As alunas do curso de engenharia civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE), Dione da Silva, Regina de Oliveira, Deborah Cipriano da Silva e Juliana da Fonseca, juntamente com professor do curso de engenharia eletrônica da unidade, Marcílio André Félix Feitosa, tiveram seu trabalho classificado em primeiro lugar, na categoria pôster, no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia 2016 (Cobenge), realizado de 27 a 30/09, em Natal, Rio Grande do Norte.
O trabalho, intitulado “A Inclusão do Ensino da Acessibilidade na Formação do Engenheiro Civil”, verificou a necessidade de incluir na formação do Engenheiro Civil o ensino da acessibilidade, por ser o profissional responsável pela execução dos projetos das edificações.
A pesquisa realizou análise da grade curricular dos cursos de engenharia civil de três universidades das categorias federal, estadual e privada, a fim de identificar a importância que é dada a esse tema na formação dos seus egressos. A conclusão do trabalho sugere a inserção de uma disciplina específica de acessibilidade na grade curricular dos cursos de Engenharia Civil, com ementa elaborada tendo como base a Norma Brasileira de acessibilidade (NBR 9050, 2004).