Soares de Lima, pós-graduado pelo programa de Educação Física Escolar da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (Esef/UPE) defendeu em seu trabalho de conclusão de curso, orientado pelo profa. Lívia Brasileiro, a utilização do cineclube como ferramenta de ensino nas aulas de Educação Física. Além de professor de Educação Física, Felipe é diretor de cinema e produtor cultural e justifica essa conexão no seu trabalho a partir de uma experiência vivenciada por ele na educação básica, em que utilizou o cineclube para discutir cultura corporal, preconceito e gênero com estudantes do Ensino Médio.
"A Educação Física é muito mais do que comumente vemos nas escolas, prática de esportes e competição. Eu acredito na arte como ferramenta de transformação. Em um ambiente escolar estamos, além de tudo, formando pessoas, cidadãos críticos e com autonomia. A sétima arte, sem dúvidas, é um instrumento riquíssimo para que possamos refletir sobre diversos parâmetros e é com ela que proponho abordar, no ambiente escolar, temas que tem urgência em serem tratados, dentre eles a Cultura Corporal.", afirma Felipe Soares.