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Notícias - Universidade de Pernambuco

UPE recebe dirigentes da APG-UPE

Publicado em 14/08/23

Na última sexta-feira (11/08), a Universidade de Pernambuco (UPE), através da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI), recebeu representantes da Associação de Pós-graduandos da UPE (APG-UPE). Os discentes foram recepcionados pelo Pró-reitor, Prof. Carmelo Bastos, e o Coordenador geral de pós-graduação, Prof. Bruno Carvalho. Na pauta da reunião estiveram temas relacionados a regulamentação de acúmulo de bolsas, reajuste dos valores das bolsas de pós-graduação, saúde mental, criação de um canal para melhorar a comunicação dos estudantes da pós-graduação com a PROPEGI e a APG-UPE. Também foi apresentada a necessidade da realização de pesquisa para a construção de um amplo diagnóstico da pós-graduação da UPE, com o olhar dos estudantes em todos os campi da instituição.

UPE divulga edital de apoio psicossocial ou psicopedagógico

 

Publicado em 14/08/23

A Universidade de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Graduação, publicou o edital de apoio psicossocial ou psicopedagógico, com o objetivo de fortalecer o ensino da graduação, por meio de ações voltadas ao acolhimento e apoio psicossocial ou psicopedagógico dos(as) estudantes nas suas Unidades de Educação, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Os projetos de apoio psicossocial ou psicopedagógico submetidos ao edital devem estar alinhados com os ODS e suas metas, evidenciando a sua contribuição para seu alcance, de acordo com os seguintes critérios:

 I – Relevância para os ODS – os ODS escolhidos são pertinentes ao contexto do projeto e a sua abordagem está alinhada com os desafios e necessidades locais ou globais.

II – Articulação com os ODS e suas metas – as atividades, objetivos e resultados articulados com os ODS escolhidos, contribuindo para o alcance de suas metas.

III – Sustentabilidade, Equidade e Inclusão - o projeto com potencial de promover impacto significativo no avanço das três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

IV- Projetos voltados para a sensibilização, a construção e o fortalecimento de vínculos sociais, culturais, emocionais e pedagógicos, vivenciados pelos estudantes no espaço universitário de forma sistemática, por meio de oficinas, minicursos, rodas de conversa, palestras, ou outras estratégias de apoio psicossocial ou psicopedagógico, voltados para temas diversos, tendo como meta o cuidado, a promoção da saúde mental e prevenção de agravos, em articulação com os ODS.

 O período de inscrição é entre os dias 11 e 26 de agosto de 2023. Para mais informações sobre o edital, os interessados devem acessar: https://www.upe.br/pfa2/pfa-2023.html

 

UPE divulga Edital de apoio à vivência de componentes curriculares

 

Publicado em 14/08/23

A Universidade de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Graduação, publicou edital de apoio à vivência de componentes curriculares na instituição, com o objetivo de fortalecer o ensino da graduação de forma articulada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Os projetos de apoio à vivência de componentes curriculares submetidos ao edital devem estar alinhados com os ODS e suas metas, evidenciando a sua contribuição para o seu alcance, de acordo com os seguintes critérios:

I – Relevância para os ODS – os ODS escolhidos são pertinentes ao contexto do projeto e a sua abordagem está alinhada com os desafios e necessidades locais ou globais.

II – Articulação com os ODS e suas metas – as atividades, objetivos e resultados articulados com os ODS escolhidos, contribuindo para o alcance de suas metas.

III – Sustentabilidade, Equidade e Inclusão - o projeto com potencial de promover impacto significativo no avanço das três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Para fins do edital, entende-se por apoio à vivência de componentes curriculares a viabilização da realização de atividades de campo, de visitas curriculares, atividades desenvolvidas em laboratórios e/ou práticas pedagógicas de acordo com o planejamento dos componentes curriculares regulares, ofertados nos semestres iniciados em 2023.

O período de inscrição é entre os dias 11 e 26 de agosto de 2023. Para mais informações sobre o edital, os interessados devem acessar: https://www.upe.br/pfa2/pfa-2023.html

 

UPE divulga edital de Inovação Pedagógica

 

Publicado em 14/08/23

A Universidade de Pernambuco, através da Pró-reitoria de Graduação, divulgou o edital PROGRAD / PFA / UPE nº 11/2023 - Inovação Pedagógica, com o objetivo de fortalecer o ensino da graduação na UPE, através da articulação das práticas pedagógicas inovadoras com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

A Agenda 2023 é um plano de ação adotado pelas Nações Unidas que consiste em um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas associadas, destinados a guiar ações globais em direção a um futuro mais sustentável, equitativo e inclusivo até o ano de 2030. Os ODS abordam várias questões interconectadas, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, igualdade de gênero, água limpa, saneamento, energia acessível, crescimento econômico, inovação, desigualdade, cidades sustentáveis, consumo responsável, mudança climática, proteção ambiental e parcerias globais.

