O vice-diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, defendeu a ciência e valorização do sistema público de saúde como armas eficazes no combate à pandemia de Covid-19.
Palestrante convidado do quarto evento preparatório do VI Simpósio do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco, ele aproveitou o encontro reunindo secretários de Saúde de Pernambuco e do Recife (André Longo e Luciana Albuquerque, respectivamente), além de gestores do hospitais que integram a UPE, para fazer um importante alerta: "A pandemia não acabou".
"Vamos passar de uma fase aguda para uma fase crônica. Se não surgir uma nova variante, as vacinas continuando a agir como vem ocorrendo, vamos continuar convivendo com o vírus, mas com uma transmissão mais baixa", afirmou.
O médico sanitarista que antes de assumir o cargo na OPAS foi ex-professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UPE) e diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) defendeu a importância do uso das máscaras quando respondeu a uma pergunda feita pela reitora da UPE, Socorro Cavalcanti, sobre o impacto do negacionismo no combate à pandemia.
"Os novos vírus, infelizmente, não vêm com manual de uso. A ciência vai fazendo as descobertas ao longo do caminho. Hoje nós temos evidências às toneladas", afirmou.
Na abertura do evento, a reitora da UPE destacou a importância do papel das equipes que integram o Complexo Hospitalar da universidade no cenário atual."O retorno às atividades presenciais segue o compromisso sanitário adotado desde o início", disse.
A mediação do debate ficou a cargo do gestor do Complexo Hospitalar da UPE, Gustavo Trindade Henriques Filho.
Participaram ainda da conversa o diretor do Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), Olímpio Barbosa de Moraes Filho; a diretora do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Izabel Avelar e o diretor do Pronto-socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), Ricardo Lima.
O infectologista do HUOC e assessor da SES/PE Demetrius Montenegro e o ex-reitor da UPE Pedro Falcão também participaram da interação com Jarbas.
O VI Simpósio do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco vai acontecer entre os dias 6 e 9 de abril no formato híbrido. Mais informações disponíveis no site http://www.simposioch.upe.br/.