1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Notícias - Universidade de Pernambuco

Passeio ciclístico “Pedala UPE” aconteceu neste domingo (20)


Publicado em 21/10/24

Neste domingo, 20/10, a Universidade de Pernambuco (UPE) realizou a quinta edição do passeio ciclístico pelas ruas do Recife, o “Pedala UPE”. A ação foi desenvolvida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoa (PRODEP), em alusão ao Dia do Servidor Público, que será na próxima segunda-feira (28).

A intenção do evento foi comemorar e fazer um alerta sobre as doenças do câncer, estimulando o público a praticar hábitos mais saudáveis para agregar em uma boa condição física.

Foram distribuídos, com senhas fornecidas no kit, água mineral, picolés e frutas (maçã e banana), ofertadas livremente. Também aconteceu a entrega de protetor solar, suplemento alimentar, e, no local, foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e medição de glicose. O evento teve concentração às 08h, saindo da Reitoria da UPE às 09h, passando pelo Paço Alfândega, e após isso, os ciclistas retornaram à Reitoria para encerrar a ação com os sorteios de brindes.

UPE recebe pesquisadoras do Instituto Federal do Piauí

 

 

 

Publicado em 21/10/24

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2024, a Universidade de Pernambuco (UPE) recebeu a visita técnica das pesquisadoras Fernanda Pereira e Élida Brito, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), no âmbito da cooperação para execução do Projeto de Extensão Universitária Viva Mais Cidadania Digital. Esta iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, o IFPI e a UPE.

A equipe, composta pelas representantes do Instituto Federal, conta ainda com os professores Odair França de Carvalho e Raphael de França e Silva, da UPE. Durante a visita técnica, o grupo de trabalho se reuniu na Pró-reitoria de Extensão e Cultura para desenvolver tratativas em relações a formação das turmas, aspectos técnicos e pedagógicos da ação e questões relativas a elaboração da Cartilha e de outros materiais.

Durante a visita, foram realizadas visitas técnicas a locais onde a UPE já promove atividades de Letramento Digital, incluindo o Sesc Santa Rita. A equipe também visitou a EMPREL, empresa pública do município do Recife, responsável pelo Conecta Recife, sob cuidados da Secretaria e Ciência e Tecnologia do Recife, cuja parceria é estratégica para execução das atividades no município. Ainda, foi possível conhecer a Casa da Mulher Marta Almeida, que sediará um polo de Letramento Digital exclusivo para mulheres.

Durante o intercâmbio as pesquisadoras e a equipe da UPE foram calorosamente recebidas pela Reitora, Professora Socorro Cavalcanti, e pela Chefe de Gabinete, Professora Márcia Maria de Camargo Morais. Neste momento a coordenadora geral do projeto, Fernanda Pereira, apresentou o objetivo da parceria e os próximos passos da ação conjunta.

Por fim, as professoras conheceram as instalações do campus Santo Amaro e a Escola Superior de Educação Física(ESEF).
O Projeto Viva Mais Cidadania Digital visa promover a inclusão digital e o fortalecimento da cidadania entre os idosos, destacando a importância da tecnologia na vida cotidiana e na promoção da autonomia e do bem-estar dessa população

Nota de pesar Alberto Ferreira Costa

Publicado em 20/10/2024

 

É com grande pesar que a Universidade de Pernambuco (UPE) recebe a notícia do falecimento do empresário Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português e fundador da Construtora Rio Ave. 

 

Considerado um homem empreendedor e visionário, construiu uma carreira de destaque em Pernambuco, deixando um legado de inspiração e coragem. Alberto Ferreira da Costa é irmão do presidente do Instituto Pernambuco Porto, com sede em Portugal, Zeferino Ferreira da Costa. A Universidade de Pernambuco é uma parceira da instituição desde a sua idealização em 1992, com o desenvolvimento de atividades culturais e de ensino.

 

Nesse momento de dor, a UPE externa sinceras condolências à família e aos amigos.

UPE e UFPE abrem 10 mil vagas para curso de extensão em Educação Inclusiva

 Publicado em 21/10/24

A Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e lançam o  Edital conjunto para o curso de extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A iniciativa, coordenada pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da UPE , Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD) da UFPE e pelas Coordenações-Gerais da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE e na UPE, oferece um total de 10 mil vagas — sendo cinco mil para cada instituição. A formação é gratuita, totalmente on-line, e é fomentada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC).

As inscrições estarão abertas a partir do dia 23 de outubro até 10 de novembro de 2024, e o candidato deverá optar por se inscrever em uma das instituições participantes: UPE ou UFPE. Cada universidade contará com uma comissão própria para o processo seletivo, designada pelas Coordenações-Gerais da UAB de cada instituição. Embora as comissões atuem de forma independente, os critérios de seleção serão uniformes, garantindo a qualidade do processo em ambas as universidades.

