Editora da Universidade de Pernambuco conclui convênio de publicações com CAPES e ProfHistória
Publicado em 20/09/23
A Universidade de Pernambuco (UPE), através da Editora da Universidade de Pernambuco (EDUPE), realizou a publicação de dezesseis obras, entre livros físicos e e-books, a partir de um convênio firmado entre a UPE, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória). O acordo firmado entre as instituições, coordenado pela UPE, possibilitou a ampliação da divulgação científica de parte da comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Piauí, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a Universidade de Pernambuco.
As obras foram selecionadas pelo corpo docente dos Programas de Pós-graduação Profissional em Ensino de História de cada instituição, submetida a avaliação às cegas pelos pares e ao conselho editorial da EDUPE, com o objetivo de apresentar pareceres sobre o impacto acadêmico das propostas, a qualidade da fundamentação teórica, da redação textual e sua adequação às normas gramatical brasileira, além do potencial de internacionalização. “A publicação do material foi fundamental para ampliar a produção científica sobre o Ensino de História, com a possibilidade de usos por pesquisadores, docentes e estudantes interessados no tema. Destaca-se que o material é inédito e tem grande contribuição para a formação de novos pesquisadores e a atuação dos docentes na educação básica”, destacou o Prof. Carlos Moura, Coordenador da Editora da Universidade de Pernambuco.
Do material publicado, 5 são obras físicas, que foram destinadas aos autores, bibliotecas das instituições associadas ao ProfHistória e os trabalhos desenvolvidos pelos docentes envolvidos no projeto. As outras 11 obras são livros digitais, que estão disponíveis, com acesso gratuito, no site da Editora da Universidade de Pernambuco (www.edupe.upe.br). “É fundamental que os livros estejam disponíveis de forma gratuita para que tenhamos o maior alcance possível. O trabalho da EDUPE foi importante para a divulgação acadêmica do ProfHistória, um programa em rede, com publicações valiosas para o debate acadêmico da área. Acreditamos que o material é significativo para as discussões sobre o Ensino de História, mas especialmente, para os debates que buscam construir novas práticas na educação básica”, enfatizou a Prof. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.
As informações sobre todos os títulos já estão disponíveis nas instituições que integraram o convênio, assim como, no site da Editora da Universidade de Pernambuco. O número de livros foi o maior publicado pela rede do ProfHistória, a partir de um acordo entre as instituições, desde a sua primeira turma em 2014. Atualmente o Programa de Pós-graduação está presente em 39 instituições, de todas as regiões do Brasil, com oferta de turmas de mestrado e doutorado, que iniciará em 2024. “O convênio coordenado pela Universidade de Pernambuco, com a garantia de publicação de obras oriundas de parte das instituições associadas, foi fundamental para a divulgação acadêmica dos docentes e discentes do nosso programa. A ação fortalece o Programa de Pós-graduação, os debates acadêmicos e a divulgação científica sobre a área, que há anos tem conquistado espaço em diferentes fóruns científicos”, pontuou o Prof. Marcelo Magalhães, Coordenador Nacional do ProfHistória.
Títulos publicados:
A BNCC de história: entre prescrições e práticas
Ambígua África!: antigas civilizações africanas em livros didáticos
Ensino de História no plural: experiências curriculares, materiais didáticos e práticas docentes
Ensino de História: práticas e formação docente
Ensino de História: teorias, práticas e novas abordagens – Volume 1
Ensino de História: teorias, práticas e novas abordagens – Volume 2
Ensino de História: teorias, práticas e novas abordagens – Volume 3
Ensino de História: teorias, práticas e novas abordagens – Volume 4
Escravidão: seus temas e problemas em aulas de História
História em sala de aula: novas abordagens e saberes
O Ensino de História em perspectivas plurais
Olhares plurais para o ensino e a pesquisa em História
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Ramos, rezas e raízes: história, narrativas e benzimento no Sertão da Ressaca (1940-1990)
Sobre aprender e ensinar História: itinerários de pesquisa
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