Os projetos de Inovação Pedagógica submetidos através do edital devem estar alinhados com os ODS e suas metas, evidenciando a sua contribuição o alcance, de acordo com os seguintes critérios:

I – Relevância para os ODS – os ODS escolhidos são pertinentes ao contexto do projeto e a sua abordagem está alinhada com os desafios e necessidades locais ou globais.

II – Articulação com os ODS e suas metas – as atividades, objetivos e resultados articulados com os ODS escolhidos, contribuindo para o alcance de suas metas.

III – Inovação – projeto com potencial de transformação e impacto esperado no âmbito educacional e em outras áreas da sociedade, que propõe abordagens inovadoras e criativas contemplando os desafios relacionados aos ODS.

IV – Sustentabilidade, Equidade e Inclusão - o projeto com potencial de promover impacto significativo no avanço das três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Os Projetos de ensino, articulados com os ODS e voltados à Inovação Pedagógica, devem se enquadrar nas seguintes categorias:

I - Inovação técnico-científico - projetos elaborados e vivenciados que se articulem a solução de problemas do cotidiano, cuja natureza poderá ser: institucional, empreendedora, tecnológica, industrial, artística ou comunitária. Os projetos deverão ser desenvolvidos e aplicados por meio de novos dispositivos, instrumentos, ferramentas, produtos ou processos com possibilidades de repercussão econômica, social ou cultural.

II - Inovação do desenvolvimento educacional – criação e execução de produtos e/ou metodologias visando à melhoria do processo educacional, com a utilização de diversos recursos que busquem a qualificação de ações relacionadas às práticas pedagógicas, a gestão educacional e o acompanhamento de atividades acadêmicas dos cursos de graduação.

O período de inscrição é entre os dias 11 e 26 de agosto de 2023. Para mais informações sobre o edital, os interessados devem acessar: https://www.upe.br/pfa2/pfa-2023.html

 

 

UPE recebe visita de estudantes de universidades italianas

 

Publicado em 14/08/23

Nesta sexta-feira (11/08), a Reitora da Universidade de Pernambuco recebeu a visita de 8 discentes da Università di Padova (Pádua) e Libera Università Internazionale degli Studi Sociali Guido Carli LUISS (Roma). Os estudantes fazem parte das atividades sociais da Pia Sociedade Pe. Nicola Mazza, projeto “Casa Melotto”, como parte do programa de formação integral para crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social. O grupo está no Brasil para desenvolver ações educacionais, de formação profissional, social e cidadã, com trabalho em rede que envolve a educação popular.

Na Universidade de Pernambuco, os discentes conheceram a funcionalidade da instituição de ensino superior, a organização administrativa, os projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização, além dos trabalhos sociais desenvolvidos pela universidade em várias cidades de Pernambuco. A Reitora da UPE, Prof. Maria do Socorro Cavalcanti, apresentou a estrutura da UPE e os principais projetos das unidades de educação e educação e saúde. Ao final da apresentação, a gestora respondeu perguntas dos estudantes, em torno do ensino superior no Brasil, e ouviu as experiências dos discentes italianos, que estão em cursos das diversas áreas do conhecimento. 

Os discentes demonstraram especial interesse em compreender sobre o processo de ingresso e permanência dos estudantes na UPE, as formas de financiamento e a qualificação profissional nas áreas de educação e tecnologia, além das atividades desenvolvidas no Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco. “Foi um momento importante para trocarmos experiências e demonstrarmos as ações desenvolvidas pela UPE aos futuros profissionais na Itália. Também apresentamos os projetos de cooperação internacional, para quem sabe, futuramente recebermos seus colegas em algumas das nossas unidades”, destacou a Profa. Socorro Cavalcanti.

Para compreender a funcionalidade cotidiana da UPE, os estudantes também conheceram a estrutura, organização administrativa e de aulas da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG-UPE) e da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE). A comitiva foi recebida pelos respectivos diretores e servidores das unidades. Ao final do encontro, em comemoração ao dia do estudante, a Profa. Socorro Cavalcanti presenteou os discentes com a obra “A formação do Brasil independente: sociedade, legislação e cultura”, publicada pela Editora da Universidade de Pernambuco, e lembranças da cultura pernambucana, a exemplo da sobrinha de frevo. Também participaram do encontro o Prof. Igor Lapsky, Diretor de Relações Internacionais, o Prof. Carlos André Moura, Coordenador de Comunicação da UPE, o Pe. Eltom de Souza Melo, Diretor da Pia Sociedade Pe. Nicola Mazza, e o Pe. Joathan Alves, colaborador da Pia Sociedade Pe. Nicola Mazza.