A formação visa capacitar educadores para desenvolverem práticas pedagógicas alinhadas às políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, com foco de refletir sobre as pluralidades e as singularidades envolvidas no processo de ensino e aprendizagem do público da educação especial em salas de aula regulares. Além disso, pretende-se contribuir para a elaboração de práticas e recursos que promovam uma escola verdadeiramente inclusiva.

O público-alvo inclui professores da Educação Básica, tanto da rede pública quanto privada, que atuem em sala de aula ou no Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de profissionais da área que não estejam diretamente em sala de aula.

O curso será realizado entre fevereiro e abril de 2025, com uma carga horária total de 120 horas, divididas em quatro módulos:

  • Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva;
  • Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusiva;
  • Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas;
  • Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.

Os conteúdos serão ministrados por meio da plataforma LabTIME, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que oferece o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para acesso aos materiais pedagógicos, e as atividades serão compostas por momentos síncronos e assíncronos.

A mediação pedagógica será conduzida por tutores especializados, que acompanharão o desenvolvimento dos estudantes ao longo do curso. Para os participantes residentes em Pernambuco, haverá suporte presencial nos 32 Polos UAB distribuídos pelo estado, com acesso a computadores e internet.

POLOS UAB NO ESTADO DE PERNAMBUCO

AFRÂNIO-PE

OURICURI-PE 

ÁGUAS BELAS-PE

PALMARES-PE 

ARCOVERDE-PE

PESQUEIRA-PE 

CABROBÓ-PE

PETROLINA-PE 

CARPINA-PE

RECIFE-PE 

CARUARU-PE

SALGUEIRO-PE 

CEDRO-PE 

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE

DORMENTES-PE 

SANTA FILOMENA-PE 

FERNANDO DE NORONHA-PE 

SÃO JOSÉ DO EGITO-PE 

FLORESTA-PE 

SERTÂNIA-PE 

GARANHUNS-PE 

SURUBIM-PE 

GRAVATÁ-PE 

TABIRA-PE

JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE

TIMBAÚBA-PE

LAGOA GRANDE-PE 

TRINDADE-PE

LAJEDO-PE 

TRIUNFO-PE

LIMOEIRO-PE 

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE

 

Para se inscrever no processo seletivo da UPE, acesse o formulário eletrônico disponível no site da DED UPE. O edital completo está disponível no mesmo endereço. Para dúvidas, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para se inscrever no processo seletivo da UFPE, acesse o formulário eletrônico disponível no site da EaD UFPE. O edital completo, com todas as informações sobre as etapas do processo seletivo, também pode ser consultado no mesmo endereço. Para dúvidas, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

CAPES e MEC - De acordo com a CAPES e a Secadi/MEC, o curso está alinhado ao Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). O projeto já conta com a adesão de 50 instituições de ensino superior em todo o Brasil, incluindo a UFPE e a UPE, responsáveis pelo processo de inscrição.

 

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO UFPE

 

UPE participa de encontro no CAA-UFPE e reúne gestores de IES e Capes para discutir o aprimoramento da pós-graduação no interior

 

Publicado em 18/10/24

 

 

Na última terça-feira (15), foi realizado o evento “Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação no Interior e o Papel Estratégico das Bolsas de Pós-Doutorado”. O encontro, aconteceu, Centro Acadêmico do Agreste, reuniu representantes de várias instituições para discutir temas fundamentais como a pós-graduação, a interiorização do ensino, inovação e pesquisa.

Realizado no Auditório dos Programas de Pós-Graduação do CAA, o evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPE (Propg) e teve a presença da Pró-Reitora Carol Leandro e do Diretor do CAA, Dilson Cavalcanti. Também participaram do encontro importantes líderes e representantes da educação superior: Maria do Socorro (UPE), Maria José Sena (UFRPE), Mácio Farias (UFAPE) e Maria Helena (UNIVASF).

Durante o evento, Luiz Antonio Pessan, diretor de Programas de Bolsas no País (Capes), com o apoio de Leonardo Ferraz (Diretor de Inovação da Facepe), apresentou os programas de apoio ao pós-doutorado voltados para os campi do interior. A proposta busca expandir o programa institucional de pós-doutorado da Capes, ressaltando o papel crucial dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em promover a qualidade da pesquisa e o desenvolvimento regional.

Este encontro destacou a importância de reduzir as desigualdades entre as instituições do interior e da capital, defendendo maior investimento em bolsas de pesquisa. O fortalecimento dos PPGs nas universidades do interior é estratégico não apenas para a qualificação acadêmica, mas também para a geração de inovação e soluções que atendam às demandas locais e regionais.

Foi um momento valioso para debater o futuro da educação superior no interior e reforçar o compromisso de transformar essas regiões em pólos de excelência em pesquisa e inovação.

 

Fonte: UFPE