O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (ICB/UPE) foi criado em 30 de janeiro de 1976, com o objetivo de agregar as disciplinas básicas ministradas nos cursos de graduação da área de saúde: Medicina, Odontologia, Enfermagem e Educação Física. Surgiu em cumprimento das normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1968, que determinava a criação de institutos básicos no ensino universitário.
Seu primeiro corpo docente foi formado por docentes anteriormente lotados nas faculdades que integravam a antiga Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP). Em 2000, o Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas foi implantado com duração de oito períodos, com ênfase em Biologia Humana e Biologia Parasitária, sendo depois reestruturadas como Biotecnologia e Biologia Parasitária, tornando o ICB uma faculdade de curso próprio e não apenas um núcleo de apoio curricular a outras unidades de ensino da UPE.
A pós-graduação Stricto Sensu teve início em 2005 com a participação do ICB no curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde juntamente com a Faculdade de Ciências Médicas. Atualmente, o instituto tem quatro departamentos (Biologia, Ciências Fisiológicas, Ciências Morfológicas e Patologia) e oferece cursos de graduação (bacharelado) e pós-graduação (mestrado e doutorado), com sete laboratórios em seu prédio construído no campus Santo Amaro. Acompanhando os avanços da ciência, o ICB forma profissionais com especialização em biotecnologia, na área de biologia celular e molecular aplicada.
A UPE parabeniza a todos os que fazem a unidade, destaca a sua importância para a instituição e deseja sua contínua e progressiva reinvenção institucional.