Publicado em 27/09/23
Nesta quarta-feira (27) marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos, esse dia tem o objetivo de promover e sensibilizar a população sobre a importância de ser um doador. A data faz parte da campanha do Setembro Verde, que foi criada a partir da Lei Nº 15.463/2014, com a finalidade de conscientização. O Brasil é o segundo país a realizar transplantes de órgãos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos da América (EUA).
A Universidade de Pernambuco (UPE) convidou três renomados cirurgiões cardiovasculares do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Prof. Luiz Tavares (PROCAPE), os médicos Ricardo Carvalho de Lima, Frederico Browne Correia De Araújo E Sá e Carlos Eduardo Montenegro que abordaram o tema e ressaltaram como o ato pode salvar até cinco vidas e porque o pós-transplante é tão importante quanto o próprio procedimento.
Apesar de ser um assunto que vem sendo debatido ao longo dos anos, ainda é polêmico entre a população, resultando em um alto índice de recusa da família para realizar a doação de órgãos de algum parente. Na grande maioria das vezes o transplante pode ser a única solução e esperança para salvar vidas, dando um recomeço àquele que só possuía essa opção.
Além do PROCAPE, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) também realiza transplante de órgãos, em específico o de fígado.
Doe órgãos, salve vidas!